ESG

illy faz campanha sustentável para o Dia do Café

Marca coloca a sua icônica xícara de cabeça para baixo, com o objetivo de mudar a perspectiva do consumidor e gerar reflexão sobre os impactos ao meio ambiente.


Por ocasião do Dia Internacional do Café, celebrado todos os anos em 1º de outubro, a illycaffè, líder mundial em café de alta qualidade, concentra suas ações na Economia Circular, através de práticas ambientais sustentáveis para a produção de café de alta qualidade.

O café é a segunda commodity mais comercializada no mundo, com um grande impacto sobre a economia e o meio ambiente. Por esta razão, beber uma xícara de café não é apenas uma questão de gosto, deve se tornar um gesto responsável em relação ao meio ambiente. No dia 1º de outubro será lançada a campanha de comunicação “#cupsidedown”, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da economia circular como uma alternativa ao modelo tradicional de economia linear.

Leia também: Samsung faz evento híbrido com Live Shop e lançamento de TVs

Com “#cupsidedown”, a illycaffè enfatiza a necessidade da mudança de perspectiva através da illy Art Collection projetada em colaboração com o artista Matteo Attruia e apresenta uma xícara de cabeça para baixo. Virar a icônica xícara illy de cabeça para baixo é um gesto simbólico que muda a perspectiva tradicional do consumidor, com o objetivo de promover uma atitude virtuosa e destacar a sustentabilidade por trás de cada xícara de café illy.

Através da campanha, que se será realizada por todo o mês de outubro em todos os pontos de venda illy, os consumidores poderão experimentar a xícara de cabeça para baixo e, através de um conteúdo específico, aprender sobre o impacto que pequenos gestos cotidianos podem ter no planeta, especialmente no que diz respeito ao café e sua cadeia de valor, e a importância das práticas agrícolas responsáveis.

A criação de valor econômico, social e ambiental para os stakeholders tem sido, desde o início, o princípio norteador da illycaffè, o que a levou a desenvolver um modelo de negócios baseado na qualidade sustentável. Por ser uma Benefit Corporation com o certificado B-Corp, a illy acredita firmemente na necessidade de construir um sistema que possa se regenerar por si só, assegurando o bem-estar das pessoas e do planeta. 

A empresa trabalha lado a lado com os cafeicultores, treinando-os para alcançar qualidade sustentável e apoiando projetos que criam valor para as comunidades locais e ao meio ambiente. A illycaffè tem como objetivo tornar-se livre de carbono até 2033, aplicando um modelo circular e regenerativo que pode sequestrar o carbono ao longo de sua própria cadeia de fornecimento através do uso de energia renovável e reduzindo o impacto de cada elemento ao longo do ciclo de produção, desde produtos até embalagens.

“Com #cupsidedown continuamos a jornada de treinamento iniciada no ano passado durante o mês do café. A xícara invertida, símbolo desta campanha, foi concebida para propor uma mudança de perspectiva, uma maneira diferente de viver e observar nosso cotidiano, partindo de um gesto natural como beber um café illy, que não deve ser apreciado apenas por seu sabor, mas também pelo valor que gera para as pessoas e para o planeta”, explica Cristina Scocchia, CEO da illycaffè. “Para ampliar o impacto positivo é necessário estimular uma mudança de perspectiva, uma nova maneira de pensar sobre o uso de recursos que favoreçam a transição de um modelo econômico linear para um circular. Trabalhando juntos, com senso de responsabilidade, podemos impulsionar a transação em direção a um futuro sustentável”. 

A campanha está disponível no site a illy, e em todas as suas lojas e plataformas digitais.