Mídia

Saiba como ter anúncios efetivos em sua publicidade para aplicativos

As práticas recomendadas na publicidade farão toda a diferença para que os anúncios in-app sejam efetivos e os profissionais de marketing possam aproveitar todo o potencial que os criativos oferecem para alavancar a performance dos aplicativos.

Larissa-Olival

Publicidade mobile é uma das formas mais comuns de monetização de aplicativos, mas também é uma ferramenta poderosa para os profissionais de marketing de aquisição de usuários – e, na verdade, para qualquer profissional de marketing. Com 7,26 bilhões de usuários móveis ao redor do mundo, os marqueteiros precisam de uma estratégia de marketing móvel eficiente. 

Como o tempo que os usuários móveis passam em aplicativos continua aumentando, com alta de 35% do primeiro trimestre de 2019 para o primeiro trimestre de 2022, propagandas in-app se tornaram uma parte integral de qualquer estratégia de anúncios em dispositivos mobile. Na verdade, os gastos com esse tipo de publicidade tiveram um crescimento de 23% em relação ao ano anterior, em 2021, atingindo US$ 295 bilhões. 

Enquanto qualquer pessoa com um smartphone está familiarizada com os anúncios dentro de aplicativos a partir de um ponto de vista de consumidor, até mesmo os profissionais de marketing digital mais experientes podem não entender os detalhes que a exibição desses anúncios exige. 

Neste artigo, irei explorar como os anúncios de aplicativos funcionam, como usá-los de forma efetiva e dar exemplos desse tipo de marketing. 

O que são anúncios in-app?

Anúncios in-app são as propagandas que aparecem em aplicativos para aparelhos móveis – o nome simples pode disfarçar a complexidade e diversidade de formas e tamanhos que essas publicidades envolvem. 

Tipos de anúncios

  • Em banner
  • Em vídeo
  • Mídia interativa
  • Publicidade nativa 

Cada tipo de propaganda também tem subcategorias. Por exemplo, anúncios de vídeo com recompensas são bem populares entre os usuários dos apps, assim como as publicidades que podem ser jogadas. Banners também podem vir em várias posições, como anúncios que aparecem em pontos naturais de transição, como entre os níveis de um jogo. 

Como usar os anúncios em apps?

A publicidade in-app tem dois propósitos: um para mobile publishers e outro para publicitários. 

Anúncios em apps para mobile publishers: em resumo, os anúncios no aplicativo são como os aplicativos gratuitos monetizam seus produtos e públicos. Aplicativos grátis e jogos dependem dos anúncios para gerar receita. As propagandas também podem ser usadas em conjunto com outras formas de monetização. Por exemplo, um jogo móvel gratuito pode usar anúncios no aplicativo junto à opção de fazer compras no aplicativo, permitindo que o jogo monetize os usuários, independentemente de fazerem compras ou não.

Anúncios in-app para publicitários: se você é um marketeiro tentando usar esse recurso como parte de sua estratégia, sua prioridade deve ser usar as propagandas para trazer visibilidade para a marca, impulsionar vendas ou até mesmo downloads. Por exemplo, um app de criptomoedas procurando novos usuários pode optar por fazer anúncios em um aplicativo de fintech popular, em que os usuários estão mais familiarizados com moedas e bancos digitais. Restaurantes também podem colocar criativos em aplicativos de delivery de comida para estimular pedidos. 

Outros atores na publicidade in-app

  • Existem outros players no mercado da publicidade móvel que você precisa conhecer.
  • As redes de anúncios são intermediárias que mantêm a indústria de publicidade mobile em movimento, conectando anunciantes a editores.
  • As mediações permitem que os anunciantes maximizem a sua receita conectando-os a várias redes, impulsionando a concorrência e maiores lucros para aplicativos.

Fluxo de trabalho de publicidade in-app

Um anúncio é solicitado e é direcionado para as soluções de mediação. Em seguida, ele vai para a rede de anúncios, que calcula qual anunciante pagará a taxa mais alta para esse usuário.

O anúncio é entregue ao usuário. Se ele interagir com o criativo, a rede informa o anunciante, que pode usar esses dados para otimizar campanhas.

Práticas recomendadas na publicidade no aplicativo

Cada campanha é única e cada aplicativo deve criar a combinação ideal de anúncios para sua base de usuários. Respeitar essas práticas podem ajudar a garantir que os usuários tenham a melhor experiência possível e maximizar seu retorno nos gastos com publicidades. 

Escolha os formatos certos de anúncios

É essencial entender quais formatos funcionam melhor para o seu público e dentro do seu fluxo de trabalho. Aqui, você deve focar na experiência do usuário. Por exemplo, você não gostaria que um anúncio aparecesse no meio de uma fase crítica do seu jogo.

Teste tudo

Para entender quais anúncios influenciam os melhores resultados, é importante testá-los. De testes de modelos de preço a testes A/B dos meios criativos que você usa, seus esforços de testes revelam como otimizar suas próximas campanhas.

Ache a audiência certa

Os editores de aplicativos precisam garantir que estão combinando o anúncio certo para o público certo. Essa é a chave para o sucesso de uma campanha de aquisição de usuários.

Não exagere

Não importa o quão bom é o seu anúncio, ninguém quer ser bombardeado ou ter sua experiência no aplicativo interferida por ele. Você irá evitar incomodar seus clientes em potencial ao segmentar seu público e veicular anúncios relevantes e personalizados para ele.

Quão eficazes são os anúncios no aplicativo?

De acordo com dados recentes da Statista, anúncios em vídeos de tela cheia são os mais efetivos para aquisição de usuários, com 44%. Em comparação, os anúncios em vídeo in-feed e os anúncios reproduzíveis são 30% e 29% eficazes, respectivamente. Perceba que esses dados não incluíram anúncios com recompensas, grandemente favorecidos entre os aplicativos de jogos.

Anúncios populares em aplicativo de jogos

Enquanto anúncios em vídeo são mais comuns, anúncios de vídeo recompensados são mais populares entre os usuários. Essas propagandas dão aos usuários recompensas no aplicativo, como moedas no jogo, itens exclusivos, vidas extras ou descontos, para assistir um anúncio (frequentemente em dispositivos móveis). Os usuários não só serão recompensados pelo seu tempo, mas os anunciantes também saberão que o espectador se envolveu com o anúncio.

Anúncios que possibilitam jogar também são muito populares. A essência desse tipo de publicidade é destrinchar versões do jogo para mostrar uma prévia para os usuários antes de baixá-lo.

Na dúvida se deve colocar anúncios em seu aplicativo?

Se os anúncios são ou não adequados para o seu aplicativo é uma decisão que cada desenvolvedor deve tomar durante o processo de criação. Isso depende do seu modelo de negócios, o tipo de app, seus usuários e como você imagina a experiência. De qualquer forma, aplicativos em cada vertical, como jogos, delivery de comida e saúde e bem-estar sempre consideram os anúncios uma característica natural e encontram jeitos simples de monetizar a experiência fornecida. 

Por isso, é necessário atuar com estratégias bem definidas e conhecer exatamente o seu público para que o resultado desejado na aquisição dos usuários esteja dentro do esperado. Neste sentido, as práticas recomendadas na publicidade farão toda a diferença para que os anúncios in-app sejam efetivos e os profissionais de marketing possam aproveitar todo o potencial que os criativos oferecem para alavancar a performance dos aplicativos.

*Larissa Olival é Sales Executive da Adjust, plataforma de analytics mobile utilizada por profissionais de marketing do mundo inteiro, com soluções para atribuição, otimização de campanhas e proteção de dados