A Vivara, maior rede de joalherias da América Latina, lança, no dia 28 de julho, a linha de relógios Biomas, com a primeira coleção inspirada na Amazônia. As novidades são Carbono Neutro, assumindo o compromisso da marca de medir, reduzir e compensar as emissões de CO2. Apresentadas em três linhas: Tapete Verde, Boto Rosa e Rio Amazonas, os lançamentos celebram o maior dos seis biomas brasileiros.
Em parceria com a Carbonext, empresa pioneira no mercado de créditos de carbono no Brasil e que atua na proteção da Floresta Amazônica desde 2010, a Vivara calculou as emissões de gases do efeito estufa (GEE) da linha de relógios Biomas, referente a primeira coleção inspirada na Amazônia.
O cálculo da pegada de carbono na avaliação de ciclo de vida da linha de relógios inclui desde a extração da matéria-prima, processo produtivo e distribuição dos relógios. Além disso, a joalheria se comprometeu a compensar as emissões com créditos de carbono de projetos REDD+ desenvolvidos pela Carbonext, comprovando seu empenho em auxiliar na preservação da floresta amazônica e comunidades que vivem no local.
Com conceitos e características únicas, conheça os detalhes de cada coleção:
Tapete Verde
Modelo inspirado na visão que se tem sobre a Floresta Amazônica: um grande tapete verde. O relógio traz um mostrador trabalhado na técnica Guilloche, fazendo referência ao visual aéreo da região. Outro ícone deste bioma é o Rio Amazonas, que nasce justamente no cruzamento dos Rios Negro e Solimões, representados pelos ponteiros, em cores singulares, de hora e minuto.
Outro detalhe que chama a atenção são as indicações luminosas nos ponteiros e marcações de horas, em um tom levemente rosados, fazendo referência ao boto cor de rosa, animal símbolo deste bioma.
Boto-Rosa
Modelo inspirado na lenda do Boto Rosa, animal símbolo do Bioma Amazônia. Segundo a lenda, em noites de lua cheia, o boto se transforma em um lindo homem que seduz as mulheres e as leva para dentro do rio, fazendo com que desapareçam.
O ícone dos rios ainda permanece nos ponteiros do relógio, e às 6h, a função de Fases da Lua faz referência a lenda do Boto. A cor cinza do mostrador homenageia a cor do animal ainda jovem.
Rio Amazonas
Modelo inspirado no movimento das águas dos rios da região: Negro, Solimões e Amazônas.
A novidade também traz as indicações luminosas nos ponteiros e marcações de horas, em um tom levemente rosado, fazendo uma homenagem ao animal símbolo deste biomam o boto cor de Rosa.
Ao se posicionar como Carbono Neutro, a coleção sela o compromisso com a responsabilidade climática. Através das ações da Carbonext, comprova-se que mais de 2 mil hectares da Floresta Amazônica já foram protegidos, 980 espécies de animais, 290 espécies arbóreas e 900 famílias foram beneficiadas.
Na Vivara é imprescindível oferecer joias de qualidade, que sejam desenvolvidas com responsabilidade social, ambiental e ética. Além da preocupação com critérios de rastreabilidade e transparência na cadeia de fornecimento, a empresa também investe em ações de economia circular que estimulam o consumo consciente e fazem girar a economia.