A Pmweb, empresa líder em CRM no Brasil, e a Escola de Comunicação, Artes e Design (FAMECOS) da PUCRS, revelaram um estudo inédito sobre as tendências para a próxima Black Friday.
O evento que foi realizado no Botanikafé do Butantã, para clientes e convidados, mostrou uma versão pocket dos principais destaques desse estudo que teve como base uma ampla análise de dados. Os resultados foram traduzidos em insights para orientar e preparar o varejo brasileiro para a maior data de compras de 2022.
Coordenado pela área de planejamento da Pmweb, o material traz uma profunda análise de cenário para a Black Friday que permitiu a compreensão de como o mercado vai se comportar na data. Além disso, há insights e estratégias voltadas para sites (CRO) e canais diretos como e-mail, SMS e push. Já a Famecos, em cocriação, trouxe uma visão mais holística com percepções criativas, de design, negócios e comunicação estratégica.
Confira, alguns insights compartilhados no decorrer do encontro.
A pesquisa sugere que:
Nos últimos cinco anos, mais de 60% dos brasileiros participaram da Black Friday (15,82% a mais em comparação com 2017);
Somente 9% compraram exclusivamente offline durante o período de ofertas da BF;
Cerca de 48% compraram exclusivamente online;
Ao menos 41% aproveitaram as ofertas da Black Friday de forma online e offline.
Nos últimos cinco anos, a popularidade deste evento tem crescido consistentemente. Este grande reconhecimento da Black Friday resulta no aumento das vendas a cada ano.
Somente a sexta-feira da Black Friday acumulou 4,5% mais receita do que o alcançado em 2020.
Pico de vendas – Entre 10h e 14h da sexta-feira, dia 26. Esta informação é importante para que você possa entender mais sobre o comportamento do seu consumidor, e apostar em comunicações ainda mais personalizadas.
O último semestre de 2022 será movimentado: Copa do Mundo, eleições e Black Friday
OPORTUNIDADE
A Copa do Mundo acontecerá durante o verão brasileiro! Vai rolar muito clima de festa, junção e torcida pelo hexa pro Brasil.
As promoções e descontos oferecidos na Black Friday (25/11) tendem a ser mais aproveitados para compras de bens de maior valor, tais como celulares e televisores. Neste ano, a Copa do Mundo terá início em 21/11 – poucos dias antes da BF, e a tendência é que a compra de aparelhos da chamada “linha branca” seja intensificada.
Os consumidores estão mais dispostos a se cadastrar para receber ofertas, conteúdos de seu interesse e até alguns benefícios em troca.
Dias para 2022:
Aproveite os leads da Black Friday para conquistar uma base engajada, e tenha uma estratégia que leve em consideração o fluxo e a jornada do consumidor durante o período de ofertas pré, durante e pós-Black Friday.
Tarja com contagem regressiva :Utilize uma tarja com cronômetro no formato de dias, horas, minutos e segundos com contagem regressiva para o dia que as promoções da Black Friday vão começar, estimulando o senso de urgência no consumidor.
Uma venda bem-sucedida não está apenas na efetivação dela, mas sim em toda a experiência oferecida ao cliente, desde o momento de consideração, até o pós-venda.
Preste atenção às formas de pagamento e funcionalidades oferecidas para a data.
Conheça os outros insights e baixe o estudo completo aqui.