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Como se destacar em cada rede social para Geração Z?

Com a chegada da Black Friday, empresas precisam dialogar da melhor forma possível com esse público.

Todo ano a Black Friday, última sexta-feira do mês de novembro, leva consumidores e comerciantes à loucura com as superpromoções para queimar o estoque de milhares de lojas ao redor do mundo. Nessa época, é uma ótima oportunidade para as empresas fecharem o ano com chave de ouro, mas para isso é necessário ter campanhas que conquistem o público. A geração Z vem conquistando o mercado, por terem mais liberdade, abertura e coragem para conhecer o novo, saindo da zona de conforto com tranquilidade e focando nos seus conceitos. E muitas empresas estão ganhando reconhecimento com o marketing digital feito por esses nativos digitais. 

Dados da empresa de consultoria, McKinsey, mostra que só no Brasil, a Geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, representa 20% da população, mais precisamente 23 milhões de jovens, que estão conectados no mundo digital. No estudo da Student Beans (site que oferece descontos aos alunos) realizado com pessoas da geração Z, ao serem perguntados “de onde você tira ideias de compras para a Black Friday?”, a maioria dos entrevistados escolheram opções relacionadas a internet: Social media (63%), visitas ao site da marca (58%), e-mails marketing (43%), Pesquisas no Google (42%) e Recomendações de Influenciadores (27%).

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“Eles possuem fácil acesso a todo tipo de informação e vão em busca de um produto, buscando justamente o que eles querem, campanhas com mais autenticidade e personalização. Podemos dar, claramente, um exemplo das campanhas temporárias dentro das empresas, como o setembro amarelo: milhares de empresas falam sobre o assunto, mas quando termina o mês de setembro, esse assunto simplesmente desaparece. Só que para essa geração, é perceptível essa importância de temas que expressam uma causa e muitas vezes deixam de consumir ou acompanhar uma marca quando acontece uma ação que se perde ou que desvaloriza um conceito”, comenta Paulo Leocadio, CEO da Taruman, Agência de Marketing Digital. 

Esse público está focado em empresas que defendem uma causa

A Pesquisa TikTok Brasil, feita pela Opinion Box, empresa de pesquisa de mercado online, mostra que 35% dos usuários já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram na plataforma e 37% deixaram de adquirir um produto por alguém ter falado mal dele na rede social

“Muitos gestores acabam perdendo clientes por demorarem a entender qual o desejo e a demanda do seu público e não observarem que tudo está mudando constantemente nos dias de hoje. E que além de grande parte de seus clientes serem geração Z, o ideal é ter dentro da empresa alguns integrantes nessa faixa etária para acompanharem as tendências”, comenta Caio Damasceno, COO da Taruman

Essa geração busca empresas éticas e acessíveis, que atuam em causas sociais e tragam inovações ao planeta, independente de qual seja o nicho. É válido destacar também que a Geração Z prefere rapidez na comunicação, onde os vídeos são essenciais para entreter esse público. 

Pensando nisso, o especialista em marketing, da Taruman, Caio Damasceno, cita as tendências de vídeos para cada rede social pelos olhos da geração Z:

TikTok 

Nos dias atuais, a melhor maneira de uma marca se comunicar com esse público nas redes sociais é através dos vídeos curtos, que segue alguma trend ou apresenta alguma estratégia específica, com um conteúdo mais dinâmico. O resultado se torna positivo, onde alcançam esse público bem rápido e, consequentemente, todo mundo, já que essa geração domina o digital.

Instagram

O reels com similaridade do TikTok é um recurso que também vem se  destacando com a publicação de mais vídeos, lá os público Z, além de assistir aos vídeos, pode ver as fotos e acompanhar os stories, onde ficam disponíveis apenas por 24 horas.

Facebook

A rede perdeu o encanto e uma maior participação da geração Z, eles não possuem mais tanto interesse pelos vídeos como há alguns anos, por ser um conteúdo que acaba se repetindo da plataforma vizinha.

Youtube

Por lá, sempre é algo mais específico que o público busca. Devido aos vídeos terem uma duração maior, se destaca como um conteúdo mais nichado para um público específico. Exemplo: Você entra na plataforma para buscar uma receita, assiste e sai do aplicativo, sem muita interação.  

Uma marca precisa estar bem-posicionada frente à concorrência, e através de vídeos e conhecendo o público, poderá compartilhar conteúdos na melhor rede que atender a sua necessidade, e não terá sucesso só na Black Friday, e sim em todas as datas comerciais do ano.