Não é preciso ser um sneakerhead para ter pelo menos um par de tênis Adidas ou Nike – ou até mesmo um de cada – assim como um guarda-roupa de roupas esportivas de ambas as marcas.
As duas corporações multinacionais, multibilionárias, têm constantemente trilhado caminhos e enfrentado desafios enquanto continuam construindo seus respectivos impérios.
O Promoview esteve nas principais lojas da Nike e Adidas, duas das maiores marcas esportivas do mundo, para ver qual a melhor experiência de compra.
A-principal loja da Adidas é o paraíso do futebol e prestava homenagem à Copa do Mundo da FIFA.
A loja da Nike nos levou a um espaço de outro mundo e nos impressionou com sua coleção Sneakerlab.
A Nike continua a ser a principal potência do setor, com US$ 46,7 bilhões em vendas em seu ano fiscal mais recente. Já a Adidas relatou US$ 21,2 bilhões em vendas em 2021.
As lojas das marcas em Manhattan, Nova York, estão na vanguarda de suas estratégias de varejo físico e muitas vezes preveem tecnologias e características que serão implantadas em outros locais.
Com isso em mente, achamos que valia a pena visitar as duas principais lojas para comparar a experiência de compra. Acompanhe nossa jornada por esses paraísos das compras.
Primeiro, passamos na flagship store da Adidas. A loja fica próxima à Times Square e à Grand Central Station. Fica na esquina da Rua 46 com a Quinta Avenida, em um bairro agitado que movimenta grande parte do turismo da cidade. A loja foi inaugurada em dezembro de 2016 e se estende por 4.180 metros quadrados.
O túnel de entrada pode trazer alguns visitantes de volta aos seus dias de futebol no colegial.
O projeto da loja é baseado no “conceito de varejo de estádios” da Adidas, que se inspira nos estádios esportivos do colegial americano. O túnel da loja da Adidas, embora um pouco abaixo do esperado, nos faz sentir como se estivéssemos prestes a entrar em um estádio.
O primeiro andar estava cheio de camisas de futebol para os torcedores que planejavam torcer por seu time na Copa do Mundo.
Visitamos no final de outubro e novamente no início de novembro, e ao sair do túnel, vimos que o tema era futebol, em preparação para a Copa do Mundo da FIFA, que começou no dia 20 de novembro no Catar.
A Adidas, que é um fornecedor oficial da Copa do Mundo da FIFA, equipou suas vitrines do primeiro andar e manequins com camisas de futebol de todas as listras e cores.
O primeiro andar é onde você encontrará a experiência de compra mais personalizada da Adidas.
A flagship store Adidas oferece dicas de condicionamento físico em tempo real dos treinadores EXOS, sucos saudáveis e salgadinhos cocriados com a Grass Roots Juicery localizada no Brooklyn, uma mesa de concierge, um serviço de entrega de hotel para o mesmo dia, experiências de compras personalizadas, como a ferramenta de análise de movimento Run Genie, e muito mais.
O laboratório de customização permite a entrada do público e os preços variam de $10 a $35, dependendo do serviço.
Os clientes podem personalizar as camisas ou bermudas das seleções da Copa do Mundo acrescentando nomes ou números por 35 dólares.
Completando ainda mais a experiência no mundo do futebol, há uma mesa de pebolim no primeiro andar, disponível durante a Copa.
É outono em Nova York e é possível ver várias pessoas com rouas de corrida, por onde quer que se vá. Para os fãs do visual do traje de corrida Adidas, e como ele evoluiu dentro da cultura popular nos EUA: desde Run-DMC até a roupa de corrida em Round 6, da Netflix.
Algumas das coleções de tênis da Adidas incluem NMD_V3, Stan Smith, Superstar, Nizza, e Y-3. Entretanto, tanto o Superstar quanto Stan Smith são eternos clássicos.
A seção feminina teve várias interpretações das tradicionais calças de moletom.
Havia também estes fones de ouvido sem fio da Adidas que despertaram nosso interesse.
Eram poucas as opções de roupas para os jovens. Muitos itens tinham a assinatura da marca com três listras. A seção juvenil tinha várias opções diferentes de chuteiras e tênis de corrida.
As arquibancadas, com uma estátua do fundador da Adidas, Adolf Dassler, eram algo bem inesperado. A seção de golfe estava escondida na parte de trás do terceiro andar e mais difícil de ser vista a partir da área principal do andar.
Após a visita à Adidas, subimos cinco quarteirões até a 650 Fifth, onde a principal Casa de Inovação da Nike ocupa a maior parte do quarteirão.
A loja da Nike tem dois andares a mais do que a loja da Adidas. Ocupa 6.300 metros quadrados de imóveis de primeira linha na famosa Quinta Avenida de Manhattan.
Visitamos a flagship da Nike duas vezes: uma de manhã e outra no final da tarde. Às 16h30 a loja estava superlotada com pessoas entrando e saindo.
A Nike também tinha um arco de entrada que transportava os consumidores para uma dimensão fora deste mundo.
Enquanto a Adidas tinha uma estátua do fundador para comemorar sua história, a Nike colocou dezenas de lembranças dentro do hall de entrada.
A exposição apresenta Bill Bowerman e Phil Knight, cofundadores da Nike, e homenageia os legados de atletas femininas como as corredoras mundialmente famosas Jacqueline Hansen e Joan Benoit. Gostamos de ver a miscelânea de artefatos da Nike, mas achamos que eles poderiam ter sido colocados estrategicamente em outro lugar da loja. Como eles estão localizados na entrada, não se pode realmente parar por muito tempo sem perturbar o fluxo de pessoas.
Os funcionários eram mais acessíveis e cumprimentaram as pessoas. A música foi uma grande parte da experiência, tocando em um volume muito mais alto do que na Adidas.
Uma vez que chegamos ao primeiro andar da flagship da Nike, percebemos que o espaço era um grande tema. Modelos de tênis foram incorporados em displays futuristas que pareciam fazer parte da superfície de Marte. Sentimos que este tema poderia ser apreciado por todos os atletas, ao contrário do cenário futebolístico da Adidas.
Há bebidas Essex Squeeze gratuitas para os membros associados da Nike. A flagship store tem seis andares para os clientes explorarem, e em ambas as visitas, às vezes parecia que estávamos competindo por espaço com multidões de visitantes. Muitos dos visitantes eram turistas internacionais. Ouvimos com mais freqüência o francês e o espanhol sendo falados na loja.
Descobrimos que havia quiosques de autoatendimento localizados em cada andar, o que eu acho que ajuda a facilitar o fluxo do tráfego. Entretanto, estes quiosques são apenas para pessoas que têm o aplicativo Nike.
A Nike tem muito mais seleções de sutiãs esportivos e eles são exibidos de uma forma mais espalhada, utilizando realmente o espaço.
A Nike tinha seu próprio display de tecnologia, apresentando o Apple Watch Nike.
Estes relógios são esteticamente diferentes de outros relógios Apple, com faixas e mostradores exclusivos. Achamos interessante que os relógios foram colocados no segundo andar da seção feminina e nos perguntamos se eles estavam tentando atingir as mulheres.
A seção de vestuário masculino no terceiro andar não era muito concorrida, então continuamos a seguir as multidões enquanto eles subiam as escadas.
Sabíamos que tínhamos chegado ao local principal quando chegamos ao quarto andar e ao Sneakerlab da Nike, com a maior variedade de tênis Nike do mundo.
Após nossas visitas, pudemos ver facilmente como as experiências da loja são distintas entre Adidas e Nike.
Os projetos de design de interiores, por exemplo, eram muito diferentes: a Adidas optou pelo apelo dos estádios – atendendo claramente aos seus fãs de futebol – enquanto a Nike optou pela vibração multidimensional do espaço sideral.
Quanto às ofertas de varejo, sentimos que podemos escolher a Adidas para roupas de fitness e a Nike pelo estilo urbano e pelos tênis.