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Globo e Casimiro batem recorde de audiência na Copa. Retorno financeiro não.

A popularidades de eventos esportivos e de transmissões ao vivo e o alto custo que esses eventos ainda têm e o retorno nem sempre correspondente.


A Copa do Mundo do Catar tem comprovado dois pontos importantes relacionados ao mundo dos negócios. A popularidades de eventos esportivos e de transmissões ao vivo e o alto custo que esses eventos ainda têm e o retorno nem sempre correspondente.

Seja pelos meios convencionais, como as transmissões em TV aberta feitas pela Globo, e até mesmo em canais fechados como o Sportv, ou pelos sistemas de streaming, a Copa do Mundo tem se mostrado muito atrativa, com quebra de recorde atrás de recorde.

Mas outro ponto que também junta os dois modelos é que o retorno financeiro, apesar de alto, ainda não faz da operação um sistema fácil e lucrativo a ponto de gerar concorrência e maior investimento. Apesar de muitas pessoas assistindo, é preciso gastar muito para ter um retorno, ao menos, igual.

Globo e Casimiro batem recordes com a Copa

No jogo entre Brasil e Coreia do Sul, pela oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, a Globo alcançou 52 pontos no Ibope no Rio de Janeiro e em São Paulo. Cerca de 80% das televisões ligadas estavam sintonizadas na emissora na hora do jogo.

Essa foi a maior audiência da Globo na competição e a maior audiência registrada em uma partida de futebol desde a Copa realizada na Rússia há quatro anos. Também foi o melhor resultado obtido no horário das 16h as 18h entre todas as televisões desde 2006 quando, também em uma Copa do Mundo, Brasil e França se enfrentaram pelas quartas de final.

Já o influenciador Casimiro Miguel também comemora os resultados obtidos com suas transmissões na Copa do Mundo. Ele fez 5,2 milhões de usuários simultâneos durante a partida, o que faria ele ficar em segundo lugar no ibope de fosse uma emissora.

O recorde anterior pertencia ao Facebook Watch, que anunciou um pico de 4,3 milhões de usuários simultâneos durante a final da Champions League de 2020, entre Bayern de Munique e PSG, decisão que teve em campo o craque brasileiro Neymar, pelo time francês, que acabou derrotado por 1 a 0. O recorde foi batido ainda no primeiro tempo, quando a CazéTV registrava 4,37 milhões no YouTube e 300 mil na Twitch

Foram 5,4 milhões de aparelhos diferentes conectados via YouTube e Twitch, mais de 1,66 milhão de conexões simultâneas por minuto de jogo ao vivo, mais de 669 milhões de views em todos os canais e redes, sendo 1,7 milhão de aparelhos conectados, em média, por minuto de jogo.

Segundo a plataforma PlayBoard, que analisa todas as transmissões desde janeiro de 2020, a transmissão mais assistida no período era até então a do lançamento de um foguete da SpaceX, de Elon Musk, que reuniu 4,08 milhões de espectadores em maio daquele ano. O YouTube não faz um ranking sobre qual seria a maior transmissão, mas o jornal britânico The Guardian registra que, em 2012, a queda do paraquedista supersônico Felix Baumgartner foi acompanhada por mais de 8 milhões de pessoas.

A avaliação, principalmente dentro da Globo, é que Casimiro, ou qualquer outra plataforma de streaming, só passaria a incomodar a emissora se chegasse a mais de 20 milhões de views por transmissão, já que somente os dois primeiros jogos do Brasil na TV aberta alcançaram mais de 96,3 milhões de pessoas. Já o alcance médio por partida da Copa na Tv aberta foi de 34,9 milhões de pessoas.

Contrato longo foi prejudicial para Globo

A Globo fechou o contrato de transmissão para esta edição da Copa do Mundo antes mesmo de ser definida a sede do evento. E, apostando em um faturamento alto influenciado pela edição do Brasil do mundial e o cenário econômico global no momento da assinatura, fez o acordo mais caro registrado com a Fifa.

São US$ 90 milhões por ano, ou, na cotação atual, cerca de R$ 468 milhões anuais, quase R$ 1,9 bilhão a cada 4 anos.

Ainda existe o valor da renegociação da dívida de uma parcela não paga pela TV à entidade em 2020, feita após uma briga judicial no auge da pandemia. Esse valor está na casa dos US$ 30 milhões (R$ 155 milhões na cotação atual). Ou seja, só de custos com direitos, serão R$ 621 milhões

Segundo o relatório fechado Rights Tracker, da SportBusiness, apenas os direitos de transmissão dos Estados Unidos foram mais caros, custando US$ 575 milhões (R$ 3 bi).

Países com poder aquisitivo mais alto que o Brasil pagaram menos. A Alemanha gastou US$ 235 milhões (R$ 1,22 bi) e Japão US$ 225 milhões (R$ 1,17 bi). Mesmo a China, com uma imensa população, investiu apenas US$ 203 milhões (R$ 1,05 bi). Na Argentina, o valor pago à Fifa não passou de US$ 20 milhões (R$ 104 mi).

Caminhões de externas da Globo Minas no Catar. Foto: blog do Chico Maia

Cotas de patrocínio deixam conta no 0 x 0

Com exclusividade da Copa do Mundo do Catar na TV aberta, a Globo celebrou nesta semana ter conseguido vender R$ 1,085 bilhão em cotas de publicidade.

O Notícias da TV apurou alguns valores que explicam essa operação no vermelho. Cada cota na TV aberta foi vendida por R$ 175 milhões.

A Globo já vendeu quatro cotas de patrocínio na TV aberta para a Copa: Itaú, Claro, Ambev e Magazine Luiza; para o SporTV foram: Ambev, Claro, Betfair e Nubank. A arrecadação já passou de R$ 1 bilhão, mas somente para a Fifa a Globo pagará neste ano US$ 90 milhões (R$ 440 milhões na cotação atual) pelo contrato do evento.

Mudanças na transmissão ainda não têm mesmo alcance

A disputa pela transmissão da Copa do Mundo do Catar foi discutida, em 2020, na justiça entre Globo e Fifa. No meio da pandemia, os dois lados resolveram analisar o contrato e, depois de um acordo, os direitos de transmissão em streaming (na internet) da Copa foram devolvidos à Fifa. Plataformas como Youtube, Facebook, TikTok, Kwai, Instagram, entre outros também ficaram disponíveis para negociação.

Em sua nova renovação de contrato com a Fifa, a Globo abriu mão da exclusividade nas transmissões em TV aberta e por assinatura. Diante desses impasses, e do risco de perder ainda mais visibilidade, a Fifa aceitou fazer um teste e vendeu os direitos de transmissão em streaming faltando apenas dois meses para o início da Copa. 

O valor, bem distante do que a Fifa gostaria, foi uma maneira da entidade colocar já nessa edição da competição, seus planos de expansão em transmissão, e Casimiro foi o nome encontrado para dar suporte ao projeto.

A experiência com o influenciador brasileiro definirá os valores para a próxima edição, assim como o modelo será reavaliado.

Desde 2020 a Fifa buscou vender os direitos digitais. Disney, Warner Bros., Discovery, YouTube, TikTok e todos os grandes players foram abordados, mas não fecharam acordo devido o valor pedido.

As chamadas big techs tem recurso tecnológico, caixa para comprar o que quiserem, mas ainda não acertaram um modelo que traga o mesmo investimento.

Nos Estados Unidos, o Google está disputando com a Apple o Sunday Ticket da NFL, o campeonato de futebol americano. O contrato de US$ 1,5 bilhão por ano da DirectTV deve passar para algo entre US$ 2,5 bilhões e US$ 3 bilhões por ano, mas ainda existe um prejuízo de cerca de US$ 500 milhões com o negócio.

O record mundial de Casimiro

Casimiro Miguel, jornalista e streamer carioca, atingiu mais um recorde da maior transmissão on-line da história do Youtube na live da partida em que o Brasil venceu a Suíça por 1 a 0, com 4,9 milhões de conexões simultâneas.  Casimiro já havia alcançado o feito na exibição do primeiro jogo da Seleção na Copa, em que o time venceu a Sérvia por 2 a 0 na partida realizada em 24/11. O jogo alcançou um pico de 3,48 milhões de pessoas que assistiram à partida ao mesmo tempo.

No total, na primeira semana da Copa do Mundo, a Cazé TV, canal exclusivo para as lives do streamer no decorrer dessa Copa, atingiu 28 milhões de conexões simultâneas ao todo.

Até o momento, a cantora Marília Mendonça era a detentora do recorde, ao realizar uma live que foi vista por 3,31 milhões de espectadores no dia 8 abril de 2020. 

As lives mais vistas do YouTube tem no ranking quatro brasileiros no Top 5: 

  1. CazéTV (Brasil): 4,90 milhões 
  2. Marília Mendonça (Brasil): 3,31 milhões 
  3. Jorge e Mateus (Brasil): 3,24 milhões 
  4. Andrea Bocelli (Itália): 2,86 milhões 
  5. Gusttavo Lima (Brasil): 2,77 milhões 

A CazéTV atingiu um enorme sucesso e adquiriu o direito de transmissão de 22 partidas da Copa na internet. Casimiro fez a negociação do direito de exibir as partidas com a Fifa em colaboração com a empresa LiveMode. No acordo, foram fechadas parcerias com o YouTube e o streamer negociou cinco cotas de patrocínio com grandes marcas para a distribuição do sinal para outros influencers. 

Casimiro exibiu todos os jogos do Brasil na Copa em suas lives, e ainda vai escolher alguns jogos para transmitir diariamente, além da grande final do mundial. 

Determinados conteúdos serão levados para o canal “Cortes do Casimito”, em que o streamer traz os melhores momentos dos jogos. 

Fora o YouTube, as partidas também foram mostradas na Twitch. Em ambas as plataformas, o acesso foi completamente grátis e ainda tinha comentários de jornalistas e creators parceiros de Cazé, como o humorista Diogo Defante, no Catar como correspondente com seu tradicional quadro “Repórter Doidão” com torcedores de seleções que participaram da Copa, junto ao Allan “Estagiário”.

Além deles, os repórteres Isabella Pagliari, André Hernan, Alexandre Oliveira, Rafael Morientes e Jackson Pinheiro também estiveram no Catar para a cobertura de Casimiro