Tech

Eventos e metaverso: o match perfeito para gerar engajamento

Conforme os profissionais de tecnologia explorarem mais os entraves e as diferentes possibilidades que o metaverso oferece em cada uma das situações, abrirão um leque de oportunidades neste setor.


Camila Florentino

A tecnologia está cada vez mais presente nos eventos corporativos, seja por meio de aplicativos para compra de ingressos; totens interativos; realidade virtual e aumentada; decorações hi-tech; plataformas que conectam os organizadores e fornecedores; tablets e cardápios com QR-Code e até drones para captar momentos da ocasião. Agora uma nova solução inovadora tem ganhado força nesse setor: a aplicação do metaverso nos eventos. 

Antes de aprofundarmos esse assunto é importante entendermos de onde surgiu esse termo. Ele foi citado pela primeira vez por Neal Stephenson, no livro “Snow Crash”, onde os personagens utilizavam essa tecnologia para fugir da realidade, com o uso dos avatares. Mas, o mesmo ficou popularmente conhecido depois que Mark Zuckerberg anunciou que iria investir nessa tecnologia e mudou o nome do Facebook para Meta. Após isso, muitas companhias de diferentes segmentos ao redor do mundo começaram a observar esse conceito com bons olhos e passaram a adotá-lo em suas estratégias digitais, inclusive no segmento de eventos. 

Nesse caso, ele vem sendo utilizado com o objetivo de criar ainda mais engajamento e melhorar a experiência de toda a comunidade. Mas, os profissionais da área precisam entender como ele pode, de fato, ser aplicado, pois organizar um evento nos dias de hoje é muito mais fácil do que era antigamente, uma vez que existem ferramentas e plataformas digitais que auxiliam em toda a sua produção. No ambiente do metaverso, isso é diferente, já que tudo ali ainda é muito embrionário e muitas dúvidas permeiam o assunto. 

Mas, à medida que os profissionais de tecnologia explorarem mais os entraves e as diferentes possibilidades que o metaverso oferece em cada uma das situações, abrirão um leque de oportunidades neste setor, pois esses dois elementos (metaverso e evento) têm os mesmos objetivos, proporcionando assim experiências mais imersivas aos participantes. 

Na prática, esse conceito pode ser usado com recursos tridimensionais, como exemplo os avatares nos ambientes físicos, andando e interagindo com todos os participantes e criando situações divertidas. Dentre os benefícios, destacam-se a restringência física; acesso mais fácil aos estabelecimentos; alcance maior dos dados e informações estratégicas no evento, dentre outros. 

Por fim, diante desses fatores, concluo que o uso do metaverso nos eventos pode parecer algo de outro mundo, mas se for bem explorado e estudado, pode ser facilmente aplicado, principalmente porque as soluções tecnológicas estão cada vez mais avançadas e os profissionais mais qualificados para esses desafios. Quando isso ocorrer, o setor terá ganhos significativos e será o match perfeito. Portanto, fiquem atentos as novidades do mercado, pois estamos só começando. 

* Camila Florentino, CEO da Celebrar, plataforma que conecta grandes companhias e multinacionais a micro e pequenas empresas fornecedoras de serviços para eventos.