Costa Toscana, o novo navio sustentável alimentado com gás natural liquefeito, a mais avançada tecnologia disponível no setor marítimo para redução de emissões de carbono, antes de sair singrando os mares na temporada 2022, será palco da edição deste ano do tradicional Festival de Sanremo.
Ao longo desta semana a embarcação será o palco flutuante para os espetáculos de música ao vivo de artistas italianos que se apresentarão todas as noites no palco de um dos teatros do navio.
O Festival de Sanremo é considerado um dos mais importantes eventos musicais do mundo e talvez o mais importante da Europa, principalmente por sua longevidade. É realizado sem interrupção desde 1951, antes mesmo da chegada da televisão na Itália em 1955.
Leia também: Rose de Almeida é a nova editora de MICE Business do Promoview
A 72ª edição do Festival de Sanremo, o mais popular concurso de canções italianas, vai levar a música pela primeira vez ao mar, graças a um acordo entre a Costa Cruzeiros e a Rai Pubblicità.
“O nosso novo navio não só está na vanguarda da sustentabilidade ambiental, mas também é um local de férias magnífico e espetacular, para as pessoas se divertirem e partilhar emoções. Trata-se do cenário ideal para um evento como o Festival de Sanremo. Além disso, esperamos que a nossa iniciativa apoie a recuperação do setor do turismo e dos eventos de incentivo a bordo, do qual a Itália tanto precisa”, diz Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros.
A Costa Cruzeiros vai lançar ainda uma divertida websérie de seis episódios, transmitida nas suas redes sociais, sobre o Festival de Sanremo a bordo do Costa Toscana que permitirá ao público conhecer o novo navio.
“Vamos participarno Festival de Sanremo com um projeto único, em que o Costa Toscana se tornará uma parte importante do programa de televisão mais popular entre os italianos. Com esta iniciativa, teremos a oportunidade de divulgar o novo navio junto do público em geral de forma original e com elevado impacto. O Costa Toscana é de facto uma plataforma extraordinária de entretenimento e inovação, que combina perfeitamente com um produto no qual estamos a investir para apresentar muitas novidades”, afirma Roberto Alberti, vice-presidente sénior e diretor comercial da Costa Cruzeiros.
O Costa Toscana está ancorado a cerca de um quilómetro do porto de Sanremo, onde chegou a 30 de janeiro e permanecerá até ao dia 6 de fevereiro. A bordo, não haverá presença do público, exceto para os organizadores dos eventos, além dos tripulantes do navio. Para a ocasião, foi criado um protocolo especial de saúde e partilhado com as autoridades oficiais de saúde.
O Costa Toscana é o novo navio de bandeira italiana da frota da Costa Cruzeiros. Construído no estaleiro Meyer em Turku (Finlândia), vai realizar o seu primeiro cruzeiro no Mediterrâneo a 5 de março de 2022, com partida de Savona. Concebido como uma verdadeira “cidade inteligente” itinerante, o navio é movido a gás natural liquefeito, a tecnologia atual mais avançada disponível no setor marítimo para reduzir as emissões, que a Costa foi a primeira a introduzir nos navios de cruzeiro. A bordo, é realizada a 100% arecolha seletiva e reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio. Todas as necessidades diárias de água são correspondidas pela transformação da água do mar através da utilização de dessalinizadores, e o consumo de energia é reduzido ao mínimo através de um sistema inteligente de eficiência energética.