Ineditismo, tecnologia, inovação e criatividade são as palavras-chave do Projeto FOL.I.A, aposta do Boticário e Quem Disse, Berenice? para liderar as tendências de maquiagem do carnaval 2023.
A ação, que tem como DNA a essência inquieta das marcas do maior ecossistema de beleza do Brasil, usa a Inteligência Artificial (IA) como recurso para propor um banco de imagens inspiracionais — para que os foliões de todo o Brasil possam acessar e recriar sua versão inédita no carnaval da retomada.
O projeto materializa mais uma das iniciativas pensadas para surpreender e ampliar a jornada do consumidor — fortalecendo uma conexão profunda e o protagonismo que eles têm em cada estratégia.
O Consumer Centric é um pilar comum às duas unidades de negócio do Grupo Boticário, que aposta na data de forma integrada, incentivando sua essência: livre expressão, criatividade e ousadia.
A relevância do formato está na sinergia entre tecnologia e consumidor – em uma coexistência complementar. As marcas propõem o uso da tecnologia como recurso para celebrar a individualidade das pessoas em makes criativas e inspiradoras.
O ponto de partida para a criação do FOL.I.A foi mapear as expectativas do público dentro e fora das redes sociais de ambas as marcas, a fim de identificar o que as comunidades buscam como referência para se expressarem por meio de makes. Em seguida, a ferramenta Midjourney gerou as imagens em IA que visam inspirar os consumidores a recriarem com ineditismo e interpretação única.
O projeto faz parte da jornada do Boticário no universo da tecnologia e dá continuidade às inovações da marca no carnaval, após terem criado uma folia imersiva no Avakin Life em 2021 e 2022. Também traduz a natureza de Quem Disse, Berenice?, que é referência em make, tendências e proximidade com a GenZ.
O projeto FOL.I.A apresenta, desde 13 de fevereiro, um hub de conteúdo que reúne um banco de imagens de 21 maquiagens diferentes, distribuídas nas categorias: “Quanto mais cor, melhor”, “Foca nos detalhes”, “Inova e faz teu nome” e “Foliando com Brilho” — pensadas para diferentes perfis de consumidoras, além de contar com matérias no blog com tutoriais e cards clicáveis com indicação de produtos.
“Cada vez mais queremos ser pioneiros em ações de impacto que gerem valor às pessoas e ao negócio. Nesse carnaval não foi diferente: conectamos social listening, tendência e nosso portfólio de make com inteligência artificial para criar inspirações de maquiagem que vão bombar na data. Mais que isso, recriamos essas artes em um formato inédito, que coloca o consumidor em um papel de protagonista. O FOL.I.A é a materialização das aspirações dessas pessoas e revela nossa inquietude em comunicar beleza com tecnologia, inovação e criatividade”, afirma Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
As imagens em IA são hiper-realistas e inspiradas no portfólio de maquiagem das duas marcas, que apresentam itens para pele, olhos e lábios com diferentes texturas, cores e acabamentos.
“Temos uma grande potência quando olhamos para nosso portfólio de marcas e aliamos seus territórios e expertises para trazer ações inéditas frente ao mercado nacional de beleza. O Boticário e Quem Disse, Berenice? se complementam nessa iniciativa e reforçam protagonismo no segmento de maquiagem, que assume ritmo acelerado de crescimento com a data”, conclui.
A estratégia de lançamento do projeto FOL.I.A conta com um filme digital de campanha, conteúdos de bastidores para aproximar o consumidor do processo de criação e um time de peso, composto pela atriz Carla Diaz e a influenciadora Ismeiow, além do maquiador Diego Borges, que assinou as produções.
O caminho traçado pelas marcas
Em 2021, o Boticário foi pioneiro no mercado de beleza brasileiro e criou a sua primeira loja in game no jogo Avakin Life, com uma série de ativações para conectar a marca aos usuários e proporcionar um carnaval inovador e possível para todos, dadas as circunstâncias da pandemia. Buscando explorar novas plataformas e ferramentas que permitissem ampliar a conexão e geração de experiência com a marca, foram criadas skins exclusivas de diversas categorias (perfumaria, maquiagem, cabelos, cuidados) para que os usuários pudessem utilizar em seus avatares e sentissem a beleza dos produtos físicos, ainda que dentro do jogo.
Em 2022, a marca retornou para o game com a influenciadora virtual da Sabrina Sato, a Satiko, que participou de um concurso de fantasia no jogo e ajudou a comunicar as novas skins de cabelos e maquiagem das marcas Intense e Match, sem contar os tutoriais reais de looks que foram levados para inspirar os usuários.
Também visando à inovação e reforçando uma parceria consolidada há três anos, Quem Disse, Berenice? e Beats somam novamente esforços para oferecer lançamentos verdadeiramente instigantes, interessantes, ousados e de alta performance para fortalecer a conexão com a Geração Z. Em 2023, a marca aproveita o contexto de folia para o lançamento de sua mais recente collab. Em parceria com maquiadores e criadores de conteúdo, a marca preparou uma série de conteúdos e tutoriais de inspiração de makes de carnaval que estarão disponíveis nas redes sociais, destacando os produtos da parceria que são formulados com ecoglitter.