O uísque irlandês Jameson lançou ontem (15 de fevereiro) uma campanha de marca internacional com um comercial de TV estrelado pela comediante irlandesa Aisling Bea.
“Não tínhamos feito nenhuma nova campanha de nossa marca principal que falasse com a empresa matriz há vários anos. Por isso, precisávamos lembrar e atualizar os consumidores [sobre] o que é nossa marca principal”, afirmou Brendan Buckley, diretor de marketing global da Jameson Irish Distillers, proprietária da marca.
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O trabalho multimídia “Amplie o círculo” da TBWA\Dublin se baseia no lema de Jameson de que a vida é “melhor compartilhada” e convida as pessoas a estender a mão, deixar os outros entrarem e desfrutar de momentos de autêntica conexão humana.
Buckley disse que embora o mundo esteja emergindo de uma pandemia, a iniciativa não foi projetada para ser uma campanha pós-Covid.
“Acontece que é incrivelmente relevante, oportuno”, disse ele. “Passamos dois anos restringindo nossos círculos, agora finalmente somos capazes de ampliá-los novamente. Esta não é uma campanha pós-pandêmica, é algo sobre o qual temos trabalhado durante anos. Acontece que é extremamente oportuna e extraordinária no momento”.
Descrevendo a evolução da marca, ele definiu a campanha como uma expressão mais fresca da marca, mas que mantém a essência da empresa que “um uísque sério que não se leva muito a sério”.
Trabalhar-com uma protagonista feminina representada por Bea foi uma das formas que a marca buscou para comunicar sua abertura, pois deseja acabar com estereótipos ultrapassados de que o uísque é apenas para homens.
“Não acreditamos que o uísque deva ser para qualquer tipo de pessoa em particular, e acontece que foi uma escolha natural para nós trabalhar com alguém como Aisling. Como mulher, vai ficar muito claro, que não se trata de uma categoria de clube masculino ou marca masculina “, disse Buckley.
O anúncio na TV – chamado “Aquela faísca” – foi dirigido por Jake Scott através da RSA e criado por Niall Staines e Niall McDonnell.
O afeto é transmitido no anúncio por meio de um enredo de situações sociais espirituosas e incômodas, onde as pessoas simplesmente provocam. No anúncio, um homem se sente fora do lugar em uma festa parada.
Mas depois de aceitar um convite de alguém procurando “ampliar o seu círculo”, ele acaba se divertindo. A narração de Bea acompanha as amizades enquanto elas são feitas, antes de a vermos convidando alguém para “puxar uma cadeira” e brindar com copos de Jameson.
Parte de um investimento plurianual e multicanal, a campanha vem diante de um período chave para Jameson, incluindo as celebrações do Saint Patrick’s Day em todo o mundo no dia 17 de março, com uma apresentação ao vivo da banda irlandesa de pós-punk Fontaines DC.
Além do St Patrick’s Day, Jameson pretende estender seu alcance através de uma visibilidade permanente em todo o mundo, tanto no mercado interno como externo, assim como através de influenciadores, relações públicas e divulgação na mídia social. Um segundo spot televisivo está previsto para o verão deste ano no hemisfério norte (inverno no Brasil).