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CBF e Nike lançam nova coleção da Seleção

Em homenagem à onça-pintada e à garra do Brasil, uniformes serão usados pelos craques da Seleção Brasileira de Futebol na busca pelo hexa no Catar em 2022.


Garra é um substantivo definido como a “firmeza da mente ou do espírito – coragem inabalável diante de dificuldades ou perigos”.

Mas a palavra Garra tem um significado extra, pois define “a unha comprida, recurva e pontiaguda” de alguns animais, como a onça-pintada, um dos principais símbolos do Brasil.

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Dentro das quatro linhas, Garra é driblar, pedalar, rabiscar, lutar e seguir em frente. Mais do que tudo, a onça-pintada também representa o estilo de jogo do Brasil, que é tão feroz quanto artístico. Com inspiração na garra, espírito e resiliência da nação, a Nike e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançaram a nova coleção que simboliza a “Garra Brasileira”.

“Para-a Nike, valorizar o futebol significa homenagear os atletas, a juventude e as comunidades que o definiram”, afirmou Aaron Barnett, Diretor de Produto Sênior da Nike Global para vestuário de futebol.

“A nova coleção da Seleção Brasileira celebra a coragem e a criatividade de uma equipe que nunca desiste – uma equipe que reflete o melhor da própria cultura de inovação da Nike”, acrescenta.

Para o desenvolvimento da nova identidade para a Seleção Brasileira, o time de design da Nike se manteve fiel à história da Seleção, enquanto uniu tradição e criatividade, tecnologia e sustentabilidade.

O resultado é um design exclusivo que traz um equilíbrio entre a exibição do orgulho nacional, a cultura jovem do país e a inovação para performance.

As primeiras peças da coleção da Seleção Brasileira 2022 estão à venda exclusivamente para os Membros Nike em nike.com.br/seleçao desde segunda, 8 de agosto. Já em 12 de agosto, será a vez de as peças chegarem em todo o mercado brasileiro.

Com o objetivo de representar a Garra brasileira, a Nike também lançou a campanha “Veste a Garra”, trazendo lendas do esporte, ícones da cultura brasileira e atletas da nova geração que espelham o orgulho nacional.

A ação publicitária é estrelada por nomes como o do goleiro Alisson Becker, os jogadores Richarlison, Rodrygo, Philippe Coutinho, Marquinhos, Matheus Cunha e Adriana, o atleta olímpico Paulo André, o ex-jogador Ronaldo, o rapper Djonga, o funkeiro MC Hariel, os streamers Gaules e Babi, a judoca Rafaela Silva e Raphael Martins, líder do coletivo Meninos Bons de Bola.

A nova coleção foi desenvolvida com base na combinação da ciência esportiva da Nike , que incluiu a coleta rigorosa de dados e insights, com um projeto computacional abrangente para criar um uniforme leve e de última geração. Os novos uniformes possuem a tecnologia Dri-FIT ADV, a mais avançada plataforma da Nike para peças de roupa.

Os mapas de suor e calor corporal dos atletas foram essenciais para projetar e estruturar o Dri-FIT ADV nos uniformes. Com o uso dos mapas de calor dos atletas e a tecnologia desenvolvida, os designers conseguiram de projetar o material pixel a pixel para fornecer um reforço preciso e ventilado para esfriar nos pontos exatos do corpo do atleta em que são mais necessárias.

Exclusiva da Seleção Brasileira, a Nike inventou estampas computadorizadas inspiradas na onça-pintada. Além de uma referência visual, na camisa amarela, esse icônico padrão de impressão de onça ajuda na respirabilidade da peça, oferecendo um ajuste sem costura e adaptável que absorve o suor e reduz a distração para o atleta.

A Amarelinha conta com uma releitura vibrante da cor introduzindo o Amarelo Dinâmico, que dá vida às pintas (rosetas) da onça-pintada distribuídas por toda a peça.

De maneira inédita, o segundo uniforme apresenta o Azul Paramount na barra das mangas e na gola, criando uma combinação que faz referência ao o amarelo, o verde e o azul da bandeira nacional brasileira. Os shorts são azuis com a numeração em amarelo, e as meias brancas exibem detalhes em verde e azul que completam o visual do uniforme.

Enquanto o primeiro uniforme traz tons e estampas vibrantes, o segundo carrega as três cores da bandeira brasileira e o padrão da onça-pintada. A estampa com as pintas da onça surge em um design moderno nas mangas da camisa Azul Supremo. O calção branco tem a numeração em verde, e o meião azul com detalhes em verde e amarelo completa o uniforme.

Nas duas camisas, do lado esquerdo do peito, o escudo da CBF, que recebeu tratamento exclusivo, vem logo abaixo das cinco estrelas que simbolizam o pentacampeonato mundial.

Na parte interna da camisa, perto da nuca, há um grafismo especial em homenagem à “Garra Brasileira”, que remete tanto às garras da onça-pintada, quanto ao espírito determinado e resiliente das brasileiras e dos brasileiros. Por fim, a parte interna frontal da camisa amarela traz o detalhe da bandeira do Brasil. 

“Vestir a camisa amarela é a maior honra que eu e meus companheiros da Seleção Brasileira poderíamos imaginar. Nós queremos jogar com muita garra e conquistar a vitória pelo nosso país”, disse o atacante Richarlison da Seleção Brasileira.

“Representando o Brasil e a Nike, temos uma chance de jogar por algo maior – para contribuir com o futuro do esporte”, conclui.

Além de contar com o que há de melhor em termos de design, performance e inovação, os uniformes também são 100% fabricados com poliéster reciclado de garrafas plásticas recicladas, diminuindo o desperdício e o impacto sem comprometer o desempenho das peças.

O uso de poliéster reciclado reduz as emissões de carbono em até 30%, em comparação com o poliéster virgem, e ajuda a desviar a cada ano cerca de 1 bilhão de garrafas plásticas dos aterros sanitários e cursos d’água.