Responsável pela renda de cerca 2 bilhões de reais anuais na economia brasileira e geração de mais de 30 mil empregos formais indiretos, o setor náutico vislumbra uma projeção sólida de crescimento. Dados do Ministério do Turismo reforçam a capacidade do país enquanto acelerador econômico com seus recursos de navegabilidade: são 8 mil quilômetros de costa, mais de 1200 ilhas oceânicas e aproximadamente 35 mil quilômetros de rios e lagos.
Concentrando apenas 0,4% do PIB mundial, especificamente no setor de navegação, o país tem um potencial de aumentar esse número em mais de cem vezes. E, no protagonismo dessa transformação cultural e de giro monetário, destaca-se o São Paulo Boat Show, evento realizado pelo Grupo Náutica, que este ano completa 25 edições ininterruptas.
Leia também: Village Betano será maior festival do Brasil durante a Copa do Mundo
Mas não é só o espetáculo. Mais que uma exposição de barcos, o Boat Show é uma feira de negócios, que movimenta milhões de reais em vendas. Segundo a Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos), somente as edições de São Paulo em 2021 e do Rio em 2022, realizado em abril, somaram 494 embarcações comercializadas, gerando mais de 553 milhões de reais em negócios, números que representam 69% de todas as vendas do setor náutico no Brasil.
Com data marcada para setembro, de 23 a 28, o São Paulo Boat Show 2022 celebra os 25 anos consecutivos da maior feira do setor náutico da América Latina. Realizada pela primeira vez em 1998, a primeira edição se consagrou um marco histórico na extraordinária evolução pela qual esse mercado passou, e continua passando, desde então. A novidade conquistou um amplo destaque na imprensa, além de um público de 42 mil visitantes.
Naquele ano foram apresentadas as então novidades da indústria náutica, como o lançamento da Intermarine 50, a apresentação da Cranchi Atlantique 40, da Sea Ray Sundancer 310, da Real Power 29, além dos 173 barcos expostos, somando-se lanchas, infláveis e veleiros monotipos. Nunca antes um evento do setor havia alcançado tamanha repercussão e atraído tanta mídia.
Com o passar do tempo, os barcos foram crescendo e se modernizando, exigindo um novo palco, maior e mais confortável, tanto para visitantes quanto expositores. A receita de sucesso foi sendo aperfeiçoada a cada edição do São Paulo Boat Show, até formar o equilíbrio ideal com seus muitos ingredientes: estaleiros consagrados, fabricantes de motores e lojas de equipamentos e acessórios, além de palestras e ciclos de conferências com personagens ligados ao mundo náutico, aulas de mergulho e o deslumbrante Espaço dos Desejos (criado em 2003), reservado a objetos exclusivíssimos, como helicópteros, relógios de grifes e carrões esportivos de luxo.
Os interessados em participar da feira podem adquirir seus ingressos antecipados por meio do site do evento.