Ativação

Enel Distribuição São Paulo faz ativações com foco em sustentabilidade

Ação Educacional Mundo Energia conta com eventos abertos ao público em parques da cidade, com conteúdo sustentável e consumo consciente por meio de atrações para divertir, entreter e envolver as famílias.


A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica presente em 24 municípios da Grande São Paulo, está oferecendo o Mundo Energia na capital paulista. 

A ativação é composta por dois eventos gratuitos e abertos ao público com objetivo de oferecer entretenimento e várias atividades e brincadeiras educativas relacionadas aos temas da sustentabilidade e do consumo consciente de energia. 

A iniciativa é direcionada para toda a família, desde crianças até jovens e adultos das comunidades e bairros nas zonas Norte e Sul de São Paulo. 

Com expectativa de receber três mil visitantes em cada evento, o Mundo Energia já aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro no Parque da Juventude, e terá mais uma edição nos dias 3 e 4 de dezembro no Parque Praia do Sol — Guarapiranga,  das 9h às 17h.

“São espaços lúdicos, inspirados nas lembranças de parques e circos tradicionais, que fazem parte do imaginário dos mais jovens e da lembrança afetiva dos mais velhos. Por meio desse conceito, vamos conscientizar crianças, jovens e adultos sobre o consumo consciente de energia e a busca por um futuro mais justo e sustentável para todos”, detalha Solange Mello, responsável pela área de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo.

Separado entre os espaços temáticos Mundo para Preservar, Mundo para Criar, Mundo para Aprender e Mundo para Energizar, o Mundo Energia está organizado em três áreas de atividades em cada um dos espaços. 

A primeira área conta com ações educativas e abordagens lúdicas para que as crianças aprendam brincando. A segunda área traz propostas de entretenimento didático como jogos e brincadeiras, envelopados com uma narrativa sustentável. 

Por sua vez, a terceira área é informativa para adultos com acesso a conteúdo e atividades relacionados ao tema.

A primeira tenda que o visitante tem contato é a “Mundo Enel”, composta por pufes de descanso; exposição de fotos apresentando os programas socioambientais da Enel; área com wi-fi e torres para carregamento de celular; espaço para pequenas apresentações; e parede de escalada, ilustrada com os símbolos das 17 metas que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). 

Além disso, as crianças ainda poderão participar da Oficina de Pipas do Juca Energia, mascote Enel, que ao mesmo tempo que ensina como se faz uma pipa ainda dá dicas aos pequenos de como brincar com segurança e bem longe da fiação da rede elétrica.

O Mundo Energia ainda inclui o lounge Enel Compartilha, com informações e uma gama de projetos e serviços oferecidos pela Enel à população, viabilizados pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel, como:pontos educativos para coleta seletiva de resíduos recicláveis; totens informativos e promotores treinados para dar todas as informações sobre economia e consumo consciente de energia, em que as pessoas têm a oportunidade de trocar lâmpadas comuns por modelos em LED, além de se cadastrar para concorrer a troca de geladeiras. 

No lounge Enel Compartilha, o público pode aproveitar para buscar oportunidades no mercado de trabalho e fazer inscrição em programas de capacitação. 

Os participantes também poderão fazer o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede desconto na conta de luz de famílias de baixa renda. Para se cadastrar nos diversos serviços Enel, o participante precisa levar um documento com foto e a conta de energia da Enel mais recente.

No espaço “Mundo para Preservar”, os temas são relacionados a atitudes sustentáveis que, quando aplicadas no cotidiano, causam impactos positivos na vida de todos. E, para aprender brincando, as crianças vão participar de uma oficina de brinquedos com peças descartáveis, tobogã e oficina de pequeno confeiteiro.

Na tenda “Mundo para Aprender”, as atividades serão pautadas em torno de economia e consumo consciente de energia elétrica e outros recursos naturais. 

No local, as crianças vão ter acesso à oficina de instrumentos com material reciclável; carrossel alimentado por uma estação de bicicletas que poderão ser pedaladas pelos adultos; jogo de perguntas; e o desligooool, desafio cujo objetivo é chutar bolas para acertar (ou desligar) os eletrodomésticos que mais consomem energia.

No “Mundo para Criar”, as novas tecnologias e alternativas energéticas serão os assuntos tratados, mostrando aos visitantes que as soluções para o futuro dependem das atitudes de agora. 

No espaço, as pessoas poderão entrar em um ônibus, a Nave Educacional Enel, com óculos de realidade virtual que vai transmitir conteúdos com mensagens sobre sustentabilidade, além de jogo da memória de energias alternativas. 

Os pais e filhos também terão a oportunidade de competir em uma gincana com circuito de provas e desafios que vai testar o conhecimento dos presentes sobre energias renováveis.

Com o tema “Mundo para Energizar, essa tenda vai mostrar que gestos e atitudes simples do dia a dia têm grande importância para que todos tenham um futuro melhor com acesso à energia boa e abundante. 

No local, o último do circuito de atividades, haverá oficina de desenho; pula-pula gigante, produzido com matéria-prima reciclada e dentro das normas de compensação de carbono; e oficina de customização de vasos e plantio de mudas de suculentas.

A programação do Mundo Energia também vai contar com as apresentações de Escola de Samba Mocidade Alegre, banda Batuque do Gato, Coral Infantil Trovadores Mirins, Batalha de Rapper, Mágico Caetano Miranda, Dr. Plástico, H quase dois ó, Jogos Corporais Curumim, Fantoche Sr. Mia Gato e Contação de Histórias – Cia Mala de Ébano, além de praça de alimentação, corridas infantis, espaço de exposição e venda para empreendedores e seus produtos, fonte de economia criativa, distribuição de algodão doce e muito mais.

O visitante que passar por cada “Mundo” recebe um carimbo e, no final do circuito, munido de todos os carimbos de cada espaço, a criança levará para casa um kit de material escolar.

Toda a ativação será carbono neutro, ou seja, a Enel fará a compensação dos gases de efeito estufa emitidos durante as ações nos dois parques.