Tech

Coreia do Sul lança oficialmente o metaverso da cidade de Seul

Além de serviços, os usuários poderão visitar virtualmente muitas das atrações da cidade, acessar documentos oficiais, e muito mais.


Na Coreia do Sul o metaverso é assunto de interesse público, literalmente. Em Seul, a capital do país, o Governo Metropolitano lançou o Metaverso Seul, que permite aos moradores o acesso a diversos serviços da cidade através do ambiente virtual.

Oh-Se-hoon, prefeito de Seul, anunciou no dia 16 de janeiro o lançamento da primeira fase do projeto. O universo digital foi lançado em versão beta no ano passado para alguns milhares de usuários, mas agora está amplamente disponível nas lojas de aplicativos Google Play e Apple.

Além de serviços, os usuários poderão visitar virtualmente muitas das atrações da cidade, acessar documentos oficiais, fazer reclamações e tirar dúvidas sobre assuntos importantes, como o preenchimento de impostos municipais, por exemplo.

Neste primeiro momento, foi estimado que o governo gastou cerca de 1,6 milhões de dólares no projeto. Para Oh, o grande objetivo da próxima fase será tornar o Metaverso Seul mais acessível para idosos, que podem ter problemas para se deslocar pessoalmente para os escritórios da cidade. Mais de 17% da população da Coreia do Sul tinha mais de 65 anos em 2022, de acordo com dados da Statistica.

“O Metaverso Seul será uma importante ferramenta de comunicação para os cidadãos no novo normal”, disse o prefeito de Seul, Oh Se-hoon, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira. “É um serviço administrativo inclusivo que todos podem usufruir sem qualquer obstáculo de tempo e espaço.

Os usuários também podem jogar em uma réplica virtual do Seoul Plaza e visitar o gabinete do prefeito. Dez pontos turísticos populares de Seul foram recriados, incluindo o Palácio Gyeongbokgung, a Vila Bukchon Hanok, o Dongdaemun Design Plaza, o Parque Florestal de Seul, o Rio Han e a Torre Lotte.

Com 52 milhões de residentes, a Coreia do Sul tem uma das velocidades de internet mais rápidas do mundo. Muito por isso, o país liderou várias ações em torno do metaverso e é destaque em vários setores de tecnologia, inovação e até no ramo dos esportes eletrônicos, os e-sports.

Estima-se, de acordo com o governo sul-coreano, que a partir de 2023 os principais festivais culturais de Seul também serão realizados no metaverso. Eles serão abertos a turistas virtuais do exterior, independente da distância.