Ambientalistas estão tomando medidas legais contra a Fifa por supostamente fazer propaganda enganosa de uma Copa do Mundo ecologicamente neutra. A associação já havia sido advertida anteriormente para remover a publicidade “enganosa”.
A Comissão de Integridade Suíça está processando a FIFA depois que ambientalistas suíços apresentaram uma queixa sobre supostas propagandas enganosas sobre a neutralidade climática da Copa do Mundo no Catar.
“Podemos confirmar que um procedimento relacionado está em andamento“, disse o assessor jurídico Reto Inglin ao jornal diário suíço “Blick”.
Por-tras da reclamação está a Aliança Suíça pelo Clima – sua acusação é que a FIFA está fazendo “greenwashing“. São métodos de divulgação que vendem uma imagem ecologicamente correta ao público sem uma base sólida para isso.
Reclamações da Grã-Bretanha, França e Bélgica também foram encaminhadas às autoridades suíças, já que a Fifa tem sua sede em Zurique. Mesmo antes do início da Copa do Mundo em 20 de novembro, órgãos alemães de defesa ao consumidor advertiram a FIFA sobre o “greenwashing” e exigiram que as propagandas “enganosas” fossem removidas. Se a Fifa não responder a isso, eles se reservam o direito de tomar medidas legais, foi dito na ocasião.
A Fifa tinha anunciado a Copa do Mundo em seu site como o primeiro “torneio completamente neutro do ponto de vista climático”. Entretanto, pesquisas feitas por vários meios de comunicação, pesquisadores climáticos e ambientalistas chegaram à conclusão de que a alegação da Fifa sobre o clima era enganosa. A Fifa tem negado reiteradamente estas acusações.
“Gostaríamos que a Fifa investisse seus recursos para evitar emissões em vez de fazer greenwashing“, disse Christian Lüthi, Diretor Geral da Climate Alliance.
“Estamos confiantes de que a Comissão condenará as violações da Fifa à publicidade legal e, assim, fazer uma declaração explícita envia um sinal ao órgão dirigente do futebol mundial”, completou.
A Comissão de Integridade Suíça é uma fundação independente de auto-regulamentação no setor de comunicação. Ela tem princípios claros para declarações ambientais na publicidade. As sentenças da Comissão de Integridade não têm força de lei.