A atração do cliente é muito importante, mas a conquista e retenção é ainda mais essencial para qualquer negócio, não importa se for no e-commerce ou no varejo.
Não é uma tarefa fácil chamar a atenção do consumidor, pois é algo que requer investimento de tempo e dinheiro.
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Mas, mantê-los ativos e comprando na sua loja, seja on-line ou física, também é crucial para qualquer negócio.
Com o objetivo de auxiliar os empreendedores neste sentido, Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics, uma startup que empodera os sellers com dados inteligentes, explica alguns tópicos importantes para continuar conquistando clientes no decorrer do tempo, e as estratégias que podem ser aplicadas.
1. Preparar um anúncio claro e completo
Antes de mais nada, é necessário ter em mente que o seu anúncio é o primeiro ponto de contato com o cliente. É essencial que nele estejam todas as informações de relevância sobre o produto descritas com clareza e objetividade e que inspire confiança nos compradores. As imagens e vídeos devem estar sempre em alta qualidade e com bastante variedade, o que muitas vezes é o diferencial onde o cliente pode encontrar todos os detalhes que são decisivos para compra.
Para isso, é necessário compreender profundamente quais são os pontos do seu produto que são essenciais na resolução final. Por exemplo, em algumas das imagens podem já especificar as medidas do produto, voltagem, ou funcionalidade principal. Tudo isso torna mais fácil para o consumidor, já na primeira visualização, ober todas as informações essenciais e que o mesmo seja conquistado para fazer com que ele compre outras vezes do mesmo ou de produtos diferentes.
2. Ter uma boa reputação de marca e produtos
A reputação é uma excelente ferramenta para conquistar clientes e gerar vendas, tanto dos produtos quanto da marca em si.
Esse é um dos indicadores mais importantes para quem tem um e-commerce ou até um negócio de varejo, uma vez que mostra ao público a qualidade dos produtos disponíveis e serviços.
Além de influenciar no posicionamento dentro dos marketplaces, reflete diretamente nas vendas. Desse modo, é crucial realizar um trabalho contínuo para sempre melhorar as avaliações, gerar mais confiança aos compradores. O aumento das vendas é resultado disso.
3. Focar em atendimento de qualidade
Algumas ações como responder de maneira rápida e gentil são o diferencial do negócio para o público. Isso acontece pois, responder as perguntas é mais que tirar as dúvidas dos compradores, mas sim uma oportunidade única de conquistar esses usuários que já estão prontos para comprar e levá-los a escolher o nosso anúncio ao invés do concorrente.
Além disso, as perguntas dentro de um marketplace são fonte de informação e confiança para outros compradores, pois muitos leem as respostas já publicadas para tirar alguma dúvida a respeito do item, envio e também para entender o nível de qualidade desse vendedor.
4. Ofereceu benefícios atraentes aos compradores
Finalmente, é muito importante que os clientes considerem os seus produtos ao invés do concorrente. O público leva muito em consideração os benefícios oferecidos para a decisão. Alguns exemplos são frete grátis, diferentes meios de pagamento, parcelamento sem juros, etc.
Além dos benefícios, é fundamental analisar a demanda e oferta dos produtos que você vende, já que há muitos nichos desatendidos dentro dos marketplaces.
Por isso, explore as oportunidades. Os combos são bons exemplos de uma tendência que cresce cada vez mais, ou seja, a oferta única de dois ou três produtos que geralmente são usados de maneira conjunta, como kits de skincare, para o consumidor facilita é uma única compra, um frete, o mesmo vendedor, pagamento, e além disso é possível muitas vezes ofertar um preço mais competitivo que também é uma vantagem ao consumidor.
Portanto, é necessário realizar um acompanhamento frequente do mercado e da concorrência para examinar demanda e oferta, entender as estratégias dos competidores e quais são possíveis de adotar também no seu empreendimento, ou pensar em estratégias até mais vantajosas para os consumidores.