Eventos são encontros de comunidades. E a comunidade interessada em ENTRETENIMENTO MUSICAL AO VIVO se reuniu ao ar livre recentemente no LOLLAPALOOZA 2022, o primeiro grande show musical neste período de redução do impacto da pandemia. Foi um sucesso!
Não só aqui em São Paulo no autódromo de interlagos (venue de múltiplos usos gerenciada pela prefeitura de São Paulo) mas também no Hipódromo San Isidro em Buenos Aires e no parque Bicentenário em Santiago no Chile.
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No espaço de 10 dias estas 3 edições do festival alcançaram quase 1 milhão de ingressos vendidos! O povo estava com saudades de um show!
Mas-vamos analisar as possíveis lições que este festival deixou para o setor de eventos:
– Venues alternativas e ao ar livre estão em alta : Neste momento quase pós pandêmico você conseguir realizar o seu evento em um local que amplie as possibilidades de não aglomeração e ativações de marcas é de fundamental importância. O local como coadjuvante da relevância!
– Precisa de um plano de contingência/seguro: Por tudo que aconteceu na programação do evento ou na repercussão dos fatos que aconteceram lá, ficou ainda mais claro para todos que a gestão dos organizadores é fundamental para o sucesso de qualquer evento. Não é só apertar o botão PLAY que tudo acontece. Mudanças, alterações, contestações jurídicas, mídias digitais tudo isso necessita ser pensado caso aconteça algo fora do planejado. Sabe aquela atitude de “pensar no que pode dar errado”? Pois é, não só pense como escreva e formalize quais são os planos e as ações se as coisas não saírem como se esperava. Murphy ama participar de eventos. Ah é faça seguro de tudo! Vai que….
– As ativações de marca não podem ser ações isoladas: Não pode ser uma atração tipo “pega brinde”. Ponto para a GM (Onix) AMBEV (Budweiser) e ADIDAS ( Adiverse) DIAGEO (Johnnie Walker) que realizaram ativações relevantes e específicas para o evento e de acordo com a estratégia macro das marcas. Entre as 21 marcas que apoiaram o festival essas com certeza se destacaram.
Já outras empresas e marcas foram mais no espírito “oi, venha até aqui consumir o meu produto”. Não que o reforço ao consumo in loco seja ruim ou deva ser evitado. Longe disso! Mas esta ação (consumo)não estar inserida na narrativa estratégica da marca e sim em uma estratégia mais comercial limita o diálogo entre marcas e consumidores tão importantes nestes dias que vivemos. Soar “falso” ou “oportunista” podem ser os maiores pecados que os homens e mulheres de marketing podem cometer ao aprovar um patrocínio!
Tanto SXSW (Austin) quanto o LOLLAPALOOZA (SP/Buenos Aires/Santigado) são claras demonstrações que o pior para o setor de eventos já passou. Março de 2022, dois anos exatos do início da pandemia, se mostrou como o momento onde as marcas e as pessoas se sentiram seguras a participar de ações coletivas novamente. Agora só vai melhorar…
E para deixar bem claro: #somosgregários #eventospresenciaisforever, #colaboraçãoéanossapraia, #futurohíbridovirtual #eventosaoseguros #futuroseguro
Afinal o LIVE MARKETING não é para os fracos!