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Covid volta a colocar mercado de eventos em alerta

Cancelamento do salão do automóvel de Pequim e proibição de aglomerações na China além de aumento de casos no Brasil preocupam promotores e agências aqui no país

O cancelamento do Salão do Automóvel de Pequim e a possibilidade de lockdown em Guangzhou, principal cidade no sul da China por conta da alta no número de casos conhecidos de Covid-19, voltam a pauta dos produtores e organizadores de eventos. As megacidades o país asiático, como a capital da república, também enfrentam surtos preocupantes. Não à toa, o governo manteve o endurecimento das medidas e descartou os planos de abdicar das políticas de tolerância zero contra o coronavírus.

Aqui no Brasil o governo de São Paulo decidiu decretar novamente o uso obrigatorio de máscaras no transporte público.

Em matéria no site Janela Publicitária, Marcio Erlich conversou com algumas lideranças do mercado trazendo um retrato deste momento. A poucas semanas do réveillon, o setor de eventos brasileiro aguarda um posicionamento das autoridades sobre as precauções que precisarão ser tomadas durante as festas, por conta das notícias do crescimento de novos casos de Covid-19 no país.

Covid-19 volta a preocupar setor de eventos. Arte: Elizandra Fonseca

Em resposta à Janela, a Riotur informou que, “no momento, segue com a programação do réveillon”. Segundo sua assessoria de imprensa, no entanto, o órgão “está acompanhando com a Secretaria Municipal de Saúde o panorama da Covid-19 na cidade, e irá respeitar os protocolos de segurança vigentes”.

Já a Anvisa está orientando o uso de máscaras nos aeroportos e aviões mas nenhuma regra oficial foi divulgada em relação a eventos em locais abertos ou fechados, levando a que as medidas fiquem a critério da organização ou do patrocinador.

Os cuidados sobre o uso de máscaras em eventos de ambientes fechados — e ainda disponibilização farta de álcool gel — voltaram a receber atenção redobrada das agências e fornecedores do mercado de live marketing.

Apesar de estar “torcendo muito para que não tenhamos um surto, como ocorreu ao final do ano passado”, Paulo Cesar (PC) Ferreira, VP executivo da SRCom, informa que está, sim, acompanhando atentamente os números diários, inclusive por regiões, quando disponíveis, “tanto na imprensa quanto em contatos com os órgãos estatísticos e reguladores”.

Ainda assim, PC Ferreira reforça a informação de Duda Magalhães de que, até o momento, nenhum cliente demonstrou ou sinalizou maiores preocupações com os eventos programados.

Inclusive, nesta quinta-feira, 24/11, dia de jogo do Brasil, acontece a Arena Brahma na Praia de Copacabana, e a produção do evento — assinada pela SRCom com a V3A e a Haritz Party — não viu o assunto sequer ser ventilado pela área jurídica dos patrocinadores.

Na empresa AKM Performma, de São Paulo, seu diretor Celio Ashcar Jr. confirma que praticamente não teve alterações com seus eventos presenciais. Mas um cliente pediu para adiar o evento de fim de ano dos funcionários para o início de 2023, devido esse possível novo surto. “O que não podemos é relaxar nos cuidados e prevenção”, defende.