A ZAMP, máster franqueada Burger King e POPEYES no Brasil, lançou seu primeiro relatório de sustentabilidade, onde traz o balanço de todos os esforços da companhia nos aspectos ambientais, sociais e de governança.
O documento faz parte da jornada de sustentabilidade que a Companhia vem adotando desde o ano passado, trazendo cada vez mais foco no tema, com 16 compromissos assumidos publicamente nos pilares Nossa Comida, Nossa Pegada e Nossa Gente.
Os avanços de suas iniciativas e políticas Ambientais, Sociais e de Governança, trouxeram um olhar voltado para o futuro do fast-food e para o consumo consciente.
Entre as metas destacadas está a entrega do primeiro compromisso: a reciclagem de 100% do óleo dos restaurantes.
Somente em 2021, foram destinadas mais de 262,4 em toneladas métricas apenas para reciclagem, percentual que deve aumentar em 36% este ano, garantindo que cada vez mais nossos resíduos sejam destinados com menos impactos.
Foram anunciados compromissos voltados para a diversidade, como a presença feminina em 50% dos cargos de liderança; e iniciativas voltadas para o meio-ambiente, como reciclagem do papelão em todos os restaurantes das redes, operados pela ZAMP®, além de um acompanhamento cada vez mais próximo da cadeia produtiva para a garantir o cumprimento e a implementação das melhores práticas de sustentabilidade.
Essas mudanças fazem parte de um posicionamento que adota o ESG – Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança – como parte enraizada na sua cultura corporativa.
O documento está disponível no riweb da ZAMP.
Gestão eficiente de resíduos
A ZAMP divulgou, em 2021, os compromissos públicos de ESG (ambiental, social e governança), alicerçadas nos pilares Nossa Comida, Nossa Pegada e Nossa Gente.
Os compromissos são retratados neste primeiro relatório, que traz um panorama do que está sendo realizado pela companhia em todas as áreas para tornar a operação mais sustentável.
O pilar Nossa Comida, que trata de diversas iniciativas que garantem práticas sustentáveis da Companhia com relação à origem, prospecção, desenvolvimento, preparação e fornecimento dos nossos alimentos aos nossos consumidores, traz como um dos destaques o alcance da meta de ter 100% do óleo reciclado, evitando o descarte deste item usado na operação.
Aproximadamente 90% de todo o óleo coletado pelos parceiros nos restaurantes Burger King® e POPEYES® no Brasil é destinado para o biodiesel e os outros 10% são destinados para a fabricação de ração animal e outros.
O reaproveitamento do óleo também movimenta a economia circular, minimizando o impacto ao meio ambiente e tornando a operação mais sustentável.
Apesar de ter tornado público o compromisso ano passado, a companhia já realizava reciclagem de óleo desde 2017, por meio de parceria com ONGs especializadas. Desde 2020, o Grupo Ambiensys tornou possível o atendimento em todo o País.
No pilar Nossa Pegada, que trata da redução do impacto ao meio ambiente pela operação, a otimização da gestão de resíduos assume destaque na jornada pela sustentabilidade.
Por meio de coleta especializada e encaminhamento para reciclagem, a Companhia minimiza o impacto da operação ao meio ambiente, a partir de 152 restaurantes localizados fora de shoppings e condomínios.
Para 15 restaurantes localizados na Grande São Paulo, foi iniciado o projeto piloto Zero Aterro, que evita o envio de cerca de 45 toneladas de resíduos por mês para aterros sanitários, por meio da destinação para compostagem, reciclagem e coprocessamentos.
O projeto tem potencial para evitar reduzir os impactos de mais de 500 toneladas de lixo por ano, que seriam descartadas em aterros.
Outro projeto implementado em oito restaurantes Burger King® de São Paulo é o de reciclagem de copos de papel, implementando a logística reversa deste item utilizado em todos os combos.
A recuperação dos copos de papel é realizada por meio do programa Ciclobom, que atua na reinserção do material na cadeia produtiva.
A ação, que já enviou mais de 160 mil copos para a reciclagem em um ano, é um programa da BO Packaging implementado em parceria com a Suzano e a startup Green Mining.
Além disso, atualmente, 15% dos restaurantes contam ainda com o reuso de água, com o compromisso de até 2025 ter 100% de todas as lojas com a tecnologia, que inclui um software de monitoramento para evitar desperdício.
Energia renovável nos restaurantes Burger King e POPEYES
O abastecimento dos restaurantes Burger King e POPEYES por meio de energia renovável é mais uma ação destacada no relatório. Atualmente, o percentual de 88,7% da energia vem de fontes renováveis. Desde 2020 a Companhia desenvolve uma parceria com cinco usinas de geração distribuída, que produzem energia limpa e renovável, contribuindo para uma redução anual projetada de 270 mil toneladas no volume de emissão de gás carbônico. Dos 248.395 GJ de energia elétrica consumida em 2021, 88,76% são provenientes exclusivamente de fontes renováveis (solar, eólica e hidrelétrica).
Este ano, a Companhia assumiu contrato com a Raízen para mais 4,3 GWh/ano de energia renovável, evitando a emissão de mais 244 toneladas de gás carbônico (CO²) na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.745 árvores.
Diversidade no quadro de colaboradores
O documento apresenta dados sobre a atual força de trabalho da ZAMP®, composta por mais de 16 mil colaboradores, sendo uma importante formadora de mão de obra, principalmente, de jovens em primeiro emprego formal: 89,37% do quadro é composto por jovens abaixo de 30 anos, pouco mais da metade com ensino médio completo.
Do quadro total de trabalhadores, cerca de 17% se autodeclaram LGBTQIA+. Este ano, a ZAMP® lançou seu primeiro programa de estágio afirmativo para estudantes universitários com algum tipo de deficiência, para atuar no corporativo. Como meio de apoiar a comunidade LGBTQIA+, a ZAMP® vem atuando como uma das patrocinadoras da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo nos últimos quatro anos.