O Spotify lançou sua mais recente campanha no Brasil, chamada “Meu Spotify. Gostoso Demais“. A ação publicitária foi desenvolvida, principalmente, a partir da conexão da marca com a geração Z e pela observação do comportamento desse público dentro da plataforma, como a criação de playlists e o hábito de ouvir músicas para melhorar a realidade ao redor.
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“A maneira como as pessoas se referem à plataforma é sempre acompanhada de um pronome possessivo, ‘no meu Spotify’, ‘no seu Spotify’. A partir daí, destacamos a marca como esse espaço único em que cada usuário cria o seu próprio mundo“, afirmou Manuela Ramalho, líder de marketing do Spotify no Brasil.
“As redes sociais podem gerar aflição, dependência e irritabilidade naqueles que consomem muitos conteúdos de aplicativos diversos. A pesquisa para o Spotify revelou ainda o uso da plataforma como um refúgio para criar seu próprio universo“, acrescentou Renata Lodi, head de Marketing do Spotify para a América Latina.
A campanha, assinada pela Soko, retrata o espaço seguro e prazeroso, moldado pelas paixões dos usuários e expressado pela criação de playlists que refletem a temática Meu Spotify. Gostoso Demais.
A partir de 4 vinhetas em animação e pôsteres que estarão presentes na jornada do público-alvo, a campanha tem a parceria de alguns dos artistas visuais mais promissores da Geração Z de diferentes lugares do mundo, como o argentino Juan Lage, o duo de ilustradoras Fa-Fon, baseada em Londres, além de Vince Ibay e Alexandre Louvenaz.
Cada vinheta traz uma situação diferente que faz parte da realidade do público-alvo, como o vestibular e as relações amorosas e com a família, e é embalada por um ritmo com grande conexão com a geração Z, como funk, trap e k-pop.
Na vinheta criada com o artista Alexandre Louvenaz, por exemplo, um grupo dança funk dentro de um game ao mesmo tempo que um “vilão” tenta atrapalhar. A cena é acompanhada pelo título “A vida tentando me derrubar e eu desviando no passinho”, seguida pela nova assinatura “Meu Spotify. Gostoso demais“.
Os visuais das vinhetas são variados e flertam com execuções experimentais e maximalistas.
“O ponto de partida para o design da campanha foi uma extensa pesquisa de artistas visuais do mundo inteiro para termos diversidade de linguagem. Pesquisamos desde artistas com um trabalho de ilustração 2D até artistas mais experimentais, que conversam com o maximalismo e ironia da geração Z. Foram quatro meses entre processo criativo, animação e finalização“, disse Fabiana Falcão, líder de design e criação da Soko.
As 4 vinhetas, de 15 segundos cada, estão sendo exibidas m TV e digital e a campanha ainda inclui peças em OOH. Disponível no Brasil desde a última sexta, essa é a primeira campanha da marca a celebrar os criadores de playlists do Spotify que também será ampliada para outros países da América Latina.
Confira as 4 vinhetas a seguir:
Funk
https://www.youtube.com/watch?v=TvbaXIcZ9NY
Artista visual: Alexandre Louvenaz
K-Pop
https://www.youtube.com/watch?v=E_2SrlntDfo
Artista Visual: Fa Watkins e Fon Watkins (Fa-Fon studio)
Trap
https://www.youtube.com/watch?v=51VxNUJyC1E
Artista visual: Vince Ibay, Jessica Miller
Sofrência
https://www.youtube.com/watch?v=BILgX-UmeOw
Artista visual: Juan R. Lage
Após a veiculação das vinhetas GenZ, a plataforma lança uma experiencia personalizada que convida os usuários do Spotify a descobrirem o que é gostoso demais no Spotify de cada usuário.
Com o uso de meta dados, o site revela o artistas mais querido, a musica mais ouvidas e a primeira música salva em todas história do seu Spotify.