Como ser humano habitante desse planeta e profissional do live marketing, nas últimas semanas nossa timeline, grupos de whatsapp e papos de café, tem pelo menos alguns desses assuntos tilintando fortemente, senão todos: Lojas Americanas, BBB23, Documentário Boate Kiss, Golpe da Formatura, Caso Daniel Alves e Chatgpt.
Como pessoa física até posso escolher não me aprofundar ou acompanhar tais assuntos, mas destaco, que como pessoa jurídica do setor de Comunicação e em especial de Eventos alienar-se não é bom negócio, inclusive pode trazer prejuízos graves, então aproveitar para um benchmark e direcionar ações é melhor estar atento.
No-caso das Lojas Americanas, num resumo bem raso, foram percebidas “inconsistências contábeis” (adorei esse verbete) de R$ 20 bilhões nos balanços da empresa, com isso uma queda de suas ações, instabilidades nas vendas online e uma indefinição para 44.000 funcionários. E uma das primeiras mudanças foi o “não” patrocínio ao programa Big Brother que era em torno de R$ 105 milhões, faltando uma semana para o início da atração, mas outra empresa de e-commerce – Mercado Livre – entrou nessa cota máster (sacada deles hein e sorte da Globo!). No caso das Lojas Americanas, a situação financeira da mesma, não era notória no mercado, mas acompanhar reportagens, balancetes e notícias da parte financeira de empresas, setores industriais é bem saudável para definir parceiros estratégicos, patrocinadores e até mesmo clientes. Pois o rombo em empresas, podem até ser redimensionados e solucionados, mas para você agência de eventos e produtor, pode ser fatal. Pesquise criteriosamente: notícias, SERASA, Reclame Aqui e conversa com pares.
No caso do BBB23, além desse link com o item anterior, perder um patrocinador máster as vésperas do seu projeto, além de desestabilizar na planilha, impacta em toda uma logística que já está de pé e precisa se manter. Um novo patrocinador veio, mas a primeira “prova do líder” teve que ser remodelada em tempo recorde. Ter domínio e tranquilidade na Gestão de Projeto, bons contatos comerciais, uma equipe antenada e proativa, facilitam quando planos B precisam emergir.
No caso do Documentário da Boate Kiss, baseado no livro “Todo dia a mesma noite”, algumas críticas surgiram, onde as pessoas consideraram “desnecessário” o filme que supostamente explora o trauma dos sobreviventes e famílias das vítimas para gerar “entretenimento”. Esse sentimento pode ser compreensível, quando essa dor da perda de 242 pessoas e 636 sobreviventes com sequelas, se repete em cenas e depoimentos da minisérie em 3h30, porém é preciso olhar o outro lado que dá voz ao acontecimento e não deixa cair no esquecimento, clama por justiça, porém para produtores de eventos, assistir a série é mais um reforço para as fundamentais checagens minuciosas nos espaços durante VT´s, análises de rotas de fuga, obtenção de documentações e alvarás, ensaios, seguro, análise de capacidades, entre outros.
No caso do Golpe da Formatura, aliás, que continuamente aparecem nos noticiários, percebe-se em algumas empresas de formatura, uma má fé, falta de profissionalismo, sem a mínima noção de dimensionamento de capacidade de atendimento e gestão de negócios. Da parte da Comissão de formatura uma ingenuidade ímpar, ao não checarem colegas que tem acesso aos valores, assim como contratos, seguro, checagem de idoneidade, acompanhamento de balancetes – procedimentos que temos que fazer em nossas negociações de eventos com fornecedores e pares, pois o papel e o site aceita tudo, quero ver comprovar as entregas e o expertise.
No caso Daniel Alves, confesso tenho achado a mídia muito descritiva e nada opinativa. Obviamente que o julgamento não ocorreu e não podemos via achismos e notícias, dar uma sentença, nem somos juízes para tal, mas esta questão do suposto estupro ocorrido numa boate, chama a atenção pela rapidez de atuação da justiça/polícia e o que mais nos interessa da casa noturna. Aliás, após ocorrências de agressões sexuais na Catalunha e fortes manifestações de ativistas feministas anos atrás, fez surgir algo efetivo, atualmente existe um protocolo chamado “No calem” desde 2018, que é modus operandi caso alguma questão de importunação sexual seja notificada em casas noturnas/bares, onde o staff foi treinado nesse passo a passo. 1) Indicam para procurar funcionário da casa 2) este conduz a um local mais recolhido e de conversa e apoio 3) Polícia é acionada 4) Descobrir local da ocorrência e busca de vídeos que câmera de segurança para entregar aos policiais 5) Verificam funcionários que presenciaram algo e a partir daí se mantem a disposição. Um bom programa à se copiar, não?!
Eventos devem ter clareza de como dar suporte a assédios, com staffs sérios, firmes e bem treinados, com suporte do departamento jurídico da Organização. Isso deve apoiar todos, sejam os participantes homens, mulheres, jovens, incluindo os staffs. A tríade: Processo/Treinamento/Ação é fundamental, ainda mais em situações corriqueiras de VIP´s e bebida alcóolica que “mexe” com a noção de comportamento de muita gente.
No caso do Chatgpt , confesso que não sou a pessoa mais conhecedora de IA (Inteligência Artificial), que em resumo é uma área da ciência da computação que trabalha com sistemas e equipamentos capazes de simular a capacidade humana de raciocinar e realizar tarefas. O Chatgpt é um modelo de linguagem treinado com uma variedade de tópicos e estilos que gera respostas e textos coerentes – na maioria das vezes e muita gente entrou em pânico primeiro com a eficiência das respostas e como isso pode ser usado por qualquer um que, inclusive podendo dizer que foi ele que escreveu/pensou aquilo. O site está com acesso gratuito e traz respostas em português. Wow!
Minimamente temos que pensar que a IA pode e já é muito útil no setor de livemarketing para monitorar ações de eventos, apoiar atendimento de participantes via rede, gerar campanhas que segmentam audiência e outras possibilidade. Neste chatbot, fiz uns experimentos, vejam os resultados de perguntas realizadas por mim, conforme as imagens abaixo:
Exemplo 1: Pergunta: Como organizar um evento esportivo – dicas
Exemplo 2: Quanto custa um projeto de organização de um evento de casamento
“O custo de um projeto de organização de casamento pode variar bastante dependendo do tamanho do evento, local, serviços contratados, entre outros fatores. Alguns dos itens que podem influenciar o custo incluem:”
- Aluguel de espaço para cerimônia e recepção
- Buffet e bebidas
- Decoração e iluminação
- Música e entretenimento
- Fotografia e videografia
- Vestuário e acessórios
- Viagem e hospedagem para convidados
- Taxas administrativas e de serviço
- Serviços de coordenação e produção de eventos.
Em geral, o custo de um projeto de casamento pode variar de R$ 15.000 a R$ 100.000 ou mais. É importante ter em mente que o preço pode ser ajustado de acordo com o orçamento e as prioridades do casal.
Exemplo 3: Qual os melhores fornecedores de buffet para eventos
A escolha dos melhores fornecedores de buffet para eventos depende das necessidades e preferências do cliente, incluindo orçamento, localização, variedade de opções de menu, qualidade dos produtos e serviços de atendimento ao cliente. Aqui estão algumas opções que podem ser consideradas:
- Buffet Baruk
- Buffet Sabor & Arte
- Buffet Mavalerio
- Buffet Dona Lucinha
- Buffet Festa & Arte
- Buffet Arte na Mesa
- Buffet Paladar
- Buffet Villela
- Buffet Lumina Eventos
- Buffet Santa Helena.
Estas são apenas algumas sugestões e é importante fazer pesquisas adicionais, ler avaliações e entrar em contato com os fornecedores para garantir a escolha adequada para o evento.
- Tirem suas próprias conclusões, mas destaco:
- As respostas são bem coerentes e aplicáveis
- As respostas são completas, mas sem contextualizações. No caso do Ex. 3, listou buffets de várias cidades que provavelmente investem muito em publicidade em redes sociais e como falei “eventos”, a especificidade para corporativo, social, etc. não é considerada pelo robô.
- As respostas podem apoiar na escrita de projetos, consultas rápidas de fornecedores e novas áreas;
- Sim, é assustador e instigante ao mesmo tempo.
Nós seres humanos, tememos por vezes o “novo”, é natural, mas entender como isso pode auxiliar e como se diferenciar é o grande desafio. Preocupo-me mais com o uso desse chat por alunos e jornalistas – mas isso é papo para outra área. Daqui, deixo minha última pesquisa, onde solicitei para que a IA criasse o título deste artigo.
Vejam a resposta dele acima e a minha é a que coloquei de verdade no topo do texto. Qual você curtiu mais? Qual instigaria mais alguém ler o texto? Qual tem uma metáfora? Qual…..
Eventólogos, é preciso estar atento e forte
Não temos tempo de temer a morte, ops o chatbot