Eventos são encontros de comunidades. Eventos são os interconectores entre os membros de uma comunidade. No passado as comunidades se encontravam majoritariamente em ações presenciais. No pós pandemia a tecnologia está ampliando estas possibilidades e acessos remotos e virtuais já são uma realidade para o setor de eventos.
Já falei aqui que isso é a aplicação da dicotomia CONVIVÊNCIA X CONVENIÊNCIA. Não tem volta! Futuro é híbrido!!
Porém, saber se relacionar ao vivo (Face to Face ou F2F) é uma arte que exige planejamento e excelência na execução. Estratégias de experiências IMERSIVAS estão sendo executadas por diversas marcas.
O face to face é uma das ferramentas mais poderosas para fortalecer alicerces como segurança, confiabilidade e experimentação. O número de ações aqui no Brasil e no exterior está crescendo de forma a reforçar esta tendência a cada dia que passa. Veja o GEXPERIENCE da REDE GLOBO no shopping market place, por exemplo>
Vamos ver alguns exemplos no setor das BIG TECHS :
Amazon é a maior varejista do mundo comprou uma cadeia de supermercados em 2017 (Whole Foods) e recentemente lançou pequenas lojas de bairros (sem checks outs) vendendo conveniências. Agora vão lançar tipo minilojas de departamentos (Lembra? Elas existiam!). Querem gerar experimentação e apoio as lojas virtuais. Um complemento híbrido!
Apple sempre manteve aberta as Apple Stores com os sensacionais Genius bar (se você já esteve em uma loja sabe o que eu estou falando), que é uma expansão do customer service, porém com um foco em atuar em formato imersivo e participativo!
Agora-a META anunciou a criação da sua 1ª loja física que será aberta na Califórnia ao lado do seu REALITY LABS (a “fábrica” de desenvolvimento do METAVERSO).
Nesta loja vão demonstrar e vender os óculos QUEST (realidade virtual) e RAY BAN (realidade aumentada). Por ser ao lado da “fábrica do Metaverso” na cidade de Burligame / Califórnia será com certeza um local de experimentação e teste de produtos. Trata-se de um a expansão do departamento de R&D imersivo!
Agora pensa bem! Se os caras que dominam o mundo digital estão lançando operações físicas deve existir uma estratégia enorme por trás destas ações.
Não estão brincando!
O grande problema é e sempre será a escalabilidade e a localização. Estes são desafios que o varejo tradicional sempre teve ao desenvolver os seus negócios, então existe uma possibilidade de diversas alianças estratégicas neste sentido.
Claramente o mundo digital está realizando uma ressignificação dos espaços físicos transformando em locais de experiências imersivas para gerar conexões emocionais e comerciais ao invés de só pensar em um ponto de venda como o varejo sempre pensou.
O mundo munda e evolui, mas nós seres humanos continuamos sendo gregários e os CINCO SENTIDOS continuam sendo a nossa forma de interação com os ambientes físicos.
E para deixar claro #eventospresenciaisforever #colaboracaoéanossapraia #eventossaoseguros