Um dos grandes objetivos do marketing de incentivo é favorecer a retenção de talentos na empresa ou aproximar e premiar vendedores ou outros grupos que se pretenda fidelidade. Além disso, a estratégia busca manter os colaboradores focados e satisfeitos, e quando eles ajudam a aumentar os resultados — ou atingir alguma meta — , são reconhecidos por isso e recebem prêmios.
Uma coisa que ouvi em uma entrevista com um grande expert no assunto incentivo é que principalmente nas campanhas de premiação para bater metas, o dinheiro investido na ação virá da própria performance, ou seja, só é investido se a meta for batida. Então não tem risco algum.
Baixe o e-book das viagens de incentivo em grupo aqui
A Copastur, publicou no blog da agência um artigo com alguns exemplos e dicas de como as empresas podem aplicar ações de marketing de incentivo e desenvolveu um e-book para viagens de incentivo em grupo.
Algumas dicas passam por identificar as áreas da empresa que mais precisam de incentivo, desenvolver um regulamento para a campanha e definir metas, métricas, prazos e recompensas, além de planejar a campanha de ativação, com ações que privilegiem a diversidade do grupo, saúde e segurança do trabalho e outras questões sociais.
Criar eventos temáticos para envolver a equipe, escolher brindes, jogos empresariais e promover intervenções artísticas também aumentam o engajamento da equipe com a campanha.
A viagem de incentivo, propriamente dita, assim como os prêmios em dinheiro, folgas ou bolsa de estudos, são um grande atrativo para colaboradores, equipe de vendas e outros grupos.
A Copastur, por exemplo, acredita que durante uma viagem, as pessoas estão emocionalmente mais disponíveis para se conectar com outras, e assim, estabelecer vínculos mais duradouros com a sua empresa.
Diz uma pesquisa do setor, que a lembrança de uma viagem dura dez anos na memória de quem participou, enquanto outros tipos de brindes e presentes, se perde a lembrança num tempo muito menor.