No ano em que a sua Majestade a Rainha Elizabeth completa 70 anos de subida ao trono da Inglaterra, a agência nacional de turismo da Grã-Bretanha, VisitBritain, quer recuperar os mais de mais de 48 bilhões de libras esterlinas (R$ 342 bilhões) que estima ter perdido em gastos de visitantes estrangeiros no Reino Unido, em 2021 e 2022, durante a pandemia.
Para tanto, está investindo 10 milhões de libras ( R$ 71 milhões) em uma campanha publicitária global para impulsionar o turismo receptivo para a Inglaterra, Escócia e País de Gales. A aposta é não só na expectativa de que os turistas querem voltar às viagens como também ao ano inglês que está repleto de festividades atraentes para diferentes tipos de turistas.
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A campanha de marketing internacional GREAT, do VisitBritain, recebeu o nome de “Welcome to Another Side of Britain” (“Bem-vindos a outro lado da Grã-Bretanha”). Ela destaca as cidades britânicas de Bath, Birmingham, Brighton, Bristol, Cardiff, Glasgow, Edimburgo, Londres, Liverpool e Manchester, ressaltando ícones adorados do país e convidando os visitantes a experimentá-los de uma maneira nova e contemporânea. Combinada com mensagens de boas-vindas e segurança, a campanha também apresenta os principais eventos turísticos deste ano, incluindo o Jubileu de Platina de Sua Majestade a Rainha, o 75º Aniversário do Festival Internacional de Edimburgo e o Unboxed, uma celebração da criatividade em todo o Reino Unido.
“Sabemos que há uma demanda reprimida por viagens e nossa prioridade é estimular ainda mais e cobrir esse interesse pela Grã-Bretanha o mais rápido possível, competindo intensamente por visitantes internacionais que contribuem com bilhões para nossa economia, afirma Gavin Landry, Vice-Presidente Executivo do VisitBritain para as Américas.
E completa: “Além das mensagens de boas-vindas e segurança, destacamos nossas cidades vibrantes e diversificadas, contando as histórias de nosso famoso patrimônio com um toque moderno e mostrando nossa cultura contemporânea agitada, além de uma cena gastronômica e de bebidas inovadora. “Os eventos superlativos deste ano também trazem ótimas oportunidades para destacar as experiências únicas na Grã-Bretanha e promover nossas calorosas boas-vindas e nossa criatividade para o mundo”.
Todos os mercados internacionais do VisitBritain ativarão a nova campanha, inclusive o Brasil, onde o esforço incluirá ações de relações públicas direcionados ao trade turístico e ao público consumidor por meio do amplo alcance dos canais digitais, além do trabalhar com operadoras de turismo e agentes de viagens para impulsionar as reservas. França, Alemanha, Itália, Holanda e Estados Unidos incorporarão um plano de mídia paga, incluindo a transmissão de curtas metragens e a divulgação de conteúdo com foco em cidades em canais de mídia social, publicidade em display digital e mídia impressa.
Todas as ações promocionais levarão os visitantes ao www.visitbritain.com, um centro de informações para a campanha que fornece dicas e ideias sobre como visitar “outro lado da Grã-Bretanha”. Elas incluem explorar o telhado do Tottenham Hotspur Stadium na A Dare Skywalk em Londres; assistir aos shows no Fringe Festival de Edimburgo, na Escócia; produzir seu próprio gin na Cardiff Distillery, no País de Gales; e descobrir as delícias culinárias de Manchester no Scranchester Tour na Inglaterra, entre outras experiências.
Malcolm Griffiths, Country Manager do VisitBritain – Brasil, acrescenta que “Estamos ansiosos para apresentar novos motivos para os brasileiros visitarem as cidades da Grã-Bretanha por meio desta campanha e mostrar como é fácil adicionar outras experiências dinâmicas e diversas em um roteiro. Elas incluem desfrutar de um jantar em um vagão de trem subterrâneo no Supperclub Tube de Londres; o pernoite em um barco com interior moderno em um canal em Manchester para uma experiência alternativa de acomodação ou o passeio a pé pelas ruas de Bristol para descobrir a famosa arte de rua, incluindo murais de Banksy”.
A campanha “Welcome to Another Side of Britain” do VisitBritain faz parte da atualização da campanha GREAT do governo do Reino Unido. O turismo receptivo é a terceira maior indústria de exportação de serviços e uma parte importante do comércio britânico.
O conteúdo da campanha com foco em cidades foi adaptado usando a pesquisa do VisitBritain sobre os interesses e motivações de seu público-alvo para viajar no momento. Os interesses incluem gastronomia (“city foodies”), “ícones da cidade com um toque moderno” e “ao ar livre na cidade”, junto com “viajar com responsabilidade”, “viajar para se reconectar” e “liberdade para explorar”.
O público-alvo do VisitBritain para a campanha, com base em sua pesquisa internacional de opinião do consumidor, são os viajantes que mostraram mais comprometimento e intenção de viajar este ano. Ele chama esse público de “buzzseekers” – definido como aqueles que buscam experiências de alto valor que são espontâneas e enriqueçam as férias e estão procurando novas ideias e experiências empolgantes.
As últimas estatísticas oficiais mostram que, em 2019, 291 mil visitantes viajaram do Brasil para o Reino Unido e gastaram £250 milhões no destino durante o período. As visitas e os gastos de férias aumentaram 16% e 34%, respectivamente, em comparação com 2018. Com base nesses números, nos primeiros três meses de 2020, o total de visitas aumentou 3%, atingindo um novo recorde de 76 mil quando comparado ao mesmo período de 2019. Os gastos aumentaram 8% e um novo recorde de visitas de férias também foi estabelecido.
Vale lembrar que desde o dia 11 de fevereiro de 2022, adultos totalmente vacinados que viajarem para Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, não precisarão fazer testes de COVID-19 na chegada ao Reino Unido. O teste antes de embarcar para o país também não é mais necessário para passageiros vacinados.
Desta data em diante, passageiros vacinados precisam apenas preencher o Formulário de Localização de Passageiros através da página oficial do Governo Britânico, nas 48 horas que antecedem a chegada ao Reino Unido. O formulário também é necessário em casos de conexão onde o passageiro passa pela imigração britânica.
Menores de 18 anos podem seguir as regras para vacinados, independente de seu status de vacinação. Caso viaje com um adulto, pode ter seus dados inseridos no mesmo formulário preenchido pelo adulto.
Mais informações sobre o Jubileu de Platina da Rainha e ‘UNBOXED: Creativity in the UK 2022 estão disponíveis em um site exclusivo em gov.uk: https://www.gov.uk/government/topical-events/2022-events-platinum-jubilee-commonwealth-games-unboxed
Para mais informações sobre outros eventos na Grã-Bretanha ao longo de 2022 (em português), acesse: https://www.visitbritain.com/br/pt-br/media/story-ideas/principais-eventos-na-gra-bretanha-em-2022