As marcas Budweiser, Brahma e Adidas foram as mais citadas nas redes sociais pelos brasileiros no decorrer da Copa do Mundo.
É esse o resultado mostrado por uma pesquisa realizada pela plataforma Stilingue, que fez uma análise das postagens nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Tumblr, além de portais, blogs e fóruns entre 20 de novembro e 14 de dezembro de 2022.
O Promoview já de uma previa sobre esse mesmo estudo em um post sobre o impacto da Copa nas redes sociais.
Conheça-as 5 marcas mais citadas de acordo com o estudo da Stilingue:
- Budweiser (60,8% das menções)
- Brahma (18% das menções)
- Adidas (7,4% das menções)
- Nike (2,8% das menções)
- Visa (2,1% das menções)
O estudo abrangeu as marcas patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo, as apoiadoras da Confederação Brasileira de Futebol e as mostradas nos comerciais das exibições de TV (Globo/Sportv).
“A segunda tela está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas ao acompanharem eventos em tempo real. Coletar e entender essas conversas dos consumidores é fundamental para as marcas traçarem estratégias alinhadas aos objetivos de negócio – e que gerem identificação e engajamento com o público”, declarou Menê Morgado, head de insights da Stilingue.
Conforme a pesquisa da plataforma, o trabalho de Bud e Brahma, marcas da Ambev, com influenciadores e celebridades, além das promoções que entregaram prêmios, foram o centro das atenções dos torcedores.
A Stilingue menciona como exemplos o sorteio de uma camisa com autógrafo de Neymar no dia da partida do Brasil contra a Coréia do Sul e o sorteio de chopeiras da Brahma, autografadas por influenciadores, em ações realizadas no Twitter.
Público mais amplo
De acordo com Maurício Landi, diretor de marketing de Brahma, a marca se juntou a criadores de conteúdo e influenciadores para atingir a parte da população que não é fanática por futebol, mas assiste o esporte durante a Copa do Mundo.
“A Copa do Mundo não é só sobre futebol. Brahma entendeu que precisava abordar o assunto de forma mais abrangente, olhando todo o ecossistema, que envolva influenciadores como ex- BBBs e cantores de sertanejo, por exemplo“, aponta Maurício.
Contêineres da Bud
A Budweiser, que entrou em uma crise de imagem no início da Copa por conta da proibição da venda de bebidas alcóolicas no entorno dos estádios, revelou que todo o carregamento de cervejas que seriam comercializadas no Catar será dado ao país campeão da competição
Desse modo, ao mesmo tempo que o Brasil continuava sua jornada na Copa, a Bud espalhou contêineres em pontos turísticos de algumas cidades brincando com a possível conquista do título pela Seleção Brasileira.
O Rio de Janeiro, com a Praia do Botafogo; Fortaleza na Praia de Iracema; São Paulo, no o Parque do Ibirapuera e Santos, no EcoPorto, foram os lugares pelos quais a ativação passou no decorrer da competição.
“Fomos rápidos em entender o que poderia ser feito para causar barulho nas redes sociais. A ação do contêiner nasceu como uma brincadeira, mas ao longo da Copa entendemos a relevância que ela foi ganhando. Trouxemos a agilidade da rede social para a vida real, também para gerarmos conversas com os consumidores“, disse Carolina Caracas Gargione, head de marketing de Budweiser no Brasil.
Troféus para os melhores das partidas
A Bud também teve destaque nas redes sociais por ser a patrocinador do troféu “Player of the match”, entregue aos melhores jogadores de cada partida do campeonato. Segundo Carolina, a marca conseguiu contar novas histórias ao colocar um parceiro para entregar o prêmio.
“Inserir um influenciador ou um parceiro da marca para realizar a entrega do troféu foi uma maneira de trazer o conteúdo para o país. Assim, além do prêmio, criamos novas histórias para entrarmos de forma pertinente no assunto e na vida das pessoas”, afirma a diretora de Bud.