Mídia

Bot do Twitter desmascara empresas que pagam menos para mulheres

o robô Gender Pay Gap App usa a inteligência artificial denunciar organizações que pecam, e muito, na equidade da folha salarial.


Sabemos que a igualdade de gênero ainda está longe de ser uma realidade no mercado de trabalho, principalmente quando o assunto é salário. Porém, muitas destas empresas que pecam, e muito, na equidade da folha salarial adoram enaltecer o Dia das Mulheres, para ficarem com uma boa imagem nas redes sociais. 

Pensando em desmascarar essa hipocrisia, o robô Gender Pay Gap App usa a inteligência artificial para denunciar essa situação. As organizações britânicas que fizerem tweets com a hashtag “#IWD2023” receberão uma chamada de atenção em forma de retweet, informando a diferença salarial presente na empresa.

A-página já está ativa desde 2021 e conta com quase 250 mil seguidores. Órgãos distintos como universidades, entidades humanitárias, instituições públicas e afins já foram expostas pelo robô.

O bot foi criado pela redatora Francesca Lawson e pelo programador Ali Fensome. Ele funciona a partir de dados do site Gender Pay Gap, criado pelo Ministério da Mulher britânico em março de 2017. Além da desigualdade salarial, a página avalia se a desigualdade cresceu, diminuiu ou ficou estável.