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Pulso revela hábitos de consumo para o Dia dos Pais

Entre outras tendências, pesquisa da Hibou em parceria com a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners.co, revelou que 44,9% dos consumidores gastarão menos e 2 em cada 10 brasileiros não comprarão presentes, mas carne e churrasco não podem faltar.


A Hibou, uma empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, em colaboração com a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners.co, realizaram pesquisa com mais de 1300 pessoas no Brasil inteiro durante o mês de julho de 2022, com o objetivo de compreender os hábitos de consumo do brasileiro em relação às comemorações de Dia dos Pais.

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44,9% apontaram ter menos poder aquisitivo, por isso, farão menos compras. Além disso, 15,7% também afirmaram que, mesmo com o aperto financeiro, vão manter a tradição familiar; 26,6% declararam estar igual aos anos anteriores; 11,6% estão com o bolso melhor, e vão manter os hábitos, e 1,2% disseram estar melhor, então vão gastar um pouco mais.

Em-2022, 40% da população revelou que gastará entre R$50 e R$150. 18,7% dos brasileiros investirão entre R$150 e R$250. 13,7% vão usar até R$50 para presentes e 2 em cada 10 brasileiros não vão comprar presentes nesta data.

“Observamos que os brasileiros tendem a manter as tradições nas datas comemorativas, mesmo com o ticket médio mais baixo que em outros anos. Seja em lojas físicas ou online, os consumidores buscam alternativas de presentes ou formas de manter hábitos já consolidados como os encontros para almoços e reuniões”, apontou Ligia Mello, sócia da Hibou.

A cada ano permanece aquela dúvida do que presentear, mas no quesito segmento, os cinco primeiros da lista são divididos em: vestuário, 67,2%; calçados, 36,4%; perfumes, 26,2%; acessórios, 19,5% e comestível 17,8%.

Em relação a como o brasileiro fará suas compras, a loja física é disparada a primeira opção para 56,3%. A seguir, a internet com entrega (32,6%); produção própria do presente (2%), formato drive-thru (1,1%) e não se aplica (17,8%).

As lojas escolhidas também foram mencionadas, com redes de varejo (Americanas, FastShop, Renner, Marisa, etc) sendo lembradas por 27,9%; Loja da marca do produto, por 23,3%; Loja de bairro, por 23%; Supermercados/hiper, por 3%. Os indecisão são 33,9%.

Além do ambiente físico, as compras pela internet serão feitas em sites da marca/produto por 43,2%; 27,8% em sites de redes de varejo; 27,5% em sites de pequenos lojistas. Os que ainda não resolveram somaram 25,4%.

Por outro lado, pensando nos pratos do almoço de dia dos pais, em que os entrevistados deviam citar um tipo de alimento que não pode faltar na mesa, a surpresa veio na nuvem de palavras gerada respostas, com destaque para churrasco, com 290 menções, carne, com 239, lasanha, com 100 e massa, 67.

“Mesmo com o preço da carne em alta, os consumidores ainda levam em consideração que esse é um tipo de data para reunir a família com fartas refeições. Ainda assim, marcas precisam olhar para esses momentos e desejos, e considerar promover experiências que deixem memórias afetivas nas pessoas”, analisou Ana Letycia, Head de planejamento da Score Retail.                                

A pesquisa foi realizada a partir de abordagem digital com 1300 respostas, sendo que 58,4% estabelecidos no Sudeste, 15,9% no Sul, 12,5% no Nordeste, 7,1% no Norte e 6,1% no Centro-Oeste.

Na pesquisa, também foram levantadas informações básica sobre renda familiar, que resultou em: A++: 2,8%; A+: 4,5%; B1: 16,2%, B2: 22,4%; C1: 19,5%; C2: 12,1%; DE: 4,4% e Prefiro não responder: 18%.

O estudo foi conduzido nos dias 21 e 22 de Julho de 2022 e o resultado apresenta 2,7% de margem e erro e 95% de confiança.