O Uber Moto, que tinha sido lançado em São Paulo no dia 05/01, deve permanecer suspenso por período indeterminado na cidade. A prefeitura anunciou a criação de um grupo de trabalho para verificar a viabilidade e a segurança do serviço e, a modalidade vai continuar sob veto, enquanto a análise não for finalizada.
A decisão ocorre após uma reunião do CMUV (Comitê Municipal de Uso do Viário) e de representantes da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB). O comitê exigiu a apresentação de uma proposta formal de prestação de serviço com detalhes relacionados à segurança para passageiros e motoristas.
O grupo de trabalho vai “discutir de que forma a atividade pode ser oferecida de forma legal e com a maior segurança possível”. O órgão terá representantes de empresas interessadas, motociclistas e especialistas.
O Uber Moto será oferecido para os usuários se movimentarem pela cidade de forma conveniente, por um preço menor do que o do UberX, e com a mesma confiança já oferecida pelos recursos de segurança disponibilizados pela plataforma da Uber.
Com a chegada do Uber Moto na cidade, os paulistanos terão a oportunidade de pedir viagens com motocicletas da mesma maneira que já utilizam as outras modalidades, no mesmo aplicativo.
“Antes de desembarcar nas duas maiores cidades brasileiras, passamos mais de dois anos estudando o uso do produto em diversos lugares e avaliamos o comportamento que o Uber Moto teve em diferentes municípios brasileiros. O que percebemos é que, além dos deslocamentos rotineiros, existe um uso constante de chegada e partida de estações e terminais de ônibus, trens e metrô, comprovando que esse é um produto que também complementa o deslocamento de usuários que utilizam a malha pública de transportes“, afirma Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber no Brasil.
Para se cadastrar no aplicativo da Uber e dirigir na nova modalidade, o motociclista parceiro deverá ter CNH definitiva com a observação de atividade remunerada (EAR).
Segurança
Todas as viagens feitas com a Uber – incluindo agora também o Uber Moto – incluem, entre outras medidas, a checagem de antecedentes dos parceiros e dão aos usuários a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e sua localização no mapa, em tempo real.
Uma série de recursos de segurança são oferecidos pela plataforma da Uber em todas as viagens, como seguro para acidentes pessoais tanto para usuários quanto para parceiros.
A Uber possui uma série de vídeos educativos desenvolvidos em parceria com especialistas em segurança viária, além de um podcast para os usuários e motociclistas que usam o Uber Moto para se deslocar nas cidades onde a modalidade está disponível, estimulando a direção segura e o respeito às leis de trânsito. A segurança de todos é o principal tema discutido que visa diminuir os riscos de qualquer tipo de acidente.
Os conteúdos são enviados para usuários e parceiros que utilizam a modalidade e também podem ser acessados por motoristas a partir do aplicativo Uber Driver.
Com relação às medidas para enfrentamento à Covid, a Uber orienta todos os seus parceiros e usuários para que sigam o que determinam as autoridades locais de saúde. A empresa também contratou um especialista para validar recomendações específicas para o Uber Moto. O trabalho foi realizado pelo médico Alexandre Naime Barbosa, que é chefe do Departamento de Infectologia da Unesp e consultor para Covid-19 da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Associação Médica Brasileira.
Entre as sugestões que serão informadas aos usuários e parceiros estão a limpeza de mãos e superfícies da moto com álcool em gel, que os usuários levem seus próprios capacetes, ou que capacetes extras sejam higienizados com produtos específicos e usados com toucas higiênicas. Todas as ações da Uber relacionadas à pandemia podem ser conferidas no site.