Mídia

O impacto da Copa do Catar nas redes sociais

A competição alcançou um grande movimento nas plataformas digitais, tanto para o torneio em si, quanto para as seleções, jogadores, marcas e streamers.


A Copa do Mundo Fifa Catar 2022, ao contrário do que alguns poderiam pensar, tem se mostrado um sucesso absoluto, tanto dentro de campo quanto nas ruas e avenidas do Brasil e, como não poderia deixar de ser, também nas redes sociais

Diversas pesquisas têm indicado um crescimento das menções ao torneio nas redes, contrariando algumas previsões pessimistas de que os jovens, principalmente os da Geração Z, não iriam se importar muito com a competição.

Por exemplo, conforme o monitoramento feito pela Stilingue, até o começo das oitavas de final, a Copa do Mundo do Catar já tinha atingido mais de 2,8 milhões de conversas nas redes sociais.

Dessa-quantidade total, 1,2 milhão de conversas ocorreram entre os dias 18 de novembro e 4 de dezembro, exatamente o período entre a fase de grupos e o começo das oitavas de final.

Durante esse período que a Stilingue monitorou, o jogo que obteve a maior quantidade de comentários nas redes sociais foi a partida entre Brasil X Suíça, a segunda da Seleção Brasileira na fase de grupos.

Segundo a Stilingue, esse jogo que foi vencido pelo Brasil por 1XO, obteve 74 mil menções nas redes sociais.

De forma geral, a média de conversas que cada jogo da Copa do Mundo gerou nesse período foi de 25 mil menções.

A segunda partida com mais comentários nas redes sociais foi aquela contra Camarões, que acabou com a seleção africana ganhando de 1X0. Esse jogo atingiu 56 mil menções nas redes sociais.

Ao se levar em conta os jogos em que o Brasil não participou, as partidas que tiveram mais conversas nas redes sociais, até o dia 4 de dezembro, foi a entre Portugal X Gana, durante a primeira rodada da fase de grupos, que teve 44 mil menções.

Seleções e jogadores mais populares nas redes

A InfluenceScope, ferramenta de medição de influência da Nielsen, também revela que o sucesso da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar tem reflexos nas redes sociais. 

O Brasil, após a classificada para as quartas de final depois da vitória contra a Coreia do Sul, passou a França e agora é a seleção mais popular no Instagram, com 15.3 milhões de seguidores, deixando os franceses com 12.6 milhões. 

Desde o começo da Copa em 20 de novembro, a seleção alcançou um crescimento de 16%, o que representa um aumento de 2.2 milhões de seguidores no período. 

Países que com maior crescimento bruto de seguidores no Instagram (Nov 20 — Dez 7):

Seleção Crescimento bruto Crescimento %
Brasil 2.195.816 +16.75%
Portugal 1.146.703 +10.27%
Argentina 912.470 +11.23%
Marrocos 697.612 +37.17%
França 460.518 +3.78%
México 335.417 +5.45%
Espanha 366.741 +8.64%
Inglaterra 333.706 +3.81%
Alemanha 109.448 +2.10%
Holanda 120.505 +8.08%

Os dados coletados pelo InfluenceScope oferecem suporte aos profissionais no decorrer de todo o ciclo de vida do marketing de influenciadores.

Nos últimos 30 dias, o crescimento de apoio à seleção no Instagram foi ainda maior, de 23% – foram 3 milhões de seguidores a mais no último mês. 

Ao mesmo tempo, a França, agora em segundo lugar no ranking da influência nas redes, aumentou seu apoio em 5%, o que revela um acréscimo de 657 mil seguidores. 

Em questão de porcentagem, a equipe da Copa que mais ganhou terreno no Instagram foi o Marrocos, com um crescimento de 37% no começo do torneio até o aqui. Foram cerca de 700 mil seguidores a mais desde 20 de novembro.

O atacante Richarlison, graças ao seu desempenho excepcional no Mundial, é o atleta do Brasil que mais recebeu seguidores desde o início do mundial. 

Autor de 3 gols em 3 partidas disputadas, o jogador do Tottenham da Inglaterra teve um crescimento de 119% no Instagram e no momento conta com 16.1 milhões de fãs na rede social. 

Crescimento de popularidade online de Richarlison e Casemiro

Aumento de seguidores no Instagram:

  • Richarlison (20/11 a 7/12)
    +8.773.383
    +119.73%

    Últimos 30 dias
    +9.252.740
    +135.12%
     

  • Casemiro (20/11 a 7/12)
    669.971
    +3.71%

    Últimos 30 dias
    768.512
    +4.28%

O volante Casemiro, guardião da defesa brasileira e autor de um belo gol contra a Suíça, também registrou um crescimento de apoio em suas redes. O defensor somou 670 mil seguidores e agora aparece com 18.7 milhões. Sua base cresceu 4% neste período.

As marcas patrocinadoras da Copa com mais citações nas redes sociais

No primeiro relatório que a Stilingue fez, a Budweiser foi a marca que mais obteve comentários e menções nas redes sociais no decorrer da primeira semana da Copa. 

Neste segundo estudo, a Bud continua sendo a líder, como a patrocinadora mais mencionada nas redes sociais, com mais de 20 mil menções.

No total, a análise contabilizou mais de 43 mil citações até  4 de dezembro, que falam a respeito de alguma marca que possui relação com a Copa do Mundo ou com o mundo dos esportes.

A Adidas, marca da bola oficial da Copa, foi a segunda marca com mais citações, com 12 mil menções. 

Ainda conforme a Stilingue, a maioria dos comentários sobre a marca tinha relação com a parceria feita com a influenciadora e atriz Jade Picon, que se deslocou até o Catar para ver os jogos de perto.

Em seguida, a lista traz a Nike, Visa e Brahma, com aproximadamente mil menções cada uma.

Transmissão digital mostra força

A transmissão on-line de campeonatos esportivos virou uma realidade nos anos recentes, principalmente devido ao grande crescimento de streamers que fazem reacts ou comentários sobre as partidas. 

A Copa do Mundo Fifa Catar 2022 mostra a consolidação dessa tendência e a aderência que essa forma de conteúdo possui no digital, fugindo dos padrões de exibição que a TV havia consolidado.

A Copa do Catar é a competição com a maior abrangência de cobertura e transmissão on-line. De maneira inédita, a competição não está mais sendo exibida exclusivamente pela Globo, pois está disponível nas telas do Fifa Plus, serviço de streaming da Fifa, YouTube e Twitch por meio do canal do streamer e jornalista Casimiro Miguel

A Globo era detentora dos direitos exclusivos do digital, que foi retirado após uma solicitação de redução de valores e um pagamento atrasado no decorrer da pandemia da Covid-19.

Na partida entre Brasil e Coréia do Sul, durante as oitavas de final, a live no YouTube de Cazé obteve 5,2 milhões de espectadores em tempo real, se tornando a maior transmissão ao vivo da história da plataforma. 

Já a Twitch contava com 330 mil usuários simultâneos. Atualmente, Casimiro detém três posições nesse ranking com a transmissão da partida contra a Sérvia, com 3,4 milhões de views e contra a Suíça, com 4,2 milhões.