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As estratégias que transformaram o NuBank em uma referência entre as fintechs brasileiras

Conheça as estratégias que o banco usou para virar referência

 

Uma das fintechs de maior sucesso no mercado brasileiro começou com uma experiência ruim de seu fundador, David Vélez. O ano era 2013 e o colombiano teve problemas para abrir uma conta em um banco. A grande burocracia fez com que o empreendedor decidisse por criar o NuBank.

A própria experiência de David ao entrar na agência bancária já foi considerada como algo ultrapassado e hostil. Afinal, Vélez já deixou claro que a necessidade de deixar os seus pertences para poder entrar no banco e os seguranças com armas o intimidaram, ao invés de ser um local que o aproximasse e o motivasse a ir lá mais vezes.

Foi com esse cenário em mente que David teve a ideia de criar uma instituição financeira que fosse totalmente descomplicada e sem a hostilidade que é vista em outros bancos. As iniciativas deram tão certo, que o NuBank acabou expandindo os seus serviços para outros países.

Algumas estratégias adotadas pelo NuBank fizeram com que essa empresa se tornasse referência para outras fintechs que buscam espaço no mercado brasileiro. Confira algumas delas a seguir.

Informações claras e transparentes na internet

Um dos elementos principais para o sucesso do NuBank foi a sua presença digital. Apostando em uma estratégia de aproximação com seus clientes e conquistando apoiadores de seus ideais, o NuBank conseguiu se tornar um destino fácil para quem busca por serviços financeiros na internet.

Assim como o NuBank, outras empresas que querem seguir o seu caminho apostam na parceria com uma agência especializada em SEO para garantir melhores resultados para as suas iniciativas de marketing. Afinal, a pesquisa online é uma prática comum por quem deseja encontrar informações sobre produtos ou serviços rapidamente.

O NuBank aposta na sua presença online para fazer com que mais pessoas conheçam os seus serviços. Isso inclui não só um site bem desenvolvido e com navegabilidade facilitada para brasileiros, mas também uma presença ostensiva nas redes sociais, além de interação com os seus clientes.

No Instagram, por exemplo, o NuBank tinha mais de 2 milhões de seguidores e apresentava posts regularmente, inclusive iniciativas de marketing de outros de seus canais de mídia. Durante 2022, uma das conquistas do NuBank nas mídias sociais foi a marca de 1 milhão de inscritos em seu canal do YouTube.

NuBank segue de olho nas inovações

O caráter inovador do NuBank é um de seus principais diferenciais. Em sua etapa inicial, o banco reforçou o fato de ser 100% digital, dispensando a necessidade da pessoa ir até uma agência para resolver questões. Além disso, a própria fintech também apostava no conceito de gratuidade.

Na medida em que os seus serviços ganharam espaço no mercado brasileiro, mais inovações precisaram ser inseridas para garantir que os clientes continuassem fidelizados com a marca. Uma delas, anunciada no início de setembro de 2022, foi o Open Finance, o qual permite uma melhor experiência do cliente.

Esse enfoque no cliente foi uma estratégia adotada pelo NuBank desde a sua criação. A ideia dessa fintech é facilitar a vida de quem abre uma conta em sua plataforma e não criar uma série de empecilhos para que os clientes possam criar contas ou utilizar serviços financeiros diversos, como transferência bancária, por exemplo.

Assim como outros bancos, o NuBank também apostou em um atendimento ao cliente muito mais humanizado. Dessa forma, o cliente se sente muito mais acolhido pela empresa, o que também fideliza o cliente e permite que ele se sinta à vontade para tirar suas dúvidas e resolver eventuais questões que possam aparecer ao longo de sua experiência.