A tecnologia de som espacial 360 Reality Audio da Sony agora é capaz de suportar shows de música ao vivo, prometendo aos ouvintes uma experiência mais imersiva para eventos transmitidos através da Internet.
A tecnologia, disponível agora nos alto-falantes da empresa japonesa de eletrônicos, faz uso de “som espacial baseado em objeto” para fornecer um campo sonoro tridimensional.
No-dia 22 de dezembro, a empresa revelou que esta tecnologia pode agora ser aplicada a apresentações ao vivo enquanto estão sendo transmitida on-line via streaming, em uma estreia global para esta tecnologia de distribuição sonora em tempo real.
Para demonstrar a tecnologia, a cantora Hikaru Utada vai transmitir seu show da turnê 40 Dai-Wa-Iroiro em 19 de janeiro de 2023. É gratuito para as primeiras 10.000 pessoas que se inscreverem.
Os participantes precisam instalar o aplicativo 360 Reality Audio Live, da empresa americana StreamSoft, com a qual a Sony colaborou, e fones de ouvido para sintonizar.
De acordo com a Sony, esta tecnologia de áudio imersiva faz uso de um codificador em tempo real que artistas e engenheiros de som podem usar para criar uma performance sonora 3D mais realista.
Os engenheiros de som primeiro atribuem informações de posição a cada fonte sonora, como vozes, guitarras e bateria, e as organizam em um espaço esférico. Com uma ferramenta de software da Sony, eles podem posicionar as fontes de som de forma livre e instantânea, e criar um som com efeito 3D.
Para uma apresentação ao vivo, isto tem que ser feito em tempo real, instantaneamente. Com o algoritmo de processamento da qualidade sonora da Sony, a quantidade de informação (taxa de bits) dada a cada fonte sonora (objeto) pode ser automaticamente otimizada, sem reduzir a qualidade sonora.
Isto permite uma distribuição em tempo real sincronizada com vídeo, comprimindo os dados de áudio por um curto período de tempo, de acordo com a empresa japonesa.