A 54ª edição da São Paulo Fashion Week, que acontece no Komplexo Tempo, na Mooca, para além dos desfiles com tendências de moda, reserva ativações e experiências para jornalistas e público.
Uma delas é a de Electrolux, líder em eletrodomésticos e patrocinadora do evento trazendo a ocupação Break The Pattern, inspirada em sua campanha global de marca.
Em média, nossas roupas são usadas apenas 10 vezes e depois são descartadas. Deste descarte, apenas 1% das peças são reusadas ou recicladas. Por isso, a Electrolux quer inspirar todos a repensarem este padrão e a cuidarem melhor das suas roupas, mantendo-as por mais tempo em uso e, por isso, reforçam a campanha global na SPFW, trazendo comparativos de descartes de têxteis no Deserto do Atacama e na cidade de São Paulo.
A dupla de designers da marca é conhecida por suas coleções coloridas, recicladas e sofisticadas. O resultado da parceria é a primeira coleção do mundo criada a partir de peças retiradas de um dos maiores aterros têxteis da atualidade. O objetivo é colocar em evidência o crescente e negativo impacto do lixo têxtil e mostrar um exemplo inspirador de ressignificação das roupas, capaz de revolucionar o comportamento dos consumidores.
A Electrolux não foi a única marca de tecnologia a levar ativações à SPFW, pois a Samsung também vai lançar peças e acessórios multifuncionais no evento.
“Sempre acreditamos que a moda do futuro não pode existir da forma que é hoje. Acho que todos nós devemos mudar, de uma forma ou de outra. Quando o assunto é moda, provavelmente a maneira mais tangível e fácil de fazer isso é cuidar das peças que já temos”, declarou Livia Schück, cofundadora e diretora criativa da Rave Review.
Upcycling com estilistas brasileiros
Além de trazer os looks criados pelas designers Rave Review, a Electrolux propôs o mesmo desafio de criar peças Upcycling para estilistas brasileiros, mas desta vez, feitos com tecidos descartados em lixões de São Paulo.
Os estilistas convidados foram:
João Pimenta: Começou e ganhou destaque na moda brasileira fazendo coleções masculinas e, com o tempo, transformou seus desfiles em um espaço de debates sobre questões políticas e sociais de gênero. Ele sempre cria imagens de grande impacto na semana de moda, com um trabalho muito especial de manuseio de tecidos. Habilidoso na construção que define as diferenças entre guarda-roupa feminino e masculino, mas que em suas mãos ganham outro sentido.
Gustavo Silvestre – Ponto Firme: O projeto Ponto Firme surgiu em 2015 a partir de uma iniciativa voluntária do Gustavo Silvestre. O projeto leva afeto, design e estética dentro de uma penitenciária e promove a transformação social através da moda e do crochê para presidiários e ex-presidiários. Os trabalhos desenvolvidos pelos participantes fazem parte do calendário oficial do SPFW, já foram apresentados na Pinacoteca de São Paulo, na SP-arte e em Nova York.
Silvério: A marca surgiu como resposta à questão racial e com a ideia de reinventar a noção de beleza, combinando volumes com silhuetas lúdicas e românticas. Suas inspirações são em questões autobiográficas, filosofia, psicologia, literatura, música e tecnologia, reinterpretando gêneros e transcendendo a versatilidade.
A marca tem um visual sustentável e reaproveita sobras de suas criações, pois reduzir o impacto ambiental é importante para Silvério.
KORSH 01: Uma marca de design inteligente com foco na versatilidade. As roupas Korsh 01 são feitas para serem usadas de maneiras completamente diferentes a partir de uma mesma base, garantindo uma produção ecologicamente correta, além de funcionalidade e atemporalidade para o dia a dia das pessoas.