MICE

ABBV fecha 2022 com saldo positivo e boas perspectivas para 2023

Após mais um ano de bastante trabalho, a Associacao Brasileira de Blogs de Viagem fechou 2022 com chave de ouro e revela alguns dos acontecimentos importantes que marcaram este período.


A ABBV (Associacao Brasileira de Blogs de Viagem) celebrou 10 anos de fundação em 2022. Uma data marcante, que fortalece o compromisso da instituição em acreditar no potencial dos associados e buscar cada vez mais inspirar e apoiar criadores de conteúdo em suas jornadas.

Temos muito orgulho de ser a primeira entidade de classe de criadores de conteúdo digital na América Latina, com alto desempenho colaborativo e credibilidade junto a empresas de diversos segmentos. Por isso, é muito importante ver o quanto nosso trabalho segue se consolidando, sempre com foco em alavancar a economia do turismo no Brasil e oferecer oportunidades para que os blogs de viagem sigam crescendo”, afirmou a entidade.

Após mais um ano de bastante trabalho, a ABBV fechou 2022 com saldo positivo. Confira alguns dos acontecimentos importantes que marcaram este período:

Nova Diretoria

Uma nova diretoria assumiu a gestão da ABBV no meio do ano, para o biênio 2022 a 2024, com o compromisso de ampliar as ações da diretoria anterior. A chapa única foi eleita por unanimidade durante o Seminário 2022. 

Além da capacitação interna dos associados, que a ABBV sempre teve como marca, o objetivo da nova diretoria é aproximar, cada vez mais, os blogs e o trade, ampliando a atuação conjunta da ABBV com agências e operadoras de viagem, DMCs, TMCs, companhias aéreas, feiras e órgãos oficiais de turismo.

Eventos de sucesso

O ABBV Meeting, que contou com mais de 500 participantes, presencialmente e virtualmente, além de diversos painéis sobre criação de conteúdo e oportunidades de negócio, foi realizado para promover, na prática, a aproximação entre blogs de viagem e o trade turístico.

Criadores de conteúdo tiveram a oportunidade de trocar informações e ideias com agentes de viagem e outros profissionais do mercado de turismo, ampliando o networking e as possibilidades de negócios no maior evento já produzido pela associação.

Foram apresentados painéis com diferentes temas, que contaram com a participação de profissionais de diversas áreas, incluindo blogueiros associados à ABBV, sempre em busca de apresentar oportunidades de blogs e agentes trabalharem juntos.  

Entre os temas abordados no ABBV Meeting 2022, se destacaram: Como produzir conteúdo para viagens e nichos, Turismo Responsável, Monetização com Programas de Afiliados, Criação de Conteúdo em Multiplataformas, Técnicas de Escrita, SEO e Storytelling.

O tradicional Seminário ABBV, foi outro evento realizado em 2022, com painéis sobre diversidade, narrativas afetivas, infoprodutos, conteúdos técnicos, entre outros. No decorrer do seminário, foi apresentada a nova identidade visual, finalizando o ciclo de trabalho da antiga diretoria.

A organização ainda contou com uma série de treinamento sobre Desenvolvimento Pessoal, bate papo com a Seguros Promo e Parceiros Promo, o curso “Google Analytics 4 para Blogs de Viagem, e um treinamento sobre Letramento em Diversidade, com o Guilherme Soares Dias, que já estava encaminhado pela diretoria 2020/2022.

Divulgação de pesquisa

O ABBV Meeting também teve a divulgação do resultado da pesquisa “Importância dos Blogs de viagem sobre o turista brasileiro”, uma iniciativa da ABBV em colaboração com a Idealis Research.

A nova edição da pesquisa foi realizada 10 anos depois da divulgação da primeira, feita em 2012, para descobrir o que mudou no comportamento do turista brasileiro.

Os dados revelaram que os blogs são a principal fonte de pesquisa sobre destinos de viagem para a maioria dos entrevistados (53,2%), o que reforça a importância de produzir um conteúdo cada vez mais relevante e mostra que há boas chances de monetizar oferecendo produtos e serviços buscados pelos viajantes. Confira aqui o resultado completo.

Blogueira da ABBV premiada

E para encerrar 2022 com chave de ouro, mais um associado da ABBV recebeu um prêmio importante, assim como já ocorreu em anos anteriores.

Fernanda Scafi, autora Blog “Tá indo pra onde?”, foi a vencedora da categoria Revelação do Prêmio Europa de Comunicação, realizado pela Comissão Europeia de Turismo (ETC) no Brasil, que é formada pelos escritórios de turismo da Espanha, França, Itália, Noruega, Portugal, República Tcheca e Suíça.

Perspectivas para 2023

Para 2023, A ABBV tem o objetivo de continuar compartilhando conhecimento especializado e formando uma rede de parceria com empresas de diversos segmentos e ampla experiência no mercado.

Já estamos preparando a curadoria do Seminário 2023, exclusivo para associados, e uma nova edição do ABBV Meeting, ainda maior do que o de 2022. Outro destaque para 2023 é a ampliação da parceria na WTM Latin America, o principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina. Queremos que cada blog associado da ABBV possa conseguir transformar uma simples viagem em uma experiência inspiradora, compartilhável e rentável, o que ajuda também a alavancar a economia do turismo no Brasil”, conclui a associação.