Em 1941, Walt Disney visitou o Rio de Janeiro e outras cidades da América do Sul como fonte de pesquisa para os próximos conteúdos da The Walt Disney Company. A viagem serviu de inspiração para ele criar um personagem brasileiro, o Zé Carioca.
Leia também: Claro e HBO transformam loja em cenário de A Casa do Dragão
Zé-Carioca fez sua estreia oficial em 24 de agosto de 1942 no Rio de Janeiro, na primeira exibição global do filme “Alô Amigos”. A história mostra Zé Carioca recebendo Pato Donald durante sua viagem ao Brasil e passeando com ele pela América Latina apresentando as culturas dos lugares.
Com inspiração no povo brasileiro, o personagem é alegre, criativo, divertido, hospitaleiro e batalhador, e, mesmo tendo retornado às telas de cinema nos outros dois longas-metragens clássicos “Você Já Foi à Bahia?” (The Three Caballeros, 1944) e “Tempo de Melodia” (Melody Time, 1948), suas aventuras continuaram e alcançaram bastante sucesso nos quadrinhos, em que apareceu morando nos morros do Rio de Janeiro, comendo feijoada e jogando futebol, além ter outros novos personagens, diferentes tramas e parentes de outras regiões do país.
Em outubro de 1942, o personagem foi publicado nos jornais americanos, estamparam suas histórias durante 104 páginas dominicais coloridas. As aventuras de Zé Carioca também ultrapassaram as fronteiras do Brasil com a revista em quadrinhos infanto-juvenil O Globo Juvenil nº 878 (O Globo, 2 de fevereiro de 1943) e logo depois passaram a ser publicadas pela Editora Abril.
A crescente popularidade do personagem com o passar dos anos fez, até mesmo, a Abril resolver que, a partir de janeiro de 1961, todas as edições ímpares de ‘O Pato Donald’, até então uma publicação semanal, passariam a se chamar ‘Zé Carioca’.
Na grande produção de HQs Disney pela Editora Abril, quase um terço contou com presença do papagaio. Foram mais de duas mil histórias e gags. E, desde 2020, as histórias de Zé Carioca são criadas, produzidas e publicadas pela Editora Culturama.
Para as celebrações dessa data especial, a Disney vai comemorar os 80 anos de Zé Carioca durante os próximos 12 meses, com várias ações e ativações. A primeira ação é o lançamento de uma música em tributo ao personagem, com previsão para o início de setembro, de autoria do Leandro Lehart e cantada pelo sambista Xande de Pilares com um videoclipe dedicado.
A canção foi composta baseada nas características de Zé Carioca, que representam muito bem o povo brasileiro, recebendo assim o título de “Os Zés do Brasil”.
Nos meses seguintes também serão lançadas coleções temáticas de produtos licenciados de grandes marcas como Água de Coco, Renner, FARM, Colorama, Pernambucanas, Havaianas, Vivara, Regina Festas, Fun com pelúcias do personagem, PHX com instrumentos musicais, Go Case com capinhas de celular e outros acessórios, entre outras.
Entre agosto a dezembro, o hotel Emiliano Rio será tematizado de Zé Carioca em homenagem à criação do personagem idealizada no Rio de Janeiro.
Conteúdos especiais, filtros e stickers também estarão disponíveis nas Redes Sociais da Disney Brasil a partir de agosto e, certamente, novas histórias em quadrinhos serão lançadas, como o livro “O essencial do Zé Carioca: celebrando os 80 anos da sua estreia”, já à venda no mercado, e “Zé Carioca conta a história do Brasil”, do escritor Eduardo Bueno, com lançamento planejado para outubro.
Além disso, nas publicações regulares mensais da Editora Culturama, haverá uma nova história “Um jovem chamado Zé” no Grande Almanaque Disney, em novembro de 2022.
Entre as ações comemorativas, também haverá uma parceria especial com o canal ESPN. Logo serão reveladas mais novidades.