A 49ª edição da ABAV Expo foi aberta ao som do maracatu e do frevo, na última quarta, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A solenidade, comandada por Magda Nassar, presidente da ABAV, contou com a presença do Ministro do Turismo, Carlos Brito e o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. Os Destinos Anfitriões do evento foram representados pela Secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale; o Prefeito do Recife, João Campos, e o Prefeito de Olinda, Professor Lupércio.
O evento contou ainda com as presenças da Diretora Técnica do Sebrae-PE, Adriana Côrte Real; do Presidente da Confederação Nacional do Comércio – CNC, Paulo Tadros; Fabrício Amaral; do presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu; da Vice-Presidente Administrativa da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros e do presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo – Fornatur, Fabrício Amaral.
Ressaltando a bancada feminina presente no palco do teatro, Magda falou da alegria de estar ao lado de outras mulheres que são referência no turismo, “algo raro de acontecer”, provocando uma reflexão sobre o machismo ainda tão presente na sociedade. “Que nossa capacidade nos leve aonde a gente quer chegar. Não nosso sexo”, afirmou.
Indo de encontro à reflexão da presidente da ABAV, a Secretária Milu Megale, destacou a inclusão de discussões sobre a mulher no turismo na programação do evento, como o debate Resenha com Elas (22/9, às 17h), na Vila do Saber, reunindo algumas das principais executivas do trade nacional. Ela aproveitou a abertura para anunciar três novos voos diretos internacionais pela Azul, para Orlando, Fort Lauderdale e Montevidéu, e ressaltou a importância do evento para o Estado. “A ABAV vai deixar um legado muito importante. Convido todos a conhecerem o País Pernambuco.”
O Ministro do Turismo, Carlos Brito, apresentou números que confirmam a retomada do turismo, como o crescimento de 33,5% registrado no primeiro semestre do ano, em relação a 2021, totalizando faturamento de R$ 94 bilhões. também reforçou as boas perspectivas para o setor em 2022. “Houve um crescimento de 42% na geração de empregos no setor de serviços do qual o turismo faz parte. Para o segundo semestre, a expectativa é gerar 670 mil novos empregos. Nós recebemos por ano seis milhões de turistas e mandamos 11 milhões de brasileiros ao exterior. Temos que inverter isso. A pandemia mostrou ao brasileiro que tudo o que ele busca lá fora ele pode encontrar no Brasil”, afirmou.
O presidente executivo da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, anunciou que a temporada de 2022 será a melhor dos últimos dez anos, com 35 navios de passagem entre outubro/2022 e maio/2023. “Sem os agentes de viagens não conquistaríamos isso, pois 90% das vendas de viagens em cruzeiros são feitas por eles”, afirmou.
A ABAV Expo segue até o dia 23 com uma intensa programação, que inclui 75 palestras e a presença de 20 Estados, 24 municípios, além de 58 novos expositores, incluindo destinos internacionais. Para conferir a solenidade de abertura, é só acessar o canal oficial da ABAV no YouTube.