A Guru é uma agência catarinense que tem como lema criar um conjunto de experiências sempre pensando em ir além.
A empresa atingiu nos últimos cinco anos o patamar nacional no mercado de brand experience por meio de eventos, ações e digital.
A partir do encontro de três profissionais, Rafael Almeida, Tiago Basso e Guilherme Batista, que trabalhavam separadamente com assessoria de imprensa, produção e promoção de eventos, surgiu, em 2017, essa agência com o propósito de contar histórias que contemplem múltiplos pontos de contato entre cliente e marca.
“Cada um de nós trabalhava em uma ponta diferente de atendimento, eu trabalhava com comunicação, Kaká com produção e Gui com promoção de eventos, e faltava esse meio de campo essencial: uma agência de criação para unir todas as pontas“, afirmou Rafael Almeida, COO da Guru.
Além da Guru, Rafael também é dono da Koi Comunicação, assessoria de imprensa da Região Sul encarregada por grandes contas como Ambev, XP Investimentos e iFood.
Com o nome “Guru360“, a agência surgiu exatamente com o propósito de conseguir realizar todas as entregas necessárias em qualquer ativação de marca.
A Guru tem como principal cliente a regional Sul da cervejaria Ambev, e realizou seu primeiro grande projeto no Carnaval Skol de Florianópolis, em 2017, e também promoveu ativações da Uber nos beach clubs de Jurerê.
“Queríamos contemplar todas as frentes de uma entrega de comunicação, não deixando nenhuma ponta solta“, detalha Tiago Basso, conhecido como Kaká, CEO da Guru.
“Quando começamos, tínhamos somente um atendimento, um designer e um financeiro, hoje já somos mais de 40 profissionais inteiramente dedicados em criação, digital, produção e ativação“, completa ele.
Primeira conta nacional
Em 2019, depois ter feito alguns projetos pontuais no final do ano anterior, a agência ganhou a conta nacional da Cerveza Patagonia, cervejaria argentina que tinha acabado de chegar no Brasil e procurava uma empresa para realizar seu planejamento e execução.
“Na época, quando nossa base ainda era em São José, criamos um war room em uma sala separada no mesmo prédio especialmente para esse projeto“, recorda Guilherme Batista, CFO da Guru.
“Todo o IMC (Integrated Marketing Campaign) da cervejaria em território nacional foi criado por nós, incluindo conceituação, criação de identidade visual, comunicação, produção e toda a execução“, aponta ele.
Também em 2019, a agência foi responsável pelo evento proprietário “Circuito Patagonia“, que criou uma experiência verdadeiramente argentina para os amantes da cervejaria, em Porto Alegre, Florianópolis, Blumenau e Curitiba.
No ano seguinte, em Florianópolis, no Carnaval de 2020, a Guru atendeu de novo a Skol, patrocinadora oficial da celebração na Ilha, com o “Latão Skol”, um ônibus exclusivo que passava pela recém reinaugurada Ponte Hercílio Luz, além da ativação do Vip Room Skol na Passarela Nego Quirido.
Superação da pandemia
Logo depois a festividade, as atividades da agência foram atingidas pela pandemia, com a limitação de circulação de pessoas e suspensão de eventos.
A equipe inteira passou a trabalhar em regime de home office, e o desafio de pensar fora da caixa, para um mundo sem experiências presenciais, marcou esse período de transição.
“Precisávamos arrumar recursos fora do presencial, pois não existia mais a possibilidade de experiência física. Era necessário criar ações digitais e maneiras de usar a internet para enriquecer essa experiência, utilizando plataformas online”, revela Kaká.
Dentro dessa vertente, veio o primeiro projeto relacionado às celebrações germânicas, quando a cervejaria Brahma liderou uma campanha para resgatar a história da Oktoberfest de Blumenau, cuja edição tinha sido interrompida naquele ano, trazendo uma programação em formato live de dez horas, com bandas alemãs, transmitida diretamente do Palácio Planetapeia, na capital brasileira da cerveja.
Em 2022, com a retomada econômica pós-pandemia, a agência deu um salto, expandindo a equipe e mudando sua sede para Florianópolis.
Esse movimento também foi acompanhado da chegada da Draftline dentro do seu quadro de colaboradores, projeto da Ambev de gerir um time, dentro de uma agência local, conectado ao marketing das suas marcas, focado em criatividade e planejamento e sempre atento às conversas nas redes sociais, para incorporar as marcas dentro das oportunidades de social listening, operando os três estados do Sul através da Guru.
“Nós queremos sair da caixa de ‘agência padrão’, pois sentimos que é um conceito engessado”, relembra Guilherme.
“Pensamos e executamos algo muito além do que a maior parte das agências, justamente por termos essa disrupção no nosso DNA”, completa.
Oktoberfest de Blumenau consolida agência
Em abril de 2022, a Ambev revelou Spaten como a cerveja oficial da 37ª Oktoberfest de Blumenau. Das quatro décadas de história do tradicional festival alemão, três delas tiveram a participação de marcas da cervejaria, o que deixou um legado para o público blumenauense, e a companhia trouxe com Spaten uma das maiores autoridades em cerveja, com tradição cervejeira desde 1397, uma das primeiras puro malte do mundo e criadora do seu próprio estilo, o Munich Helles.
O projeto cenográfico da celebração foi assinado pela Guru, inspirado na história para traçar uma visão de futuro.
“A Oktoberfest é o lugar onde a tradição se encontra com a vanguarda. É com a autoridade e a atemporalidade de Spaten que quisemos honrar suas origens e, ao mesmo tempo, brindar o novo”, ressalta Rafael.
O projeto traduziu esse objetivo através de temáticas para os três setores da Vila Germânica: os Pavilhões 1 e 3 dedicados a Munique e Blumenau, respectivamente, sendo unidos pelo Pavilhão 2, com decoração que representava a cervejaria Spaten.
A equipe da Guru escolheu o Enxaimel (Fachwerk, em alemão), para trazer um elemento arquitetônico visual perceptível, que fizesse uma costura identitária dessa viagem no espaço-tempo.
Essa técnica construtiva milenar, aperfeiçoada na Alemanha durante a Idade Média, continua em evolução, sendo também usada em construções contemporâneas.
No Brasil, o enxaimel está presente nas edificações coloniais, principalmente em Blumenau, e para transformar o conceito em cenografia real e palpável, o projeto combinou madeira, luzes de LED e plantas, seguindo princípios de Ecodesign, como Modularidade e Baixo Impacto Ambiental, conectando o projeto cenográfico com os objetivos de sustentabilidade do evento.
A agência também foi responsável pela criação e operação do Camarote Spaten, espaço exclusivo da cerveja oficial da celebração, que trouxe de maneira inédita shows nacionais para a festividade, incluindo Pocah, Thiago Martins, Buchecha, Thiaguinho, 3030, Pedro Sampaio e Jeito Moleque.
Com dois andares, terraço, área de shows restrita e ambiente climatizado, o público teve a oportunidade de curtir as apresentações com exclusividade, além de ter uma visão privilegiada em seu segundo andar com vista para os pavilhões.
O espaço exclusivo de Spaten teve open bar de chope, destilados e não alcoólicos, e open food de culinária alemã preparados pelo Benkendorff Kaffee, uma famosa confeitaria local.
Além disso, depois de participar de uma concorrência nacional, a Guru foi consagrada como agência nacional de experiência da Spaten, realizando os Spaten Gartens, eventos proprietários que trouxeram grandes artistas nacionais para shows em Recife, Belo Horizonte e Brasília.
“Algo que nossos clientes sempre comentam é sobre a confiança em passar seus projetos para nossa agência“, celebra Kaká.
“Enquanto outros hesitam diante da complexidade, nós conseguimos planejar e respeitar os prazos, pois se tem algo que a Guru sabe fazer, é entregar“, conclui.
Perspectivas para 2023
A Guru fecha 2022 como o ano mais marcante de sua história com importantes conquistas, consolidando seu futuro em brand experience.
Em 2023, a Guru continua sendo a agência de experiência de Spaten, renova seu contrato anual com a Cerveza Patagonia, também iniciando novos projetos com Redbull e Karsten, além da gigante Diageo, que acaba de fechar um contrato para conteúdo de eventos, conectando a Guru em grandes projetos no decorrer do ano.
“Somos uma agência de Florianópolis que atingiu um patamar de clientes importantíssimos do cenário nacional“, comemora Kak.
“Estamos preparando uma sede também em São Paulo para nos aproximar ainda mais dos nossos clientes, sempre mantendo em nosso DNA a dedicação extrema aos projetos“, finaliza.