Várias marcas usam a beleza e a sexualidade para atrair a atenção do público e da mídia. O uso de atitudes sensuais e estímulos visuais são bastante comuns em campanhas publicitárias.
As ações que utilizam a sensualidade como tática buscam fortalecer a imagem da marca ou produto, ao relacioná-los ao charme, ao poder e ao prazer para estimular o consumo.
Porem,-e necessário ter atenção para que essa modalidade de ação não ultrapasse barreiras éticas e não fique algo apelativo. Basta lembrar uma época não tão distante aqui no Brasil, quando praticamente todas as cervejarias de massa colocavam mulheres de biquíni em suas campanhas, que ficaram tão parecidas umas com as outras que tornava até difícil saber de qual marca se tratava.
Só que essa situação mudou bastante no mercado de comunicação brasileiro e está em pleno vigor nos EUA, tanto nas ações publicitárias tradicionais quanto no caso das ativações e lançamentos.
Por exemplo, as produtoras de conteúdo para streaming têm adentrado no universo sexy com o intuito de proporcionar novas experiências em seus eventos.
O Savage X Fenty Show, produzido pelo Amazon Prime Video, é um especial de televisão do desfile anual da marca de lingerie Savage X Fenty, propriedade da cantora Rihanna.
O Prime Video, para celebrar o lançamento de Savage X Fenty Vol. 4, trabalhou com a Cat/Alina Productions para criar um evento sexy e cheio de photo opportunity para influenciadores.
Uma coisa que se pode esperar da superestrela global Rihanna é que qualquer coisa associada a ela vai aumentar as temperaturas, principalmente quando envolve sua marca de lingerie. A linha de moda inclusiva é tão popular, de fato, que seus desfiles foram objeto de quatro documentários independentes do Prime Video, com o último sendo lançado na plataforma em 9 de novembro.
O Savage X Fenty Show Vol. 4 é um “sedutor sonho de moda que mistura estilo, dança e música com a essência hipnótica da natureza noturna” – e essa é exatamente a vibração que o Prime Video teve em um evento de design para influencers, realizado no dia do lançamento na NeueHouse Hollywood.
Com o objetivo de celebrar o lançamento do Vol. 4, a experiência foi projetada como um oásis para os criadores, que chegaram vestidos com a última coleção da Savage X Fenty.
Zach Zumbusch, responsável pelo marketing de influência na Prime Video, disse que o visual do evento foi completamente inspirado pelo documentário Savage X Fenty Vol. 4.
“Da paisagem à iluminação, trabalhamos de perto com a equipe do Savage X Fenty para atingir as notas certas de forma criativa no design geral e na escala do evento“, explicou ele.
Ao longo do ambiente, cada espaço privilegiava os momentos fotográficos, que foram realçados com a presença de fotógrafos e diretores profissionais.
“O principal objetivo deste evento foi criar um belo conteúdo e promover o lançamento do programa através de experiências de conteúdo sob medida para os criadores, por isso quisemos garantir que todos recebessem os melhores resultados possíveis“, observou Cat Choate, sócia-diretora da Cat/Alina Productions, que idealizou e produziu o evento.
Dois momentos de conteúdo de vídeo tiveram seu próprio diretor e equipe de vídeo; houve também operações fotográficas fixas, além de fotógrafos itinerantes da Pop Social capturando fotos durante toda a noite, que foram imediatamente compartilhadas com os convidados através da tecnologia de reconhecimento facial.
“Queríamos que os criadores de conteúdo tivessem imagens da mais alta qualidade para seu próprio conteúdo compartilhado“, acrescentou Choate.
Os destaques das várias vinhetas incluíram “A árvore da Rihanna“, um aceno para a performance da Rihanna no espetáculo que se centrava em torno de um carvalho centenário.
“Assim, construímos uma maciça árvore central de 9 metros para apresentar o evento e mergulhar os convidados nas cenas surreais da floresta do programa, que também serviu como ponto focal da marquise, experiência fotográfica e pano de fundo para a noite“, explicou Choate.
A plataforma de streaming Hulu também realizou uma experiência imersiva que fez uso da sensualidade, para divulgar sua nova minissérie Bem-Vindos ao Clube da Sedução, disponível no Brasil pelo Star+.
Para promover a atração, o serviço de streaming tomou conta de uma balada gay de West Hollywood com dançarinos sem camisa e dinheiro customizado da marca.
Em uma grande saga de true crime, “Bem-Vindos ao Clube da Sedução” conta a história chocante de Somen “Steve” Banerjee, um imigrante indiano que virou o fundador do maior império de striptease masculino do planeta, sem deixar ninguém impedir seu caminho para o sucesso.
“Quando pensamos em ativações experimentais para apoiar nossa série e construir buzz, a equipe teve uma ideia que combinava com a energia do seriado em todos os sentidos – recriar uma experiência de clube, mas com uma reviravolta“, explicou Candice Ashton, vice-presidente sênior de publicidade, eventos e relações de talentos da Hulu Originals.
“Colocamos pessoas na porta com a promessa de um momento altamente compartilhável e divertido, mas acabamos trazendo-as para o mundo do programa, introduzindo elementos do enredo ao longo de sua jornada“.
No Rocco’s West Hollywood de 17 a 20 de novembro (até as 2 da manhã de cada noite), os visitantes puderam entrar na Experiência de Bem-vindos ao Clube da Sedução, realizada pela 1540 Productions, para uma amostra totalmente imersiva do programa. A ativação presencial transportou os convidados para West Hollywood de 1979, quando a história começou.
Ao chegar, os convidados entraram no bar principal onde um mestre de cerimônias deu início a uma experiência guiada de uma hora que incluiu clipes do seriado, duas apresentações de dançarinos, uma cabine de fotos e coquetéis.
Os convidados foram tratados com alguns “colírios para os olhos”, bem como produtos de marca que foram “comprados” com dólares personalizados. Ao longo da experiência, que foi gratuita e aberta ao público, mais de 4.000 pessoas participaram.
Marissa Kiersch, vice-presidente de marca e experiência da 1540 Productions, explicou que a Hulu selecionou o Rocco’s West Hollywood, uma boate gay bastante popular, porque “proporcionou um ambiente único para este evento, dado o local, o alto tráfego (tanto de pedestres quanto de veículos), e um ambiente que se enquadrava na visão criativa geral”.
Quanto às apresentações sensuais, Annie McAllister, produtora executiva da 1540 Productions, disse que a produtora de eventos trabalhou de perto com a equipe do estúdio da melhor maneira para traduzir o conteúdo da série em um evento ao vivo sabendo que estava trabalhando com uma propriedade que está diretamente relacionada a um IP existente e em operação.
“Ao trabalharmos com nosso coreógrafo e equipe de dança, precisávamos ter certeza de que os dançarinos ficariam sempre à vontade”. Ela acrescentou que a experiência foi projetada “para seguir o arco do programa, com os bailarinos começando como uma ‘bagunça’ trabalhada e evoluindo para a coreografia primorosa pela qual o programa é conhecido hoje“, concluiu.