ESG

Qualy e eureciclo compensam mais de 4 mil toneladas de embalagens

Marca é pioneira em reciclar 100% de produção com estratégia de logística reversa.

A Qualy, em colaboração com a eureciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do Brasil, já compensou 4.253 toneladas de plástico nos últimos 6 meses.

Essa quantidade equivale a 3,71 Cristos Redentores (o peso de um Cristo Redentor equivale a 1.145 toneladas de acordo com o Governo RJ*) – que já foram reinseridas na cadeia, beneficiando 13 estados do Brasil e impactando mais de 900 famílias – através de melhorias nas condições de trabalho e renda, de forma direta e indireta.

Leia também: Nespresso lança tênis feito com borra de café reciclado

“Qualy se tornou uma das empresas pioneiras no Brasil a contribuir com o desenvolvimento da cadeia de reciclagem do polipropileno e é a primeira e única marca de margarina a compensar 100% de suas embalagens. Estamos muito satisfeitos em ter a eureciclo como parceira estratégica, nos ajudando a construir uma rede de reciclagem mais justa que gera oportunidades de renda para as pessoas, contribui para o reaproveitamento de materiais e reduz o impacto no meio ambiente”, destaca Marina Secaf, gerente executiva de Qualy

O-material usado nas embalagens de Qualy é um plástico chamado polipropileno, que garante a proteção e conservação do produto para que o consumo seja seguro.

A marca, que já contava com sua embalagem 100% reciclável e estimula o reuso dos potes, desta vez garante a reciclagem da mesma quantidade do plástico usado e ajuda a promover uma cadeia de reciclagem do polipropileno, ainda tímida em âmbito nacional.

Com a expertise da eureciclo, dá para garantir que o processo de logística reversa seja monitorado e certificado até a sua conclusão.

A parceria também inclui o apoio a cooperativas para coletar o equivalente do polímero utilizado nas embalagens e é vendido para as recicladoras.

Em seguida, é transformado em matéria-prima para vários tipos de produto no mercado como eletrodomésticos, brinquedos, carpetes, autopeças entre outros. 

A iniciativa de Qualy e da eureciclo também já beneficiou 25 centrais de triagem, cooperativas que recebem os materiais coletados nos prédios ou prefeituras e fazem a separação dos tipos de material, no decorrer do período em que a parceria está ativa.

Os repasses foram direcionados a operadores no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e São Paulo.

O estado paulista, aliás, é o que teve a maior compensação, com 1.326 toneladas e o segundo da lista é Minas Gerais, com 910,99t.

O impacto é ainda maior em regiões em que a reciclagem ainda é precária ou tem poucos operadores, já que nesses locais o incentivo dos créditos faz o mercado da reciclagem ser mais atrativo, estimulando o empreendedorismo no setor e a valorização de materiais que antes eram destinados só para aterros.

“O exemplo desta parceria mostra que a compensação ambiental, realizada por meio dos créditos de reciclagem, é uma alternativa eficiente, com impactos positivos sociais e ambientais. Unir forças é fundamental para ampliar os resultados de sustentabilidade”, declarou Matheus Gouvea, Relações Institucionais & Grandes Contas da eureciclo.

Além da iniciativa da Qualy com a eureciclo, a BRF possui diversos compromissos de sustentabilidade, entre eles o de ter 100% das embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis até 2025.

Para conferir as iniciativas da BRF Foods, é só acessar aqui. E para saber mais detalhes a respeito da parceria entre a Qualy e a eureciclo, confira este link.