Criada na região de Campinas, por três experts da área de turismo, Laura Santi, Sylvio Campos e Vitor Anghinoni, a VZIT Novas Experiências é uma startup de turismo (travel tech) B2B e B2C criada com o propósito de reunir e oferecer experiências turísticas, entre outras atividades, para interessados em fazer a compra diretamente no site, através do computador ou telemóvel, sem intermediários.
Os produtos de prateleira podem ser desenvolvidos pelo próprio anfitrião ou então desenvolvidos com o apoio dos próprios idealizadores da plataforma.
“Os ANFITRIÕES de uma cidade podem criar, organizar e operar seus produtos e experiências diretamente na plataforma de Vzitors. E os interessados podem reservar passeios e experiências para realizar no destino de sua viagem ou para redescobrir sua própria cidade”, informa Laura Santi, acrescentando que a proposta é responder a uma pergunta recorrente das pessoas: o que tem para fazer nesta cidade ou na região?
A proposta vai além de conectar Anfitriões e Vzitors e se propõe também a solucionar um gap ainda não preenchido, de forma significativa, com o advento da tecnologia no turismo. Trata-se de disponibilizar uma ferramenta que promova uma melhor organização das ofertas de experiências criativas e diversas de uma cidade e que estimulem a troca, a vivência e o relacionamento entre as pessoas e diferentes culturas por meio da plataforma, onde é possível fazer uma verdadeira imersão local. “A tecnologia está cada vez mais presente no processo de “consumir turismo”, seja para transporte, hospedagem, porém percebíamos a dificuldade no processo de adquirir as atividades a serem realizadas no local, assim como do anfitrião local a ter mais previsibilidade e se organizar para oferecê-las. Dessa forma, a Vzit procura solucionar esses pontos e trazer ainda mais organização para a atividade turística” afirma Sylvio Campos, um dos fundadores.
Leia também: Startup de viagens Onfly desburocratiza despesas corporativas
Por meio da plataforma, o Vzitor pode contar com experiências organizadas em um só lugar, de coisas típicas do local ou até mesmo inusitadas, ou alguém que tem um conhecimento ímpar e resolva abrir seu espaço para compartilhá-lo em uma experiência intimista: como um chá holandês promovido por um descendente Holandês com informações históricas da imigração e receitas de sua família. Essa experiência é oferecida pertinho de Campinas, em Holambra, cidade que recebeu muitos imigrantes holandeses após a Segunda Guerra Mundial.
As cidades de Amparo, Holambra, Monte Alegre do Sul, Monte Sião, Morungaba, Serra Negra, Socorro, que formam o Circuito das Águas Paulista, se destacam na plataforma, região onde os criadores decidiram lançar a solução, que já está preparada para se espalhar para todo Brasil. Outras cidades da região já se preparam para entrar na plataforma, que funciona como uma vitrine das experiências locais, entre elas outros destino turístico do interior de SP, o Circuito das Frutas.
O retorno exigirá planejamento, adaptação e implementação rápida das exigências de um turista no mundo ainda pandêmico e em breve pós-pandêmico. A utilização de tecnologia para evitar filas e aglomerações e planejar antes o que vai fazer no destino, o desejo por viagens curtas, de preferência de carro, para lugares exclusivos e que possam ser reservados com antecedência, passeios rurais e destinos que privilegiam a natureza serão uma prática cada vez mais comum para os viajantes que já sentem seguros para sair de casa.
Para o diretor de turismo de Campinas e integrante da Região Turística do Bem Viver, Eros Vizel, “a plataforma vai contribuir muito para organização turística das ofertas e uma retomada segura e estruturada da atividade turística nesta região, a partir de tecnologia, reserva antecipada e promoção do que temos nas nossas cidades, será um grande trabalho de fortalecimento estratégico envolvendo as experiências locais, em especial os pequenos negócios do trade turístico, que foram severamente impactos pela pandemia”.
Depois de tanto tempo em isolamento social e sem sair de casa, as pessoas estão voltando a ter grande interesse em viajar, inicialmente por viagens nacionais e de curta distância. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, foi apurado que 53% das pessoas que passaram por um longo período de afastamento dos familiares, começarão a priorizar passeios em família, sendo que 46% desejarão fazer programas ao ar livre e natureza, de preferência para destinos que ajudem a melhorar a saúde mental e os impactos do estresse vivido. Com a Vzit será possível viver experiências comprando ingressos e fazendo reservas antecipadas, evitando aglomerações.
De acordo com a pesquisa, roteiros que ofereçam turismo gastronômico, serviços exclusivos de bem-estar, aluguel de suítes para microcelebrações ou de espaços inteiros e ofertas de experiências e passeios personalizados, estão entre as demandas que serão mais procuradas em um primeiro momento.
Conheça as experiências disponíveis em https://www.vzit.com.br/