A Comunidade BenchMICE, grupo fechado para gestores e buyers de eventos de grandes marcas, administrado por Roberta Nonis, da Evento Único, lança, no próximo dia 14 de junho, o primeiro Guia de Boas Práticas em Feiras & Exposições. O material foi elaborado a partir da demanda de marcas de vários segmentos de mercado que investem, em média, R$ 1,5 bilhão por ano em eventos corporativos, feiras, congressos e patrocínios.
Entre os pontos que estarão abordados no Guia, estão recomendações sobre o modelo de venda do metro quadrado para estandes, como devem ser calculadas as taxas em Feiras e Exposições, o que deve estar incluído no custo do metro quadrado e o que deve ser contratado à parte pelo expositor ou patrocinador, quem deve ser o responsável pela contratação e realizar o pagamento de serviços, quais são os direitos do expositor na contratação de fornecedores e outros detalhes.
Leia também: Festival Degusta Guarulhos acontece em setembro
“São pontos sensíveis que há tempos incomodam os gestores que investem alto na contratação de eventos e o mercado ainda não dispunha de um material que pudesse dar direcionamentos nesse sentido. Todos os tópicos do Guia foram sugeridos e aprovados pelas marcas integrantes da Comunidade BenchMICE, e ainda lideranças do setor que assinam como colaboradores do Guia”, afirma a CEO da Evento Único, Roberta Nonis.
Formada atualmente por 140 Gestores de Eventos de 95 empresas, entre elas nomes como Nestlé, XP, Biolab, Aché, Nissan, Embraer, TIM, Novartis, Roche, Deloitte, BRF, P&G, Vivo, SulAmérica e Microsoft entre outras, a Comunidade BenchMICE busca unir clientes da cadeia produtiva da indústria de Eventos. Com agenda de reuniões mensais, oferece também atualizações de mercado, estimula o compartilhamento de boas práticas, promove o desenvolvimento contínuo dos profissionais e, como parte fundamental da agenda, incentiva o diálogo entre os stakeholders.
“Em uma destas rodadas de mercado, um tema ainda sem solução surgiu: o alto custo do m² para montagem de estandes em feiras e exposições paralelas aos congressos. O custo do m² já é alto, mas fica ainda maior quando impulsionado pelas taxas adicionais e serviços obrigatórios impostos por algumas promotoras de feiras e congressos. Foi, então, o embrião para o nascimento do Guia”, revela Roberta.
Desde 2017, a Evento Único atua com o objetivo de oferecer aos profissionais de eventos atualizações e conhecimento continuado, dar voz aos clientes junto ao mercado e fazê-los olhar com empatia para a cadeia produtiva, composta, em sua maioria, por empresas de médio e pequeno porte. Uma das principais iniciativas foi a criação da Comunidade BenchMICE, que nasceu em 2019 e se tornou um dos maiores e mais representativos grupos de Gestores de Eventos do país, com representantes de diversos segmentos, como indústria farmacêutica, química, automotiva, bens de consumo, serviços, telecom, entre outros.
Além do Guia, que será aberto para o mercado, fazem parte das entregas da Comunidade outros materiais, como modelos de concorrência, política de eventos, cronograma de ações, checklists, modelos de briefing, indicações e outros itens que compõem uma biblioteca corporativa para Eventos, eventos mensais com conteúdo educacional em gestão de eventos e rodadas de mercado para discussão de boas práticas.
A apresentação na íntegra do Guia de Boas Práticas em Feiras & Exposições está marcada para às 17h30 do dia 14, em evento online gratuito. Mais detalhes e inscrições aqui https://www.evento-unico.com/liveguiaboaspraticas