O Conselho de Administração da Walt Disney Company decidiu, em 20/11, nomear Bob Iger como novo CEO da companhia. Iger já trabalhou antes no cargo e vai substituir Bob Chapek que foi afastado do comando da empresa.
A Disney agradeceu, em comunicado, Chapek por seu trabalho na empresa no decorrer de sua jornada e na condução durante a pandemia.
Iger atuou como CEO da Disney em 2005, após entrar no lugar de Michael Eisner, posto em que ficou por 15 anos até seu contrato encerrar em fevereiro de 2020.
Desde aquela época, Chapek assumiu a posição e sua liderança recebeu críticas devido a muitas polêmicas. A gestão dele é recordada por não ter se posicionado como contrária ao projeto de lei anti-gay da Flórida.
O executivo também teve envolvimento direto na briga entre Disney e Scarlett Johansson. Durante a passagem de Chapek pela liderança, a empresa demitiu Peter Rice, um grande nome da indústria de entretenimento, depois de discordâncias com o CEO.
Já Iger é recordado por grandes aquisições sob sua liderança, como Pixar, Marvel, Lucasfilm e 21st Century Fox, e pelos bons resultados de capitalização, e retornará com entusiasmo e admiração pelo conselho administrativo da Disney.
“Estou extremamente otimista com o futuro desta grande empresa e emocionado com o convite do Conselho para retornar como seu CEO”, celebrou Iger.
“A Disney e suas incomparáveis ??marcas e franquias ocupam um lugar especial no coração de tantas pessoas ao redor do mundo, principalmente no coração de nossos funcionários, cuja dedicação a esta empresa e sua missão são uma inspiração. Estou profundamente honrado por ser convidado a liderar novamente esta notável equipe, com uma missão clara focada na excelência criativa para inspirar gerações por meio de narrativas ousadas e inigualáveis”, concluiu.