A CAUSE, a ESPM, o Ipsos e o Instituto Ayrton Senna, com apoio do Grupo MOL, realizaram, no dia 7 de novembro, um encontro para dialogar sobre “O papel do marketing de causas no ESG”.
Em sua quinta edição, o Fórum de Marketing Relacionado à Causa teve formato híbrido, sendo presencial no auditório da faculdade ESPM, em São Paulo, com transmissão on-line, em tempo real.
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Na abertura do evento, o Ipsos apresentou o relatório Reputation Council 2023, demonstrando a visão de líderes de opinião do mercado sobre o papel das empresas em áreas como diversidade, sustentabilidade, inclusão e os principais desafios corporativos para o próximo ano.
Dentre os dados que foram apresentados, uma pesquisa feita com membros de conselhos administrativos revelou: 55% acredita que o ESG mudou fundamentalmente a maneira como as empresas operam.
“As pautas cada vez mais urgentes para o contexto atual são imprescindíveis para que as empresas avancem com operações socialmente responsáveis e estejam prontas para a transformação constante do país. O marketing relacionado à causa aumenta esse engajamento das organizações com seus públicos de interesse em torno de ações que geram valor à sociedade”, comentou Monica Gregori, diretora executiva da CAUSE e especialista em marketing.
Mônica Gregori, diretora executiva da CAUSE e especialista em marketing, mediou o painel que falou sobre consumo e marcas, abordando os principais desafios de empresas que estão na vanguarda das boas práticas de ESG.
Marcas como RaiaDrogasil, Petz e Loungerie/Modacomverso integraram a primeira mesa. Já a rodada de debates teve como foco o mercado de investimento social e a importância do marketing de causa para o terceiro setor, e foi conduzida por Anna Beatriz Thieme, gerente de Comunicação e Marketing do Instituto Ayrton Senna. SOS Mata Atlântica, Pacto Global e a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) estiveram entre os convidados.
“O objetivo do encontro foi conectar diversos atores, sejam profissionais, empresas ou organizações que já atuam em causas legítimas e urgentes de nossa sociedade. Assim, pudemos destacar as boas práticas do mercado e inspirar mais iniciativas que se utilizem do marketing relacionado à causa como ferramenta para promover impacto social positivo”, afirma Anna Beatriz Thieme, gerente de Comunicação e Marketing do Instituto Ayrton Senna.