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Portland faz processo seletivo da sexta Temporada com crossover de gerações

Com o tema 'Porque o Sol é para todo mundo!', processo seletivo une jovens estudantes e profissionais 50+.


A Portland nasceu como parte da safra que transforma o mercado criativo, tendo a contracultura a favor da comunicação inclusiva. Reinventando a área, a agência se movimenta genuinamente a favor da demanda social e da diversidade como ferramentas de inovação. 

Aliado a isso, a publicidade ressurge de um modelo mais enxuto de agências, com grandes marcas entendendo que a pluralidade é um ponto de partida para enriquecer os seus times, ter horizontalidade e mais criatividade dos projetos.

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A cada Temporada, um processo seletivo. Desde 2017, a agência Portland atua também como um porto de talentos para o mercado da comunicação, alcançando cerca de 3.500 inscritos durante 5 verões, entre jovens de todo o Brasil.  

Participantes-de outras temporadas do processo seletivo

Através de metodologias inéditas de capacitação e conexão às vagas do mercado, já os conectaram a mais de 200 vagas de estágio nas áreas de marketing e comunicação. Anualmente, a Portland cresce com sua criatividade e novas iniciativas, pautadas pelos contrastes e mapeamento de pessoas autênticas, atenta ao promissor lado B.  

Desta vez, chegou o momento de ir além da demografia e conectar pessoas que compartilham sua experiência e maturidade de muitos anos de praia. A partir dessa missão, a Portland entende que o sol brilha para todos e, em sua sexta Temporada com a Edição de Verão que se inspira no tema “Porque o Sol é para todo mundo!”, abre as portas para a inscrição de, além de estudantes, profissionais acima dos cinquenta anos, com experiências de longa data no mercado e que visam novas possibilidades. 

“Pensar nos 50+ não tem a intenção de pensar exclusivamente no presente. É pensar no nosso futuro”, declara Bruno Höera, idealizador e diretor da Portland.  

“Na questão geracional, sabemos que há duas grandes lacunas na inclusão de pessoas: jovens que não têm experiência e não conseguem entrar no mercado; por outro lado, os que têm muitos anos de praia, mas não conseguem uma recolocação. Precisamos dessa maturidade para colocar os resultados em outro patamar de entrega”, aponta.

Bruno Höera, fundador da Portland. Foto: Divulgação

Com patrocínio master da Smiles, a nova Temporada vem com mais uma experiência aberta para candidatos de todo o Brasil, com a edição de verão marcada para os dias 14 e 15 de setembro, contando com a apresentação de 25 finalistas. 

No primeiro dia, o processo será feito virtualmente, com transmissão ao vivo pelo Youtube para quem é de fora de São Paulo e no segundo dia, um formato de reality show mais imersivo e presencial na MAXI SPACE, no espaço Villa Lobos com auditório e apresentadores, entre eles Bruno Höera, Rachel Cor e convidados.  Candidatos do Brasil inteiro podem se inscrever aqui.

“Estamos pelo segundo ano consecutivo patrocinando o projeto e ficamos felizes em ver a força que ele carrega. A Smiles tem o propósito de incentivar transformações por meio de viagens e, além disso, também acredita muito no poder das conexões e da diversidade. Foi por isso que decidimos apostar novamente nessa parceria como mais uma oportunidade de voarmos juntos” afirma Beatriz Cabral, CMO da Smiles.

Entre as apresentações dos projetos dos candidatos, o painel “Praia Portland” reúne CEOs de agências para desdobrar conteúdos que questionam as práticas convencionais de mercado, mostrando alternativas aos problemas identificados. Temas como “as iniciativas das agências em relação à diversidade e inclusão”; “concorrência na época da colaboração”; “cadê os 50+ no mercado de comunicação?” e “agências independentes com propósitos que estão fazendo verão”, são exemplos de alguns deles que provocam a reflexão.

Dessa vez, a Portland reúne um pool de agências patrocinadoras de destaque que têm o mesmo propósito de acelerar e defender a pluralidade como ferramenta de inovação. Agências que já são parceiras da Portland em projetos e contratações, unidas pela visão de priorizar a colaboração em contrapartida às concorrências. Entre elas estão: Live Team Brasil, Hype, Mutato, CP+B, Bullet, Holding Clube, Weber Shandwick, GPJ e Integer Out Promo.

“Fazer parte dessa temporada da Portland é uma oportunidade de estar ainda mais próximos da inovação que a diversidade de pessoas traz para o mercado. Já tivemos Portlanders atuando na Mutato desde as primeiras temporadas e valorizamos o potencial dessa parceria”, comenta Andre Passamani, fundador e coCeo da Mutato.

“Uma das partes que mais gosto de trabalhar com publicidade é conhecer o novo e reaprender, todos os dias, a partir de perspectivas diferentes. Participar e apoiar este evento, é ter a oportunidade de ampliar o olhar para criatividade e inovação a partir do prisma de jovens talentos e pessoas com mais de 50 anos que, por meio de suas vivências, nos farão enxergar problemas e soluções de novos ângulos.” conta André Kassu sócio e CCO da CP+B.

“Estamos muito felizes com a nossa parceria com a Portland na sexta Temporada, edição de Verão. É tão rica a conexão com os mais variados talentos, a participação no desenvolvimento dos Portlanders e a oportunidade real de juntos construirmos um mercado cada vez mais diverso e criativo”, Alessandra Ritondaro, presidente da Weber Shandwick Brasil.

Os projetos dos atuais candidatos serão apresentados para uma banca avaliadora de 200 profissionais. Para ajudar na capacitação do nosso mercado, todas as pessoas inscritas no processo seletivo ganham 1 mês de Clube Share. Já os 25 finalistas concorrem a bolsas da Miami Ad School e mochilas JanSport para desbravarem novos horizontes.

A sexta Temporada também recebe quatro Portlanders que já participaram das edições anteriores contando sobre as suas trajetórias. Atualmente, a Portland possui 100 jovens trabalhando ativamente no mercado de comunicação, marketing e publicidade e propaganda, e entre eles uma vencedora do prêmio de Cannes.

Enquanto muitas marcas focam suas comunicações na juventude, o Brasil vai aumentando a faixa etária da média da sua população. É, a partir daí, que a economia prateada vai ganhando espaço e relevância. Mentes criativas desprovidas de preconceito de idade, gênero ou orientação, é a chave para um novo mercado de mais possibilidades e inovação.