Mídia

YouTube lança novas possibilidades de monetização para seus criadores

Aplicativo revelou que já pagou mais de 50 bilhões de dólares para seus parceiros da plataforma.


O YouTube anunciou mais uma iniciativa para recompensar a criatividade dentro da plataforma. A CEO da plataforma, Susan Wojcicki, e sua equipe executiva apresentam hoje, em Los Angeles, o Made on YouTube, iniciativa que ampliará o sistema de monetização dentro do Programa de Parcerias do YouTube (YPP), passando a permitir mais geração de receitas também por meio do YouTube Shorts. A proposta é reimaginar a indústria da música e a dinâmica dos criadores, levando a monetização por anúncios para quem mostra música em seus vídeos.  

Esse anúncio reflete a diversidade da comunidade de criadores da plataforma, e permite que os mais de dois milhões de pessoas que já monetizam conteúdo gerem receita no YouTube, em qualquer formato criativo. 

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Os principais anúncios incluem:

Acesso ampliado ao YPP: 

A partir do início de 2023, criadores que centram seu trabalho em Shorts podem se inscrever para participar do YPP se atenderem ao limite mínimo de mil assinantes e 10 milhões de visualizações de seus Shorts num período de 90 dias

Para apoiar criadores que estão no início de sua jornada no YouTube, a plataforma vai apresentar também um novo nível de YPP com requisitos mais baixos, oferecendo acesso antecipado a recursos de Fan Funding (financiamento pelos fãs) como Super Thanks, Super Chat, Super Stickers e tornar-se Membro do canal

Um modelo inédito de compartilhamento de receita no Shorts: 

Com mais de 30 bilhões de visualizações por dia e 1,5 bilhão de usuários logados a cada mês, os Shorts estão explodindo no mundo todo. Para recompensar quem trabalha nessa categoria criativa, a partir do início de 2023 o YouTube sairá de um modelo de financiamento fixo e reforçará um formato exclusivo de compartilhamento de receita no Shorts, tanto para criadores atuais quanto para futuros integrantes do YPP.

Lançamento do Creator Music: 

A complexidade do processo de licenciamento de músicas acaba fazendo com que a maioria dos vídeos de longo formato que têm canções não resulte em pagamento aos criadores. Para estabelecer uma ponte entre a indústria da música e os criadores, o YouTube apresenta o Creator Music

Agora, por um valor acessível, os criadores podem comprar música de alta qualidade e garantir um potencial ainda maior de monetizar seus vídeos ou usar as músicas e depois compartilhar a receita obtida com o artista ou o detentor dos direitos autorais.

Para conhecer os detalhes da monetização do Shorts, acesse o blog do YouTube.