A Schornstein, tradicional cervejaria artesanal de Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil localizada em Santa Catarina, vai marcar presença na 5ª edição da São Paulo Oktoberfest, que será realizada de 07 a 23 de outubro, às sextas-feiras, sábados e domingos, no Complexo do Ginásio do Ibirapuera.
Única cervejaria artesanal do evento, a Schornstein vai levar diversidade ao público presente com nove estilos que são a tradicional Pilsen, a premiada IPA, a refrescante IPA Tangerina, Witbier, Weiss, Bock, Vienna Lager, New England IPA (NEIPA) e a sazonal Oktoberfest, produzida exclusivamente para celebrar o evento.
Leia também: Qatar Airways prepara ativação da Copa do Mundo em São Paulo
“Este será o segundo ano seguido da Schornstein na São Paulo Oktoberfest e, assim como no ano passado, levaremos diversidade de estilos para agradar os mais diversos paladares. Os chopes servidos no evento não são pasteurizados, o que confere frescor diferenciado e são produzidos na semana que antecede o evento, mantendo o aroma e a refrescância que agradaram tanto o público na São Paulo Oktoberfest 2021, e que são fortes características de nossos produtos”, revela Gustavo Barreira, CEO da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA), grupo dono da Schornstein.
A cervejaria estará com 46 torneiras de chope distribuídas nos quatro bares montados no festival, sendo um dentro do Ginásio do Ibirapuera, dois do lado de fora e um no camarote.
“Estamos com uma estrutura incrível, o maior bar terá 12 m2 de face e todos terão espaços instagramáveis para o público eternizar essa experiência incrível que a mais tradicional festa da cerveja alemã proporciona”, acrescenta Gustavo.
Segundo ele, é um orgulho e uma satisfação ter a marca exposta em um evento de tamanha relevância como a São Paulo Oktoberfest.
“A Schornstein traz a conexão da cultura alemã e representa também a busca do público cervejeiro por produtos de qualidade superior, frescor e variedade. Há tempos o mercado de cervejas especiais cresce acima de 20% ao ano e ter a marca nesse evento fortalece esse movimento, que é irreversível. Nos sentimos orgulhosos em representar as 1.500 cervejarias artesanais do Brasil na São Paulo Oktoberfest”, completou.
A Schornstein IPA, uma das mais tradicionais, premiadas e conhecidas IPAs do mercado, estará disponível em sua nova versão em lata. É uma IPA de coloração dourada intensa, de notas cítricas, frutadas e resinoso que deixa a receita refrescante e com bom drinkability, mas também com o característico e desejado amargor comum ao estilo.
Já a IPA Tangerina é outra opção que promete surpreender o público com sua refrescância, com o extrato da fruta e um dry hopping de Citra e Amarillo. Possui um corpo médio e espuma duradoura. A tangerina aparece sutilmente no aroma e de maneira mais intensa no paladar.
Estilo Märzen, típico da festa alemã, a Schornstein Oktoberfest é uma cerveja sazonal que destaca os sabores e aroma do malte, remetendo a notas de pão e de sua casca, sutil tostado, amargor pronunciado e um final seco.
A leve e refrescante Schornstein Pilsen é uma clássica representante do estilo com seu aroma que remete ao malte, cereais e notas de panificação, características que se confirmam no paladar.
Estilo clássico e típico da Alemanha, a Schornstein Weiss é uma cerveja de trigo que possui uma coloração amarelo intenso, é turva e tem aroma de banana e cravo em evidência, o que traz refrescância à receita.
A Schornstein All Day Witbier traz sua nova versão da cerveja à base de trigo belga, que é mais leve, refrescante, com delicado cítrico da laranja, mel silvestre e sutil condimentado.
De coloração âmbar acobreada, a Schornstein Vienna Lager traz o malte em primeiro plano remetendo a caramelo, toffee e um leve tostado. Uma cerveja que retoma as raízes austríacas da escola alemã e é muito versátil para harmonizações.
Com sabores intensos de frutas cítricas e tropicais, a Schornstein New England IPA apresenta um amargor mediano e equilibrado ao dulçor suave do malte, aliados a um corpo médio e macio.
A Schornstein Bock é uma cerveja robusta, que apresenta alta complexidade devido à escolha de maltes especiais que atuam como protagonistas. Remete a caramelo, toffee, tosta e um sutil amadeirado, complementado por um leve herbal.
A Cervejaria Schornstein foi uma das primeiras fábricas de cerveja artesanal do Brasil, fundada em junho de 2006, em Pomerode, município que possui fortes traços da cultura alemã.
A sede fica em uma edificação histórica, o antigo Mercado Weege. Ao lado da fábrica, o prédio que deu início à cervejaria abriga, atualmente, o brewpub Schornstein Kneipe, que se destaca por uma imponente chaminé de 30 metros de altura feita de tijolos maciços artesanais. Vem daí o nome Schornstein que, em alemão, significa chaminé.
Celebrada por fabricar uma “cerveja com alma”, a Schornstein resgata o talento natural para produzir cerveja trazido pelos primeiros imigrantes alemães que se estabeleceram no Vale Europeu, em Santa Catarina.
Com diversas medalhas de excelência conquistadas em concursos cervejeiros nacionais e internacionais, a marca produz vários estilos de cerveja como IPA, Bock, Weiss, Pilsen, Stout, APA e Witbier, entre outras.
Para mais informações sobre as atrações da São Paulo Oktoberfest e sobre a compra de ingressos com antecedência, acesse o site.