A Ford anunciou nos Estados Unidos a criação da Latitude AI, nova subsidiária totalmente controlada pela marca focada no desenvolvimento de um sistema de direção autônoma para a sua nova geração de veículos. O objetivo é criar uma tecnologia de assistência capaz de controlar o veículo sem que o motorista precise manter as mãos no volante e a atenção na pista.
Com a Latitude, a Ford monta um time de ponta em aprendizado de máquina, robótica, software, sensores, engenharia de sistemas e gerenciamento operacional, ampliando os seus esforços para o desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma, incluindo os avanços do Ford BlueCruise, sistema de direção sem as mãos que já soma mais de 80 milhões de quilômetros rodados em rodovias autorizadas da América do Norte.
A Latitude quer reinventar a experiência do cliente, automatizando a direção nos momentos em que ela pode ser tediosa, estressante e desagradável, como em tráfego pesado ou trechos longos de rodovias. O motorista médio nos EUA passa quase 100 horas por ano parado no trânsito, segundo a empresa de análise de transporte INRIX.
A criação da Latitude faz parte da mudança estratégica da Ford, feita no ano passado, de se concentrar nas tecnologias de direção autônoma para veículos de propriedade pessoal. A Ford contratou cerca de 550 funcionários que atuavam na Argo AI, nas áreas de aprendizado de máquina e robótica, plataformas na nuvem, mapeamento, sensores e sistemas de computação, operações de teste, sistemas e engenharia de segurança. A equipe da Latitude desenvolveu grande parte da sua experiência em direção autônoma, incluindo ferramentas de desenvolvimento de software e infraestrutura, e também em sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
“Acreditamos que a tecnologia de direção autônoma vai ajudar a melhorar a segurança e trazer experiências totalmente novas para os clientes, que reduzem o estresse e, no futuro, permitirão ao motorista usar o seu tempo como achar melhor”, disse Sammy Omari, diretor executivo da ADAS Technologies na Ford, que também vai atuar como CEO da Latitude. “A experiência da equipe da Latitude complementa e aprimora ainda mais a equipe global interna de ADAS da Ford para o desenvolvimento de futuras tecnologias de assistência ao motorista, trazendo os vários benefícios da automação”.
A Latitude ficará sediada em Pittsburgh (Pensilvânia), com centros de engenharia adicionais em Dearborn (Michigan) e Palo Alto (Califórnia). A empresa também terá uma pista de testes de velocidade em Greenville (Carolina do Sul).