Empresas desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento de comunidades onde atuam e, cada vez mais, são responsáveis pelos seus legados sociais.
A Beiersdorf, holding alemã referência em cuidados pessoais, tem em seu propósito Cuidado Além da Pele a missão de promover os valores da companhia na forma como se relaciona com as pessoas em sua cadeia de valor, contribuindo para uma sociedade com mais diversidade, equidade e inclusão.
Neste sentido, iniciativas para a população LGBTQIA+, com um olhar especial para a comunidade trans, têm se destacado no trabalho de responsabilidade social da companhia nos últimos anos com o apoio da principal marca do grupo, Nivea, por meio do propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões.
Ações de dentro para fora
A Beiersdorf prioriza a transformação do modo de trabalho com o intuito de promover um ambiente corporativo seguro e com representatividade, além de influenciar a cultura e as políticas organizacionais com foco no desenvolvimento profissional.
Um dos primeiros projetos foi a criação de um Comitê de Diversidade e de cinco Grupos de Afinidade (GA) compostos por pessoas colaboradoras voluntárias que discutem temas voltados para grupos que fazem parte desta jornada de transformação: LGBTQIA+, pessoas negras, pessoas com deficiência, gerações e gêneros. O GA Toque Colorido dialoga sobre pautas ligadas à população LGBTQIA+.
Um dos grandes projetos, foi a idealização da primeira Cartilha de Diversidade, Equidade e Inclusão da Beiersdorf para tangibilizar os compromissos da empresa com pessoas negras, idosos, mulheres, público LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
O material tem a intenção de promover um conhecimento profundo, de simples compreensão e transformador na vida de cada indivíduo. “Esse é um passo importante rumo a um futuro mais inclusivo e equitativo. A cartilha resume nossos objetivos e nossa missão enquanto marca que busca cuidar das pessoas em todas suas particularidades, entendendo suas histórias e as apoiando onde for necessário”, comenta Jean Henry, gerente de Recursos Humanos e líder da Agenda de Diversidade da companhia.
A Cartilha de DE&I é um material didático que orienta pessoas a agirem de forma consciente e responsável, combatendo preconceitos, discriminação e racismo. No capítulo sobre diversidade de pessoas LGBTQIA+, por exemplo, há um trecho que orienta como pessoas aliadas, que não fazem parte da comunidade, podem fazer a diferença em um movimento de transformação.
“Posicione-se: o papel de pessoa aliada só funciona quando há ação. Seja para acolher uma pessoa que foi discriminada ou constrangida; dar retorno a quem cometeu algum deslize ou causou constrangimento. Há diversas formas diferentes de ser ativo no combate às discriminações, avalie o cenário onde sua atuação será necessária e escolha a melhor forma de agir — seja reagindo na hora, interrompendo a situação ou falando particularmente com as pessoas envolvidas depois”.
A Nivea também integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ ao lado de outras 150 empresas signatárias dos dez compromissos que visam orientar práticas corporativas para promover um ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas da comunidade e também sensibilizar e educar para o respeito aos seus direitos.
“Aderir ao fórum foi um grande passo para a jornada da Nivea e representa o nosso empenho em transformar o ambiente de trabalho e criar espaços cada vez mais seguros. Temos diálogos muito ricos neste fórum e percebemos que o mercado está seguindo em uma ótima direção”, afirma Christian Goetz, presidente da Nivea no Brasil.
Os 10 Compromissos da NIVEA com a Promoção dos Direitos LGBTI+ são:
1. Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+
2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+
3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+
4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+
5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+
6. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing
7. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes
8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+
9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor
10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade
O Toque que Transforma
Nivea entra no terceiro ano de sua jornada de propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões. A marca firmou parcerias e desenvolveu projetos durante o ano todo para fortalecer parcelas da população que mais sentem falta do cuidado do toque humano. Entre estes públicos, está a comunidade LGBTQIA+ com olhar especial para a população trans.
A marca é parceira da TODXS, organização do terceiro setor, que promove a inclusão de pessoas LGBTQIA+ na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança. O projeto TODXS Embaixadorxs, apoiado pela Nivea, já impactou mais de 250 pessoas de 25 localidades do Brasil. Deste total, mais de 25% são pessoas trans e mais de 70% são pessoas não-binárias.
Já com a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), Nivea apoia o programa Empodere-se que, em duas edições reuniu 390 pessoas de 60 organizações filiadas à associação, sendo três delas legalizadas após a participação no curso.
Ao todo, mais de quatro mil pessoas já foram impactadas indiretamente pelas capacitações. Nivea ainda promoveu o resgate do Projeto Somos como parte da campanha Orgulho na Pele de 2022.
O programa é uma incubadora de iniciativas e assessoria a projetos sociais que atuam na pauta LGBTQIA+ na qual mais de 1,2 mil pessoas foram beneficiadas, 12 organizações se envolveram e foram movidas duas ações na justiça pelos direitos de pessoas LGBTQIA+. A marca ainda apoiou a criação da primeira sede da história da ABGLT, em São Paulo, financiando a manutenção do espaço e da equipe da entidade.
Na mídia, Nivea também incentiva a representatividade trans com pessoas influenciadoras: já contou com Ana Carolina Apocalypse, influenciadora trans de 65 anos, em campanhas recorrentes no Instagram, e a cantora Liniker em projetos especiais, como o lançamento do videoclipe da música “Baby95” com inserção de produtos Nivea, a interpretação de histórias inspiradoras na websérie “Um Toque que Transforma”, além de campanhas de produtos.
Agora, a marca aposta na parceria com pessoas trans de influência nas redes sociais em todo o Brasil. “É nítido o quanto as empresas e a sociedade estão mais atentas a dialogar para fortalecer as oportunidades de inclusão. Na publicidade, acreditamos que esse tema deve ser uma prioridade e uma forma eficiente de levar essas pautas para o dia a dia das nossas pessoas consumidoras”, afirma Andréa Bó, diretora de Marketing da Nivea.
Em 2023, Nivea dará continuidade às parcerias com a TODXS e a ABGLT, além de campanhas para incentivar e fortalecer as jornadas de pessoas trans no País.