ESG

Ambev vai levar energia renovável para 250 mil estabelecimentos até 2025

A ação The Energy Collective, comandada mundialmente pela Budweiser, é realizada em parceria com a Lemon Energia, energy tech acelerada pela Z-Tech, beneficiando bares, restaurantes e casas de shows.


Ambev e Budweiser, em colaboração com a ABInbev, acabam de lançar no mundo inteiro o ‘The Energy Collective’, uma ação que vai levar energia renovável para bares, restaurantes, casas de shows e estádios espalhados pelo planeta.

A primeira etapa do projeto tem como foco principal o mercado brasileiro, onde a Lemon Energia, startup acelerada há cerca de dois anos pela Z-Tech, hub de inovação e tecnologia da Ambev, já realiza um trabalho consistente ao lado de pequenos e médios empreendedores, facilitando o acesso à energia sustentável sem nenhum investimento ou obras, resultando na diminuição de gastos nas contas de luz.

Leia também: MChecon cria agenda ESG 22>30

Nesse período, a solução da Lemon alcançou mais de 2.700 estabelecimentos em quatro estados do Brasil, o que representa uma economia de mais de R$ 3,7 milhões nos gastos com contas de luz de seus clientes, base composta por bares e restaurantes na maior parte.

Os-descontos para os estabelecimentos vão até 20%. Fora a economia, os impactos do consumo de energia sustentável por meio dos serviços da Lemon também são significativos para o planeta, uma vez que mais de 2.3 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas.

A Budweiser espera para o Brasil que 250 mil estabelecimentos façam a mudança até 2025, uma quantidade que representaria 290 mil toneladas de CO2 a menos na atmosfera  ou o mesmo que o trabalho mensal de mais de 4 milhões de árvores plantadas.

Além das reduções de gastos e de emissões, a solução do The Energy Collective no Brasil promove a democratização do acesso à energia de fontes sustentáveis sem que sejam exigidos investimentos para adesão, taxas de manutenção, nem obras para instalação de placas solares, por exemplo. pois os clientes da Lemon acessam energia sustentável produzida localmente, mas permanecem  ligados à rede da distribuidora.

“Energia é essencial! E nada mais justo do que proporcionarmos ao cliente a escolha de uma energia sustentável do jeito mais simples, econômico e digital possível. É papel da Lemon transformar essa missão em realidade e a parceria Ambev/Budweiser firma ainda mais esse compromisso,” declara Rafael Vignoli, CEO da Lemon.

O projeto também significa um grande avanço na jornada de sustentabilidade da Ambev, que no ano passado revelou seu plano de zerar as emissões líquidas próprias e de terceiros em sua cadeia de valor até 2040