Teresina, no Piauí, ganhou no último sábado o seu mais moderno equipamento para receber eventos, congressos e feiras de negócios.
Com 14 mil metros quadrados, composto por 2 pavilhões climatizados e capacidade para 2.200, salão nobre com 530m² e capacidade para 700 pessoas, hall, auditório que comportará até 240 pessoas e um teatro com 1.200 lugares, restaurante com 660m² para 400 pessoas, e capacidade total de acomodação para 10 mil pessoas de forma simultânea, o Centro de Congressos de Teresina é uma aposta do governo na captação de eventos e geração de renda para região.
Inaugurado orginalmente em 1976, o Centro de Convenções tinha no início 3.500 metros quadrados. A reforma iniciou com a extinta Piemtur, passou para a responsabilidade da Secretaria de Turismo (Setur) e foi concluída pela DMDL Eventos, empresa reconhecida nacionalmente pela experiência na gestão de equipamentos no setor. O contrato concede à iniciativa privada pelo período de 20 anos, o direito de uso, operação, manutenção e modernização do equipamento.
Leia também: Centro de Convenções de Natal com 100% de ocupação nos finais de semana até dezembro
“Um equipamento bem mais moderno e amplo, muito mais qualificado, que certamente poderá aproveitar esse potencial turístico da cidade de Teresina”, pontuou Rafael Fonteles, secretário de Fazenda e coordenador do PRO Piauí.
Inaugurado pelo governador Wellington Dias, com show do cantor Geraldo Azevedo, o Centro de Convenções de Teresina foi reestruturado para se tornar um dos mais modernos complexos da região, oferecendo espaços individualizados e modulares para acomodar todos os tipos de eventos.
O CCT é um patrimônio público, gerido por uma empresa através de uma Parceria Público-Privada (PPP). A obra de reforma e requalificação do espaço recebeu aporte de aproximadamente R$ 50 milhões em recursos públicos e R$ 15 milhões em investimento privado para a sua conclusão.
“O setor privado chegou com a gestão especializada, com capacidade de concluir a obra inclusive com uma pegada mais moderna. Foi e vai ser um grande diferencial em razão da própria natureza do que significa um centro de convenções”, declarou a superintendente de parcerias e concessões, Viviane Moura.
O espaço está em uma localização privilegiada, no Centro de Teresina, próximo à Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores, Tribunal de Justiça, shopping, hotéis, restaurantes e a poucos minutos do aeroporto e da rodoviária.
De acordo com os gestores do equipamento, o CCT já tem 34 eventos agendados para este ano.